Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 2 de agosto de 2009

Sarney é o mais novo bárbaro da direita


À Espera dos Bárbaros

O que esperamos na ágora reunidos?
É que os bárbaros chegam hoje.
Por que tanta apatia no senado?
Os senadores não legislam mais?

É que os bárbaros chegam hoje.
Que leis hão-de fazer os senadores?
Os bárbaros que chegam as farão.

Por que o imperador se ergue tão cedo
e de coroa solene se assentou
em seu trono, à porta magna da cidade?
É que os bárbaros chegam hoje.

O nosso imperador conta saudar
o chefe deles. Tem pronto para dar-lhes
um pergaminho no qual estão escritos
muitos nomes e títulos.

Por que hoje os dois consules e os pretores
usam togas de púrpura, bordadas,
e pulseiras com grandes ametistas
e anéis com tais brilhantes e esmeraldas?

Por que hoje empunham bastões tão preciosos,
De ouro e prata finamente cravejados?
É que os bárbaros chegam hoje
tais coisas os deslumbram.

Por que não vêm os dignos oradores
derramar o seu verbo como sempre?
É que os bárbaros chegam hoje
e aborrecem arengas, eloquências.

Por que subitamente esta quietude?
(Que seriedade nas fisionomias! )
Porque tão rápido as ruas se esvaziam
e todos voltam para casa preocupados?

Porque é já noite, os bárbaros não vêm
e gente recém-chegada das fronteiras
diz que não há mais bárbaros.

Sem bárbaros o que será de nós?
Ah! eles eram uma solução.

Konstantinos Kaváfis (1863-1933)

Tradução de Jorge de Sena

..............................................................

Esse poema do grande Kaváfis lembra a atual incursão de factóides em série do PIG, cujo tema é o senador Sarney. O ex-presidente é uma tia velha, um dinossauro de bigode encerado, da direita brasuca. Uma franja rota do século 19 no tapete político do século 21. Um personagem perfeito das obras de Raymundo Faoro, Sérgio Buarque, Gilberto Freyre e Darcy Ribeiro.

Golpista civil de 1964, nunca foi criticado pelo conjunto de sua obra. Agora, como instrumento do lulismo de resultados na busca da governabilidade, o velho jacaré ensaboado passou a ser o “novo bárbaro”, segundo a classificação interessada da nanica comunidade dos moralistas de punhos de renda.
Já se vê que faltam complementos na obra “Os donos do poder”, de Faoro.

27 comentários:

Anônimo disse...

Em boa hora o poema e o comentário. Nos importa é tentar discriminar que danos cada uma das direitas pode nos causar em profundidade e em permanência no tempo, já que estão todas travestidas com diferentes "punhos" - de renda, de chita, e outros panos pouco identificáveis. Até quanto podemos compreender que apesar de tudo, ainda estamos construindo uma sociedade democrática, com direitos exercitáveis e tolerância entre as diferenças? Isso não é pouco, pq significa instituições saudáveis e com crédito entre nós. Vamos em frente enxergando pelas frestas que blogs como este nos permitem ver.
Marcos

Anônimo disse...

Hahah... tava demorando para o Diario Gauche defender o Sarney, esse "vítima de factóides do PIG". Se Lula faz o lullismo de resultados, o Diario Gauche faz o jornalismo de resultados. Até ontem, era vilão. Agora que "tá do nosso lado, é vitima do PIG".

Abel Camargo (SP) disse...

Perfeito, Feil.

Arthur disse...

O Anônimo aí de cima não só é reaça, como também é burro.
Em nenhumm momento o Feil defendeu o Sarney. O que ele criticou foi a hipocrisia daqueles que se apoiaram nele durante mais de 20 anos e que, num passe de mágica, subitamente transformaram-se em arautos da moralidade.
Vai aprender a interpretar um texto, Anônimo.

dejavu disse...

José Ribamar Ferreira de Araújo Costa ou simplesmente José Sarney: grande amigo de Roberto Marinho, da familia Frias, dos Mesquitas - Ah se ele pudesse contar o que fizeram juntos! Agora que aderiu ao "Lulismo" passou a ser possivelmente socialista. Atualmente é o "Calheiros" ou "Severino" da hora, faltam só os brados retumbantes e moralistas de Fernando Gabeira! Já o texto de Cristovão é perfeito, só burro ou mal intencionado não entende! Acho que é hora de lançar nossa beata presidente do PSOL, Heloisa Helena, para presidente, mas a questão é como e com quem está santa senhora irá governar. Talvez através de uma coligação PSOL/PSTU/POR e certamente Luciana Genro sucederia seu pai no Ministério da Justiça. A governabilidade neste pais é uma sinuca de bico. Como governar sem apoio das capitanias hereditárias do nordeste? Vejam que Lula apesar de seguir a cartilha direitosa da casta alta é constantemente atacado, direta ou indiretamente, então como e com quem governar? Vale lembrar que o principal assessor econômico de Lula, Antônio Delfim Neto, diga-se de passagem competente, está ausente na foto acima!

André F. disse...

BOTA "BURRO" AÍ,Arthur!! Comentário pré-fabricado dá nisso:uma arenga esteriotipada que no fim chega a dar pena!Mas voltando ao Babaca de bigode escova:Esse crápula devia ser biografado como o velho Magalhães Malvadeza...Porque o Rui castro e outros não fazem a biografia desses poltrões tambem,ao invés de ficar SÓ descobrindo curiosidades sobre o(GENIAL)Nelson Rodrigues...Tanbém tem que parar de fazer filme só sobre como vive a classe "D"na favela e contar como se "Formaram" e como vivem os grandes crápulas do brasil.Biografias eu digo:E vamos conhecer COMO as "ELITES" nos vampirizam e assassínam lentamente.

André F. disse...

PS:Errei a tecla e saiu 'também'com ENE...

ISMAEL disse...

O Sarney já tinha um cabelinho estilo vampiro!

Gomes Jr. disse...

Ele parecia o filho do Gomes, da família Adams.

Anônimo disse...

Sarney é indefensável.
nenhuma governabilidade pode
ser garantida por sarney e sua turma,que quando precisaram governar se apoiaram na ditadura militar.
O PSDB, que oxigena a extrema
direita, está pontualmente contra
sarney nao porque queira resolver os problemas do senado. Não é desprezível o fato de arthur virgílio que faz a cruzada moralista contra sarney estar atolado até o pescoço no mesmo escândalo que denuncia. A única diferença entre sarney e seus críticos atuais do PSDB é que ele está na presidência do senado e seus críticos querem a presidencia do senado, apenas isso.
Não para transformar o senado numa instituiçao republicana mas apenas para usá-la contra o governo lula, no que ele tem de melhor.
Quem pretende uma saída republicana para as instituiçoes democraticas deve ir adiante, não necessita se tornar refém de sarney nem do PSDB-DEM. A alternativa não é apoiar esta ou aquela direita mas destacar-se delas. Nem governabilidade avalizada por sarney, nem psdebistas na direção do senado. Uma boa hora para pensar numa constituinte de fato e mesmo na extinção do senado.

fradinho disse...

Belo discurso Anônimo20:25, muito bonito e idealista! Agora coloca isto na pratica e tenta governar este pais extremamente heterodoxo e complexo! Uma coisa é imaginar, pensar e teclar num computador soluções de cartilha, outra é ter um pais continental nas mãos e ter que lidar com um congresso como o nosso em uma cidade absolutamente corrupta como é Brasília - essa é a vida real! Sem falar na elite cansada e sua imprensa!

Anônimo disse...

O que é mais ridículo:
O Lula defendendo o Sarney ou o Lula pulando fora da barca agora que ela está afundando?
Os ratos são os primeiros a abandonar o navio no naufrágio...

Katarina Peixoto disse...

Bravo, Cristóvão. Não só pela lembrança do escandalosamente brilhante Kaváfis, mas pelo seu uso nessa descrição. Sarney, só faço essa objeção, não precisa nem merece capítulo novo, nem como objeto de ataques repentinos. Aproveito para relançar a campanha EU QUERO BOLSA NA ESPANHA PAGA POR GABINETES DO SENADO. E no mais, alguma novidade, por favor, por parte da oposição...

Luís disse...

Ridículo é "descobrirem" o Sarney, agora, porque a CPI da PETROBRÁS está demorando... esse palanque deve ser fundamental para o PSDB, pelo visto.

Carlos Eduardo da Maia disse...

O PT que prometeu um Brasil decente faz de tudo para manter fechada a caixa preta das picaretagens da Petrobrás. O apoio a Sarney, ao baixo clero, ao Brasil feudal é fundamantal para manter fechada a caixa preta, pois, se aberta, quem vai ser prejudicada vai ser a Dilma. E o fim das benesses do poder.

Luís disse...

Meu caro Maia: acho que tu sabes que o Sarney é filhote-da-ditadura, mas te lembro fatos recentes, pois estás muito esquecido: o Sarney foi eleito presidente do senado apoiado inclusive pelo DEM, não pelo PT.

Mario Rangel disse...

Ô Luís, o "Meia" tem memória seletiva, ele só lembra o que lhe interessa...

Anônimo disse...

O amigo do Sarney é o Lula.
O amigo do Fernandinho Sarney é o Lulinha.
Filhinho de peixe é amigo de filhinho de peixe.

Luís disse...

Rangel: claro, ele e muito mais gente... no meu meio profissional, então... (classe-média-tecnocrática, que acha que sabe tudo por ter um diploma e um computador em casa, não se considera como trabalhador e tinha um orgasmo cada vez que o FHC e o Britto falavam)

Anônimo disse...

"Oligarquias tradicionais se juntavam ali, agora unidas e chefiadas por um oligarca do sindicalismo: Lula. São os protagonistas da vanguarda do retrocesso. Se estão todos do mesmo lado, alguém sobrou do lado de lá. Adivinhem quem é. Sarney, Collor, Renan, Lula e o PT têm um inimigo: a imprensa."

Texto definitivo e completo em http://veja.abril.com.br/blog/reinaldo/geral/collor-o-novo-heroi-do-pt/

Anônimo disse...

GENERAL HELENO PARA PRESIDENTE!

IVO disse...

...general com pentelho preso em dente!

Tupamaro disse...

Anônimo da 20:47, a INveja não produz textos definitivos, somente FACTÓIDES PROVISÓRIOS, que não resistem a mais simples investigação.

Helena disse...

General Heleno é um peido. Nem consegue ser uma cagada.

Anônimo disse...

Collor, o novo herói do PT!

JMello disse...

Alguem acima falou em governabilidade, tem razao e a pior parte, como avançar no social sem repetir um Uruguai, Argentina, Chile e para que nos não tenhamos memoria curta Honduras, e claro sempre com a bensao dos bispos...

Carlota Joaquina disse...

Nao quiseram o Tiao Viana na presidencia do Senado, agora querem derrubar o presidente que eles mesmo puseram la!

Fora Sarney, Tiao Viana ja!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo