Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 10 de agosto de 2009

PIG tem tanta credibilidade quanto um grilo falante



ZH requenta matéria já requentada da Folha

O jornal ZH de hoje requenta uma matéria de má-fé, igualmente requentada, da Folha de S. Paulo de ontem, domingo.

Está lá na página 13, edição de hoje: “Ex-chefe da Receita fala em interferência de Dilma”.

Isso não é notícia. É desinformação. Um biombo que mal consegue esconder a vontade insopitável de desqualificar a ministra-chefe da Casa Civil, em favor do candidato tucano José Serra.

Vejam só: chamam a senhora Lina Vieira que foi secretária da Receita Federal e pedem que ela fale sobre a Petrobras, aproveitando-se do fato de Lina ter sido recentemente exonerada do cargo. A senhora Lina cogita vagamente, muito subjetivamente, que a ministra Rousseff tenha pressionado-a para tapear no caso de uma investigação que corria na Receita acerca de empresas da família Sarney.

O texto mal-intencionado sai assim, na Folha (reproduzido hoje em ZH): “De acordo com a reportagem, a ex-secretária da Receita disse que entendeu o pedido como uma mensagem para 'encerrar' a investigação”.

Quer dizer, uma senhora, recentemente exonerada da função (não da carreira pública), certamente fragilizada emocionalmente, suscetível a impulsos retaliatórios, mas que não afirma objetivamente nada de comprometedor aos seus superiores, apenas considerando entendimentos subjetivos sobre fatos ocorridos e do qual foi protagonista episódica e parcial. Para o PIG (Folha e ZH) é o que basta para fazer deste factóide, notícia.

Exemplos como esse é que fazem o PIG (Partido da Imprensa Golpista) ter hoje tanta credibilidade (e leitores fiéis) quanto um grilo falante.

13 comentários:

edu disse...

E o Gaucho, abobado, se achando culto.

A luta dos carniceiros é pela carcaça, representada pelos tributos que se recolhem aos bilhoes dos bolsos dos que produzem.

Brigam pelo direito de ordenhar o povo (vaca).

Existe uma quadrilha, um bando de CRIMINOSOS, que se apoderam da nossa sociedade, nos fazem pagar impostos para que eles se apoderem do fruto do nosso suor.

E o Gaucho provinciano (confesso que nunca tinha entendido o que é ser provinciano) se fecha no seu mundinho, achando que vive no melhor lugar do mundo.

Pobre povo, vive na miséria acreditando-se a condiçao de "nobre".

Acorda Rio Grande amado!!!

Condotta disse...

Bom artigo. Estranho que este mesmo argumento não é utilizado no caso de Adão Paiani e outros ressentidos com o governo estadual.

Carlos Eduardo da Maia disse...

A grande mídia tem muito mais credibilidade do que Blogs de fundo de esquina que existem por ai. O DG omite por que motivos a Lina foi exonerada? Essa entrevista da Lina está na Folha de ontem. Ela disse que a Dilma pediu sim para dar agilidade nas investigações sobre o filho de Sarney. Agilidade por que? Claro o assunto pode respingar na campanha da Dilma. A Lina já tinha sido afastada da receita federal por investigar a Petrobrás. Queria aprofundar a investigação e foi impedida. Foi sumariamente demitida pelo governo do PT e os Blogs de fundo de esquina não falaram nada sobre o assunto. Por que o governo do PT insiste em não ser transparente com os assuntos da Petrobrás?

Carlos Eduardo Inteiro disse...

fundo de esquina?

como assim, Meia?

marcos disse...

Prezado Sr. Da Meia : Seria mais útil para os seus, se o sr. ajudasse a pagar a conta do defensor da madame, Medina Osório..o qual, dizem ,não levanta da cadeira por pouca coisa! Ou vai sair do caixa dois também ?

João Victor Moura disse...

uahauahauahua
é de dar risada essa situação, um jornal usando como base para umna grande matéria palavras tão "fulgases", vergonhoso ao ponto de ser sadicamente engraçado.

Anônimo disse...

O Maia não tem credibilidade nenhuma, porque seus argumentos são recorrentemente meias verdades ou mentiras completas. É permanentemente um canal de repercussão das viciadas ilações do PIG.

Em primeiro lugar é bom deixar claro que esta, a agilidade é uma caracterisrica da Ministra Dilma; a agilidade, até como sinônimo da competência que lhe é peculiar.

Em segundo lugar não tem investigação da receita sobre a Petrobras, uma mentira completa.

O que existe é um contraditório com relação ao recolhimento de tributos, que aliás é geral e praticamente todas as grandes empresas estão com esta divergência com a Receita Federal.

E aí o Maia cita a Petrobrás só para manter a maledicência que o inspira.

Claudio Dode

Anônimo disse...

A Doutoura Dilma jamis faria uma coisa desta.

Anônimo disse...

A Dilma é igual ao seu chefe
"Eu não vi nada, eu não fiz nada"
É uma administração anti-transparente (nem sei se existe esta palavra, mas que cai bem, cai)...
Quem sabe opaca????????

Anônimo disse...

Por onde anda a bicha louca do André F.?
Agarrado em algum saco?
Fazendo plantão na frente da Casa da Yeda?
Em Brasília pedindo andamento na CPI da Petrobrás?
Nem fá, nem fó?
Quem souber, favor avisar o Mendewski que ele coloca no ar.

Alice disse...

É triste constatar os danos do "novo jeito de governar" ao Rio Grande do Sul. Esse "jeito" apenas tumultua o cenário político com discursos caluniosos e montagens de factóides. E quando estão no Estado fazem o que está documentado no relatório do MPF. E o PIC integra esse esquema, em nível estadual e naciona.

POR DENTRO DA RECEITA disse...

Nobre blogueiro, eu, conhecedor da realidade interna da Receita, lhe digo que a Lina não está nem um pouquinho abalada emocionalmente. Muito pelo contrário. Mas está sim uma arara com a fritura a que foi submetida pelo Governo em geral, Mantega, Nelson Machado, Lula, os grandes jornais, o "mercado", a banca, os financiadores eleitorais, etc... Mas principalmente com o Governo. Por isso ela está dando uns tirinhos no Governo. Ela pode fazer bem pior, mas não sei se fará. A bem da verdade, a Lina foi derrubada pelas razões erradas. O Governo, neste caso, infelizmente, aliou-se ao que existe de pior no Brasil, esses acima citados, e rifou uma Secretária honesta e republicana. O Governo Lula adora dormir com o inimigo, que o apunhala frequentemente (mercados, Globo, grande imprensa, gilmares mendes, e outros fisiológicos, etc...) e rifa os seus possíveis aliados ideológicos, com posições bem mais progressistas, tudo com vistas a eleição, sem nenhuma preocupação republicana. Lamentável. O que realmente querem fazer na Receita é uma intervenção política para blindar certos fiscalizados e financiadores eleitorais (banca, mercados, financiadores eleitorais, montadoras, Petrobras, famiglia Sir Ney, etc...). O resto é firula. Mesmo assim continuarei votando no Lula/Dilma, porque a alternativa é muitíssimo pior....

Anônimo disse...

Los hermanos da noticia.
Da notícia cozidinha.
Da capa discutida por videoconferência.
Tão fudidos.
A WEB vai passar sobre a cabeça de Frias, SiróTiques, Mesquitas, Marinhos, Chivitas como uma motoniveladora...hehehe
É questão de tempo!
Como o jornalismo desta gente está uma MERDA e o leitor já percebeu que não dá para jogar fora 500 reais por ano com uma assinatura... o processo vai ser mais rapidinho...
VIVA A WEB
VIVA A DEBLACLÈ DA MÍDIA PIG

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo