Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 17 de maio de 2010

Entendendo o lulismo, a partir do sistema financeiro


Lançamento de livro

No post anterior, eu mencionei a categoria "lulismo" e o fato de se conhecer tão pouco esse fenômeno social novíssimo no Brasil, mesmo porque ele está acontecendo agora, hoje, ontem e amanhã, ao nosso redor, o tempo inteiro. É desse material abstrato (antinomia) que é feita a nossa realidade, sobre a qual já é possível se debruçar para entender-lhes as entranhas.

Saber do lulismo, examinando o sistema financeiro brasileiro, é um pouco o que busca a obra coletiva "Sistema Financeiro e Desenvolvimento no Brasil: do Plano Real à crise financeira". Já que um dos pilares que sustenta o lulismo é precisamente o dos bancos, largamente hegemônicos no capitalismo do Brasil.

O livro é obra coletiva, como já disse, do Centro de Estudos de Conjuntura e Politica Economica do Instituto de Economia da UNICAMP. Foi organizado pelos professores Luiz Cláudio Marcolino e Ricardo Carneiro.

Acesse parte do livro aqui.

Acima fac-símile do índice da obra. Clique na imagem para ampliá-la.

3 comentários:

K.T.E. disse...

O Lula enriquece a oligarquia, fode a classe mérdia e da esmola aos pobres

Sueli-Porto Alegre disse...

Ora... eu nasci pobre,já f*dida, mas nunca tinha visto o BRASIL do LULA f*dir os outros em prol dos interesses do BRASIL!
Emigra quem não está contente! bem simples...

Abraços no blog

Anônimo disse...

O chavão tucano é muito pobrezinho, nunca a classe média comprou tanto carro e foi tanto a "Miami". E os pobres já entraram em 1 milhão de casas novas (MInha Casa minha Vida) e já vem outro do PAC2 que a tucanada não viu, ou só por vicio de caráter, diz que não existe.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo