Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Grêmio: muito barulho por nada


E a tal Arena?

Os leitores deste blog sabem que este blogueiro é torcedor do Grêmio (que, aliás, deveria ser chamado de Porto-alegrense, seu real nome, já que grêmio é apenas uma sociedade, uma corporação de ofício). Mas não entendo o barulho pela conquista do título de campeão do torneio estadual de futebol, um título furreca, conquistado sobre times/clubes que funcionam só 90 dias por ano, com raras exceções.

Sobretudo com uma derrota para o rival colorado, igualmente um time risível. Vi parte do jogo e achei o "imortal tricolor" bisonho, errando passes primários. Sinto que com esse grupo de jogadores não conquistaremos mais nada em 2010.

Ontem, o Grêmio bateu no teto da sua capacidade de conquistar títulos, o que chamam de Gaúchão.

É que a direção do clube e velhos cartolas tricolores estão empenhados no business da chamada Arena, que será erguida no bairro Humaitá, em área permutada de forma obscura com a prefeitura de Porto Alegre, o governo estadual e uma fantasmagórica Federação dos Círculos Operários, supostos proprietários do vasto terreno.

A tal Arena do Grêmio é - a rigor - um empreendimento imobiliário complexo, vultoso e destinado a fazer circular muito dinheiro em bolsos de poucos.

Um negócio tão obscuro quanto o lado invisível da Lua. E com a participação do poder público, esse é o agravante.

É nisto que a cartolagem do Grêmio ou Porto-alegrense está preocupada. O "Gaúchão" é só a cenourinha para engambelar o torcedor anônimo e que se contenta com tão pouco - um título estadual de quinta categoria.

...........................................

E o Trensurb, hein?

É patrocinador master da jornada esportiva da rádio Gaúcha (grupo RBS).

Alguém sabe me dizer o motivo de uma empresa estatal de transporte ferroviário metropolitano fazer anúncio (institucional) de seus serviços públicos numa emissora comercial? Onde está a "utilidade pública" da gastança publicitária?

Anúncio na RBS pra quê?

Que vantagem Maria leva?

16 comentários:

Anônimo disse...

tá doendo esse título conquistado na casa de vces né (?) com os dois a zero e um banho de bola (aliás quando foi o último grenal que ganharam em título disputado?)... tens que combinar o discurso do desdém com o taison, com a direção e a torcidinha (pouco mais de mil) que deixaram o olimpico deselegantes e cheios de raiva ehehe..mas o inter (jogando como time pequeno dando um chute a gol e indo prá retranca) valorizou o nosso titulo...que timinho aguerrido !!
aliás , la no beira rio só tem gente honesta né? ehehe que tal o zachia e o fc? mais o ibsen?

Anônimo disse...

Quem valorizou o que quer que seja neste campeonato ridículo foi o interior - Novo Hamburgo, Pelotas, etc - com folhas de pagamento menores do que o salário de um desses pernas-de-pau da dupla Gre-nal, que em nível de futebol mundial não disputariam nem a 5a divisão do campeonato suíço. Sofrível, o futebol de Porto Alegre. E os dois clubes - assim como todo o futebol brasileiro - infestados de corruptos, o Grêmio tem Odone e sua corja... só gente honesta.

jogos da memoria disse...

Feil, Grêmio....que decepção!

J. Ferrari disse...

Tirante o fato de que o Inter ganhou 2 grenais neste ano, e perdeu um, e que o Inter ganhou o grenal em pleno Olímpico, aguando um pouquinho o chopp gremista, o que dói de verdade é ver o time do Inter, que gasta 4 milhões por mês com futebol (conforme a imprensa), formar um time tão fraco e deficiente, com um bando de jogadores aposentados que mais parecem peladeiros de fim de semana...
Já os gremistas deveriam se perguntar se o time do Grêmio joga um futebol razoável para quem gasta 3,5 milhões por mês com futebol, também conforme dados da imprensa. Concordo com o Cristóvão que esse time não tem futuro, assim como o do Inter também não tem.
Tem muita coisa errada nessas histórias de futebol e finanças entrelaçadas...

zé bronquinha disse...

Saibam que a valorização dos terrenos nas proximidades da futura ARENA do Grêmio cresceu demais. Coisas do capitalismo e da lei de mercado.Todavia, sabe-se que aquela região possui um solo não primário.Isto é. Ali encontra-se aquilo que se pode chamar de um lixão, que, para acabar com com os alagadiços da região depositaram toneladas de lixo de toda a natureza. Se abrir um buraco com cano metálico com média profundidade e colocar uma chama na ponteira externa teremos o gás metano em combustão. Agora pasmem.Além dos prédio do Bairro Humaitá terem sido construídos sob estas condições físicas, agora a PMPA, com autorização expressa do Sr. Secretário do Meio Ambiente está autorizada a construção de edifícios para ocupar quatro quadras daquele bairro, encima do lixão explosivo. Quer mais!

zé bronquinha disse...

Seria puro masoquismo do governo federal,não fosse,o óbvio. O TRENSURB
pertencente ao Ministério das cidades, que está com o PP de Ana Amélia Lemos que é quem manda. O PP precisa agradar a RBS pois eles precisam do apoio dos veículos dessa empresa para emplacar a rainha do latifúndio e do transgênico.

Patrícia disse...

Tudo bem que todo ano existe o "desprezo" do torcedor da dupla que perdeu o gauchão, dizendo que era um título menor etc etc. É normal e já faz parte da tradição futebolística do estado. Agora dizer que o Gauchão é um campeonato de quinta categoria me parece um pouco de exagero, ainda mais em um ano onde se destacaram vários times do interior, que merecem todo nosso respeito... Se existem problemas tão sérios em relação à Arena, como sabemos, o problema não é com o Gauchão, é com o clube e seus dirigentes. Os problemas continuariam mesmo se ganhásssemos a Libertadores ou o Mundial.
Abraços

Francisco Goulart disse...

O financeiro da Trensurb é do PP, que aqui no RS está em dúvida entre PSDB, PSB e PTB. Que companhias as do PSB! Dize-me com quem andas...

Francisco Goulart disse...

Alguém poderia me perguntar: mas o Presidente da Trensurb não é do PT? Aí eu responderia perguntando: mas de qual PT?

Anônimo disse...

E os cãnticos racistas da "torcida" gremista? Como é mesmo: "chora macaco imundo,que nunca ganhou de ninguem...." E não me venham dizer que era meia dúzia. Noventa por cento do estádio cantava entusiasmado essa demonstração de elegância. É que o pig gaúcho também tem preferencia clubistica, o clube da zelite pampeana,por isso o silêncio constrangedor. Quanto a pergunta do anônimo das 10:09,o último grenal que ganhamos foi ontem, com os reservas do INTER que só não levou mais sorte justamente por ter recuado o time. Fosse pra cima no segundo tempo teriamos não só ganhado o jogo como o título nos noventa minutos como várias vezes fizemoos ao longo da histótia(quer que eu lembre?).E vçs quando ganharam um título dentro do beira rio(vencendo o jogo)? NUNCA! Tiveram sorte semana passada com o Colorado mais preocupado com os argentinos,afinal grenal e gauchão proceis é copa do mundo.Ontem contra o Rolinho um pouco mais ligado no jogo deu a lógica.Como fez mal o 17/12/2006 né? Me lembro agora do Jesse Owens destruindo na pratica o mito da superioridade ariana. LEONEL SANTOS-ALVORADA RS

Anônimo disse...

Só sei que o presidente da Trensurb, após começar a anunciar na rádio gaúcha, passou a ser consultor esportivo do apresentador do programa das 8 da noite... Em que pese ele não entender lhufas de futebol.Só diz asneiras...

Será que ele vai concorrer a deputado?
Não duvido.

Quanto à propaganda de um trem só se for para desestimular o pessoal de ir a pé.

Getúlio

giovani montagner disse...

discordo, embora tenha minhas contestações quando alguns jogadores e sistema tático, acredito que esse grupo do Grêmio possa sim ser campeão das demais competições do ano.
considero absurda a posição do clube na questão da arena, se prestar de laranja de especulador é inadmissível. a construtora procurava alguém para facilitar sua atividades e propõe um retorno duvidoso para o clube. por mais que insistam quanto a valia da negociação para obter um estádio mais moderno, ainda não estou convencido dos reais benefícios vindouros.

Carlos Alberto disse...

Vocês estão desinformados sobre a área na qual será construída a Arena.
Foram feitos furos teste em toda a área por empresa especializada e não foi encontrado nenhum lixão nem nenhuma área contaminada.
A área onde tem o lixão é o aterro BENÓPOLIS bem longe da área da Arena.
Isto é INFORMAÇÃO!
Aliás os estudos do EIA/RIMA estão à disposição para análise na SMAM.
Seria conveniente, antes de dizer bobagem, pesquisar nos documentos que estão à disposição de todo o público.

Carlos Alberto disse...

Aliás, acho que por questão de honestidade, deveria ser dito quem está ganhando o que irregulamente.
Dar os nomes e a indicação de qual é a vantagem ilícita.

Da forma genérica como está colocado é uma irresponsabilidade.

Carlos Alberto disse...

Não tem nada de obscuro no negócio Arena.
Tem todas as informações em
www.arena.gremio.net
É só se dar ao trabalho de ler como eu fiz.

Bolívar disse...

Chamam a atenção, sempre, manifestações racistas nos estádios de futebol. É um fenômeno social a ser estudado, de forma responsável. Geralmente ouço e vejo simplificações que a nada de bom levam. O Grêmio é acusado de racista, e parte considerável da sua torcida se manifesta confirmando. Quem discorda, deve também se manifestar. Sugiro um estudo sobre a História do futebol no Brasil, começando pela leitura do livro do Mario Filho, 'O Negro no Futebol Brasileiro'. Ali consta a infame conduta de 4 clubes cariocas (Flamengo, Fluminense, Botafogo e América)ao entrar na liga o Vasco da Gama, com time formado por negros, mestiços e brancos. Os 4 citados se retiraram da liga, formando outra, em protesto pela presença de não brancos no Vasco. Por que, então, simplificar a questão, acusando o Grêmio dessa infâmia que é o racismo? Se quisermos extirpá-lo, devemos analisar em profundidade suas manifestações, tratar com honestidade nos meios de comunicação, nas escolas e outros locais.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo