Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

"Lula deu aula sobre Mercosul e Alca"


É a avaliação de prestigiado jornalista argentino

No blog do jornalista Martín Granovsky, acatado colunista do diário Página 12 de Buenos Aires, ele não deixa por menos: o presidente Lula deu uma aula de Mercosul e Alca na sua fala durante o encontro do Mercosul na província argentina de San Juan, em 2 e 3 de agosto.

Não sei se chegou a ser aula (clase, como dizem os argentinos), mas foi um discurso porreta - a rigor, uma conversa quase informal, já que Lula deixou de lado o discurso fixo no papel. Eu tive a oportunidade de assistir pela internet, ao vivo, quase por acaso, porque sintonizei o canal de TV web disponível pelo governo provincial de San Juan, e Lula mesmo estava sendo apresentado para fazer a sua fala. O presidente brasileiro contou um pouco sobre o acordo com a Turquia e o Irã, e de como a Casa Branca traiu a sua própria disposição de buscar o entendimento com Teerã, através da famosa carta mandada à Lula, quinze dias antes do acerto diplomático Brasil/Turquia/Irã.

Martín Granovsky sugere que as pessoas ouçam o que Lula tem a dizer, e dá o link para acessar o vídeo de 32 minutos (abaixo, na íntegra). Como diz um amigo, "o sapo barbudo 'tá virando gente".

A propósito, para a mídia brasuca, o encontro de San Juan não aconteceu, foi solenemente ignorado. Vocês tem alguma suspeita do motivo desse olho branco?

4 comentários:

jogos da memoria disse...

E o encontro na fronteira? aconteceu? Aliás, o que realmente acontece? Para a grande classe média que assiste a Globo e cia., apenas os milésimos de segundos que o William Bonner decreta com o olhar, depois de cada notícia, dando o editorial velado da direita sobre tudo.

Wadilson disse...

clase como se diz em espanhol, e não somente na Argentina.

Um preciosismo, nomás

Saludos

Carlos Eduardo da Maia disse...

Bem faz o Chile, inclusive na época do Partido Socialista, que é apenas companheiro e amigo do Mercosul e pode fazer os acordos bilaterais que quiser.

Chico 80 disse...

Interessante lembrar que o temor da classe média e elite brasileira era como se comportaria o grosso operário junto de altas autoridades internacionais...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo