Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 25 de maio de 2010

ZH só fala em "isolamento" do PT



Como assim, isolamento? Se o candidato Tarso ponteia as pesquisas

A edição de hoje do jornal Zero Hora usa cinco vezes a expressão "isolamento" ao comentar a coligação PT/PCdoB/PSB, que reedita a Frente Popular no Rio Grande do Sul.

Por que essa teimosa insistência no uso do vocábulo negativo para narrar uma aliança eleitoral (positiva) que precisamente constitui-se no contrário do que se está querendo dizer?

Ora, isso se chama lapsus calami, que é um ato falho cometido ao escrever, ao redigir algo.

E o que é ato falho? Para Freud, é uma manifestação reprimida no inconsciente, mas que aflora desordenado pelas frestas da consciência, de forma trivial e descontrolada.

No senso comum: a direita, cujo porta-voz privilegiado no RS é o jornal ZH, está se mordendo com a reedição da Frente Popular, mas não quer dar na vista, não quer acusar o golpe, por isso informa o fato, mas não consegue evitar a conexão de velocidade 30 giga entre o intuito consciente e as convicções submersas no porão da alma. Assim, no texto, a toda hora, saltam emanações fuliginosas com o material reprimido sob a inscrição "isolamento", "isolamento".

O difícil é convencer o leitor (politizado) que um certo candidato está isolado quando as pesquisas de opinião apontam-no como o mais popular.

Isolamento só se for como líder nas preferências eleitorais.

15 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tarso "ponteia" porque Yeda cresceu nas pesquisas e tirou votos do Fogaça. No segundo turno vai ser outra história, porque -- como sempre ocorreu no RS nas últimas eleições -- os votos de Yeda e Fogaça vão se unir. O PT tem seus limites no RS, como todos já sabem.

Hidrovias Interiores - RS disse...

A direita é assim mesmo, em suas alianças não existe o eleitorado. A maior aliança de Tarso, conforme está provado pelas pesquisas, é com a população, com o eleitorado! Mas o PSB precisa ajudar um pouco também ... Essa indicação de Beto Grill para vice de Tarso, um "reserva" eleitoralmente inexpressivo, está de lascar! O nome óbvio é o de Manuela (PCdoB). A análise do poder é pragmática, e até cínica, mas funciona - mulher, jovem, bonita, competente e de esquerda. Somente ela é quem poderá agregar votos à candidatura de Tarso, pois Beto Albuquerque não aceita ser vice de ninguém (nem de Deus, por soberba). Com essa escolha, se não for revisada, Tarso perde a eleição, pois eles se juntam no segundo turno. Só o Beto Albuquerque ganha - faz um monte de votos para deputado federal, e ainda conquista cargos e empregos junto no governo do PMDB. Seria muita burrice do PT, não é mesmo?

Rodney Torres disse...

Só um reparo ao comentário do HIDROVIAS. A Manuela não tem idade mínima para concorrer ao cargo de governador ou vice e nem de senado. A idade mínima é 35 anos.

Mohr disse...

Manuela é a direita do PcdoB, que já é uma aglomeração liberal.

gui disse...

A Yeda não está isolada. Nunca a véia esteve isolada pra ZH.

SBENTENAR disse...

OLHA AÍ O MALA DO MAIA, CONJECTURANDO. (...) NO 2º TURNO OS VTOS DE YEDA,A LEXOTAN E FOGAÇA , A LUMACA, VÃO SE UNIR. SAUDADE DA ERA DOS MILICOS ONDE EXISTIA A SUBLEGENDA !!! MAIS POR FORA QUE TRASEIRO DE INDIO.

SBENTENAR disse...

OLHA AÍ O MALA DO MAIA, CONJECTURANDO. (...) NO 2º TURNO OS VTOS DE YEDA,A LEXOTAN E FOGAÇA , A LUMACA, VÃO SE UNIR. SAUDADE DA ERA DOS MILICOS ONDE EXISTIA A SUBLEGENDA !!! MAIS POR FORA QUE TRASEIRO DE INDIO.

Anônimo disse...

bom, se isolamento significa não ter o apoio dos canalhas do partido da propina tal qual certas jabiracas destrambelhadas...

Miguel Graziottin disse...

Ofereço a leitura abaixo sobre a nova chapa da FP>
PORQUE TARSO GENRO SERÁ DERROTADO NO RS
http://miguelgrazziotinonline.blogspot.com/2010/05/porque-tarso-genro-sera-derrotado-no-rs.html

alex disse...

Feil e Blognautas:

vcs já viram o sêlo no Blog Tijolaço?

Chegou a hora desta gente blogada mostrar seu valor

Blog Tijolaço - terça-feira, 25 maio, 2010 às 16:55

Eu não posso assumir a função de advogado, não posso assumir a função de dirigente da campanha da Dilma, não posso oferecer mais que minhas poucas horas de direito ao descanso e ao convívio com minha família, sustentando o combate aqui nesta fronteira cibernética.

Mas onde houver chance de lutar, vou lutar, com as armas da democracia, do esclarecimento e da mobilização.

Aí do lado está o selo criado para marcar nossa adesão a uma campanha eleitoral que se decida com o voto popular, não na mídia, nos escritórios de advocacia, nos gabinetes de marqueteiros, de políticos e, sobretudo, não no Judiciário.

Já coloquei no cabeçallho do Tijolaco.com.

Sugiro que todos os blogueiros comprometidos com a causa da democracia, independentemente de partidos, façam o mesmo.

E que reproduzam, como puderem, no Orkut, no Facebook, no Twitter, nos “templates” de e-mail, avatares, enfim, onde der e puder

Hidrovias Interiores - RS disse...

É verdade, eu não sabia que ela tinha apenas 28 anos (a idade mínima para vice é 30 anos). Isso é ruim, pois para consertar esse erro, Beto Grill, o Tarso vai ter que convencer Deus (Beto Albuquerque) a aceitar o cargo de candidato a vice-governador. Vai ser difícil, e até existe um certo risco - Ele pode se ofender, achar que é heresia ...

Hermes Vargas dos Santos disse...

A avaliação do Miguel Graziottin é muito lúcida, e merece ser lida (especialmente pelos petistas).

Unknown disse...

É a mesma coisa que o Irã: mais de cem países apoiaram o acordo BIT (Brasil, Irã, Turquia) sobre troca de combustível nuclear. Nas últimas duas semanas, fora os oito chefes de estado e dez chanceleres que participaram da reunião do G15 em Teerã, presidentes e primeiros-ministros e chanceleres de outros dez países foram ao Irã. Mas, na imprensa nacional, os iranianos são párias internacionais e o Lula é o único presidente do mundo todo que rompe o "isolamento" do Irã e "aperta a mão do ditador".

Francisco Goulart disse...

Os atos falhos não são limitados ao discurso oral ou a desejos sexuais reprimidos, podendo afectar até mesmo à cognição, que se vê prejudicada por fixações do inconsciente.

Anônimo disse...

Yeda rouba votos do Fogaça.

Normal gente! Não estranho uma manchete destas.


Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo