Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 24 de agosto de 2010

Se não desligar, Dilma vai a 60% ou mais



Brincadeira à parte, se o Lula não a desligar, Dilma de fato vai aos 60% das preferências nacionais, ou mais. [A charge acima é do Angeli.]

Dilma reúne todas as qualidades necessárias para o exercício não-canalha e não-oligárquico da presidência da República. Tirando Lula e Getúlio Vargas, vá lá, Jango e Juscelino, estes, em parte, todos os demais presidentes foram predadores da alma popular.

Dilma só não tem carisma, que é aquele dom divino, sobrenatural de Almeida, que só os santos e os idiotas têm. O resto ela tudo tem. Dois jornalistas, semana passada na Folha, reclamavam que não conheciam a Dilma. Uma, é a Cantanhede, a musa dos babões reacionários. Não conhece a Dilma? Vá, então, conhecer as suas obras no RS e no Brasil. Olhe para o lado e verá pelo menos uma obra física ou imaterial realizada sob a batuta da futura presidente. Vá.

...................

A propósito, não quero deixar passar em branco a data de hoje, 24 de agosto. Marca a data do suicídio-denúncia de Getúlio Vargas ocorrido exatamente em 24 de agosto de 1954, portanto há 56 anos. O sacrifício da vida como cálculo político preciso e eficaz por dez anos. O golpe ficou adiado.

Vargas foi um marco na história brasileira. É o que eu chamo de homem-revolução-burguesa.

O Brasil se modernizou com esse petiço-grande homem, pequeno na estatura, mas um gigante na visão histórica e política. Ele foi formado na escola positivista do castilhismo-borgismo sul-rio-grandense. A revolução burguesa no Rio Grande do Sul aconteceu a partir da Constituição castilhista de 1891, seguida de uma luta sangrenta provocada pelos latifundiários conservadores e esmagada a bala, degola, e autoritarismo ilustrado e modernizador.

Getúlio Vargas emerge deste caldo primordial e modifica o Brasil. O intrépido tolo que foi (é) o professor Cardoso, que conhecia bem o varguismo, em seu discurso de posse no primeiro mandato, garantiu que iria "desmontar o Estado getulista brasileiro". Tentou, fez força, mas não conseguiu de todo.

O fato é que São Paulo, sua elite estúpida, jamais engoliu Getúlio. Acadêmicos da USP tentaram desconstituí-lo com teses tão pedantes quanto insuficientes, chegaram a reformar a categoria "populismo" em novas bases para tentar enxovalhar a memória getulista, mas tudo foi em vão.

Lula de uma certa forma retoma a bandeira nacional-popular, não o getulismo, que este, rigorosamente, não existe mais. E Dilma, que conhece bem a história do longo período castilhista-varguista (1891-1954, parte regional, parte nacional), pode sintetizar essa passagem do nacional-popular em trânsito célere para o futuro, na perspectiva de colocar um ponto final no vergonhoso ciclo de miséria e opressão de cerca de 40% dos brasileiros, bem como no oferecimento de condições emancipatórias para as grandes massas, credoras permanentes da oligarquia mais vil e ignorante do planeta Terra.

À memória de Getúlio Vargas, então!

Fotografia de Getúlio Vargas, tirada por John Phillips, publicada na revista Time, em 1939. 

9 comentários:

jogos da memoria disse...

que seja!

Remindo disse...

A piada é boa, mas pelo Lula com cara de lobisomem esta charge só pode ter saído na Folha de São Paulo. Não ajuda em nada a causa do povo brasileiro, tem um ranço de direita, um viés elitista. É isto que dá conviver com aquela turma do Frias, por osmose o funcionário vai se adequando. O Mainardi, o Augusto Nunes e o Reinaldo Azevedo devem ter adorado. Eu nao!

Ary disse...

Eu conheço a Catanhêde. Na sua melhor versão, é marca de licor.

Anônimo disse...

Então tá, fora o Lula e o Getúlhio todos os Presidentes foram canalhas. O sectarismo não tem limite. Mas já que é para ser assim estúpido e sectário vamos lá: andam dizendo que a Dilma sera a Madrasta dos Aposentados, que vai mexer nos direitos trabalhistas e congelar os salários dos funcionários públicos. Se isto se confirmar darei boas rizados dos palhaços úteis do molusco demagogo.

Anônimo disse...

Escuta, já se deram conta que estão vontando no Michel Temer!?

Anônimo disse...

Curiosa essa recente admiração da esquerda por Getúlio Vargas. Em outros tempos foi Lenin, Gramsci, Che Guevara e agora... Vargas?

Curioso. Porém, sintomático.

Farão camisetas vermelhas, também, estampando o rosto desse novo ícone?

Luis Fernando - SP disse...

Uia! quanta abelha!
Tirar a importância histórica e social de Vargas é cuspir na memória nacional.

Anônimo disse...

Muito bem lembrado os episódios de 1954 e o ADIAMENTO do golpe por dez anos. Um dos argumentos dos idiotas direitistas como essa ameba anõnima das 18:03 e muitos outros é que o golpe de 1964 foi "preventivo" ou que foi decorrência da cubana de 1959. A direita e os "democratas" ou socialdemocratas à brasileira nunca aceitaram qualquer um que contrariasse seus intereses,mesmo que minimamente como o atual presidente, e SEMPRE apelaram para o golpe e para a violência. Essa é a democracia que eles praticam. Leonel-Alvorada RS.

Anônimo disse...

Pois é Remindo. Representar o Serra com Vampiro também representa um ranço da esquerda com um viés stalinista o que n ão nada ajuda a Democracia. Pimenta nos olhos dos outros é refresco.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo