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Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 31 de julho de 2010

Reféns de uma ponte ou de uma concessionária de pedágios?


Concessionária da ponte avariada tira o corpo fora

O sujeito paralisa o trânsito de cerca de 2 milhões de pessoas por uma tarde de sexta-feira e ainda debocha. É o que cometeu o diretor-presidente da concessionária Concepa, responsável pela manutenção da ponte levadiça sobre o Guaíba, dizendo que "não sabe precisar o período de manutenção" do vão levadiço da ponte do Guaíba.

Essa Concepa cobra os pedágios mais salgados do Brasil e pelo jeito não cumpre com a sua obrigação, a de zelar e manter o patrimônio público mediante remuneração compulsória e irrecorrível dos usuários dos mesmos. E o sujeito ainda vem com zombarias, basta ver a entrevista que ele concedeu ao jornal Zero Hora, edição de hoje, sábado (fac-símile parcial acima).

Onde está o Daer, órgão estadual responsável pelas rodovias e pontes do RS? Onde está a Agergs, órgão de regulação que deveria fiscalizar as concessionárias de serviços públicos? Onde está a governadora Yeda?

O jornal Zero Hora, por sua vez, cobra providências do governo federal, fazendo olho branco para o primeiro responsável que é a empresa concessionária da rodovia e por conseguinte do complexo de pontes e elevadas denominado Travessia Getúlio Vargas, em Porto Alegre.

Ontem à noite se escutavam muitos jornalistas e quetais na televisão falando resignados da idade avançada da ponte sobre o Guaíba, como se isso justificasse o descaso das autoridades sulinas com a mesma, bem como as suspeitas de negligência da concessionária da via. Uma ponte com cerca de 50 anos com manutenção regular não é um equipamento velho, basta ver as dezenas ou centenas de obras similares, muito mais antigas - como em Nova York, San Francisco, Londres, Lisboa, etcetera - e que prestam excelentes e seguríssimos serviços aos usuários e cidadãos.

Contem outra, porque essa lorota não colou. Esse pessoal pensa que nós usamos bombachas?

Na fotografia acima, a famosa ponte Golden Gate, de San Francisco (Califórnia, EUA), inaugurada em maio de 1937, e por onde trafegam hoje cerca de 150 mil veículos/dia. 

7 comentários:

GUERRILHEIROS VIRTU@IS disse...

Publicamos ontem com o título: PRIVATIZA, OOOOOHHHHH, PRIVATIIIIIZA! PRIVATIZA QUE ENGUIÇA... AINDA VOU VER!!!
Noticia da ZH online com o comentário


GUERRILHEIROS VIRTU@IS: Mais esta herança maldita de Antonio Brito que os gaúchos são obrigados a engolir!!! E a ZH fala em 2 parafusos. Parafusos a menos é que tem estes comentaristas colonizados da Globo dos Pampas além dos políticos que vendem a cantinela que na (iniciativa) 'privada' tudo funciona!
SÓ SE FOR NA CASINHA!!!!

PELA REESTATIZAÇÃO DAS NOSSAS RODOVIAS. ELLES SÃO O PEDÁGIO, NÓS O CAMINHO!

É TARSO É 13 É DILMA É 13


Abraços, GUERRILHEIROS VIRTU@IS

Cleberson disse...

Nossa, o que a Yeda, o DAER e a Agergs têm a ver com a ponte, se ela está em uma rodovia é federal?
A competência para resolver eventuais problemas com a concessionária é federal.
Da ANTT, mais especificamente. Ela é que tem de fiscalizar a falta de manutenção da ponte.

vanpoars disse...

O PIG também explorou além da conta, o fato de uma grávida, MORADORA de Guaíba, ficar presa no congestionamento e ser removida por helicóptero p/ um hospital da capital. Só que não vi nenhum comentário de que esta pessoa poderia muito bem ter sido atendida em sua cidade! Será que Guaíba não tem como fazer este atendimento? Crianças nascendo e partos normais acontecem sempre!!!

Mohr disse...

A rodovia e a ponte estão sob responsabilidade estadual ESTADUAL. Yeda quis devolver a bomba para a União, mas isto está sub judice, enquanto isso vale a guarda e a responsabilidade ESTADUAL da ponte.
A Concepa está jogando com isso e talvez até fazendo sabotagem na ponte.

Anônimo disse...

Esse pessoal do PIG é incrível mesmo. Será que eles ainda não aprenderam que, no Brasil, desde 1 de janeiro de 2003, o governo federal NUNCA está errado?

Alguém tem que avisar eles...

claudia cardoso disse...

Concessão Pública: a estrada estadual foi concedida à empresa privada, mediante licitação, para resguardo, manutenção, em troca de cobrança de pedágio.

Isso significa que, por um determinado período, conforme a licitação, a empresa privada concessionária é responsável, tem a obrigação de realizar toda e qualquer manutenção no trecho concedido. No caso da CONCEPA, inclui pontes e, entre estas, a do Guaíba.

O governante riograndense da vez sabe disso. O prefeito da vez sabe disso. O Ministério do Transporte sabe disso. O Grupo RBS sabe disso. Quem não sabe disso é a população e alguns comentários acima dão conta dessa tese.

Não sabem, porque ninguém associa a palavra concessão com licença temporária. É de total responsabilidade da CONCEPA o conserto do vão móvel. Responsabilidade tal, que os empresários da CONCEPA [como sempre gente proba, a fina flor da ética, segundo a RBS e os defensores do neoliberalismo] se recusam a assumir!

O vão ficar trancado há 20 m de altura é o menor dos problemas. O brabo será, quando ela não subir e um navio bater a valer na ponte. Então, a cobrança tem que ser para cima da Concessionária, fazê-la pegar aquele dinheirinho depositado a cada segundo em suas praças de pedágio e arrumar a ponte móvel do Guaíba!

Pena que fica nesse jogo de empurra e os responsáveis pela fiscalização das concessões fiquem de braços cruzados, fazendo que não entendem, ou, talvez, a gente não esteja sendo informado a respeito das ações, termos de conduta, que a CONCEPA esteja sofrendo, pelo menos, desde o momento da primeira pane provocada, após aquele acidente do navio [que bateu na pilastra].

Sobre a CONCEPA: A Concepa foi constituída em 1997 pelas empresas Triunfo Participações e Investimentos – TPI e pela SBS Engenharia. A concessão foi outorgada pelo Governo Federal, em outubro de 1997, no âmbito do Programa Federal de Concessões Rodoviárias, e tem por objeto a exploração da Rodovia BR 290, no trecho que liga os municípios de Osório, Porto Alegre e Guaíba (entroncamento da Rodovia BR 116), no Estado do Rio Grande do Sul. [...] Desde o dia 19 de junho de 2008, a Triunfo Participações e Investimentos possui 100% do controle acionário da Concepa. Acesse www.triunfo.com e conheça mais um pouco sobre a empresa.
[http://www.concepa.com.br/empresa.asp]

Anônimo disse...

Por que temos que pagar a conta? Quem esta passando por baixo desta ponte ? Que eles paguem a conta. Se desloquem para outra regiao eh mais barato que construir uma nova ponta super alta ou levadica. Vamos dar nomes aos bois. Quer dizer que vamos gastar milhoes e milhoes e arrecadar alguns cents. Pensa Brasil.

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