Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 2 de agosto de 2010

A pesquisa das pesquisas consolida a candidata de Lula


Serra tem desempenho estável, mas insuficiente

O gráfico na ilustração acima é irrespondível. Não se trata de uma pesquisa eleitoral singular e pontual. As duas curvas (em azul e vermelho) indicam a tendência das preferências populares captadas por uma série estatística que contempla um conjunto de pesquisas de distintos institutos especializados.

O candidato da direita, Serra (em vermelho), mostra-se estável na média de 36 pontos. A candidata de Lula, Dilma Rousseff, mostra uma subida inexorável, de 25 pontos a 41 pontos, com tendência de alta. Caso se confirme, pode ganhar no primeiro turno. A série mostra somente números de pesquisas realizadas em 2010, se considerasse sondagens anteriores, quando Dilma começou com a minguada preferência de 4% dos entrevistados, a curva do gráfico acima seria bem mais acentuada, em favor da candidata lulista.

Os números acima foram atualizados até 25 de julho (você pode continuar a tabela em casa, no seu computador, basta migrar os dados para uma tabela excel e continuar alimentando-a com os resultados das pesquisas que são divulgados periodicamente na mídia). A ótima iniciativa é do Doxa, Laboratório de Pesquisa em Comunicação Política e Opinião Pública (do Iuperj), recentemente incorporado à Universidade Estadual do Rio de Janeiro, sob a orientação do professor e pesquisador Marcus Figueiredo.

Acima, fac-símile parcial da página 11, revista CartaCapital (edição 607), em coluna assinada pelo jornalista Maurício Dias. O texto acima é deste blog DG.

10 comentários:

Anônimo disse...

Realmente a Dila está subindo. Só tem um detalhe, ela vai ter que ir aos debates e ai o bicho vai pegar. É esperar para ver

Remindo disse...

A estabilidade na pesquisa leva a equipe do candidato Serra a ficar amarrada aos bons números iniciais, devidos a sua alta exposição como candidato da mídia. O crescimento por etapas da candidata Dilma, leva a uma valorização do que está sendo feito corretamente do tipo estamos no caminho certo da correta exposição dela. Apesar do PSDB tentar levar está eleição para o confronto esquerda/direita, o que se vê é um plebiscito entre os 8 anos do PSDB e os 8 anos do PT. Os números da economia e o desempenho pessoal de Lula devem ser os fatores mais levados em conta pelos eleitores e provavelmente tudo será decidido no 1º turno, tal a o sucesso do presidente e de sua equipe.

Unknown disse...

Por que ela "terá" que ir aos debates?

Irá, se quiser ou se for conveniente.

Esta estória de debate é coisa de "macaco de imitação" dos Estados Unidos, onde debate é algo cultural e vem desde os bancos escolares. Tal não é o caso do Brasil.


Ademais, debates aqui é "carnavalizado" e serve muito é ao interesse comercial das concessionárias de rádio e TV.

Carlos Eduardo da Maia disse...

A candidatura Serra estabiliza e Dilma cresce, mas acho que ela não leva no primeiro turno. O único que levou no primeiro turno duas vezes foi FHC. Lembro das pesquisas na eleição para prefeito de 2004, quando todos os institutos, inclusive boca de urna, diziam que o PT iria ganhar em Porto Alegre, Pelotas, Caxias e Rio Grande. E o PT perdeu em todas essas cidades. Muitas vezes uma eleição se vence no detalhe, no debate, na propaganda política e isso só vai começar em 18 de agosto. E ainda bem que estarei fora do Brasil nessa época.

Anônimo disse...

Olhando o gráfico pode-se notar que a pontuação obetda por Serra num mesmo periodo foi de 27 pelo instituto XOV digo VOX e no Datafolha 37%. A XOV é aquela empresa que escreveu o nome do Serra escrito ao contrário na ficha de escolha e que os computadores "sortearam" 3 ou 4 vezes sempre as mesmas cidadezinhas onde sabe-se por conta do bolsa família serem quase que em sua totalidade eleitores da Dilma e pior nelas foi sorteado o mesmo número de eleitores que os sorteados em muitas capitais. Se enganem e fiquem contente por uns tempos. Os debates vão começas e vamos ver como fica.

Anônimo disse...

Vai fugir da maia ? Vai pra disney né? Ou pra o paraíso dos vigaristas, miami?

Anônimo disse...

O bixo vai pegar para antas reacionárias como tu ô anônimo das 11:44 tú e tua referência intelectual o senador zé agripino.Faz que nem o da maia, foge em quanto é tempo.

Cazé disse...

Maia vai pra Orlando, bater um papo com o seu conselheiro, o senhor Pateta.

Aguardem, ele voltará mais afiado do que nunca.

Anônimo disse...

Só pra lembrar: Lula não levou no primeiro turno de 2006 por causa do verdadeiro golpe aplicado pela globo às vesperas do pleito.

Tzara Bathana disse...

Maia, aproveita e pega uma carona com o Mainardi. Ele vai para o exílio mas precisa de um aspone.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo