Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Eles achavam que Sebreli era um vira-lata


RBS e Prefeitura de Porto Alegre armaram e se deram mal

O senso comum turbinado pela mídia espetaculosa, vulgar e rasteira exige que os intelectuais sejam como as comidas finas dos grandes chefs. Que sejam agradáveis ao paladar, que possam ser “servidos” em ocasiões sociais e que combinem com as cores decorativas dos ambientes tanto dos salões chiques quanto das casas da classe média. Frivolidades de classe!

A RBS e a Secretaria da Cultura da Prefeitura Municipal de Porto Alegre armaram e se deram mal. Juan José Sebreli não é um salmão guarnecido com maçãs glaçadas ao molho agridoce de alcaparras e nozes.

No dia 25 de julho, um sábado, o jornal ZH apresentou o intelectual argentino em página dupla e central, para esquentar a sua apresentação em evento no Centro Municipal de Cultura, que coincidentemente fica defronte à sede da RBS e que, na administração Fogaça, se transformou numa extensão das empresas midiáticas da família Sirotsky. Extensão não tanto física, mas ideológica, porta-voz da direita guasca, ora no poder, tanto no Paço Municipal de Porto Alegre quanto no Palácio Piratini.

Sebreli, para esses, e só para esses, foi uma decepção. Como não o conhecem, tiraram-no por impressões ligeiras, por leitura da orelha do seu último livro “Comediantes y Mártires – Ensayo contra los mitos”, publicado em 2008.

Coincidiu, igualmente, que dias antes – 22 de julho – nós tenhamos comentado aqui no blog sobre essa obra do grande sociólogo argentino, praticamente desconhecido no Brasil, já que não tem nenhum livro traduzido para o português.

Sou, como disse, um velho admirador do sociólogo argentino Juan José Sebreli. O título da obra já diz tudo. Contra os mitos, os mitos de Maradona, Evita Perón, Carlos Gardel e Che Guevara.

Sebreli suspeita que na raiz destes quatro mitos argentinos está o pseudo monoteísmo da Igreja católica. Ele assegura que a multidão de santos católicos fazem as vezes do politeísmo pré-religioso, onde para cada dificuldade ou aspiração humana havia uma bengala mágica materializada em um deus pagão.

Assim, o misticismo católico cria e recria constantemente novos objetos de adoração pagã. Ele alinha inúmeros exemplos de personagens do folclore popular que habitam algum lugar entre a santidade divina e o mito pré-religioso, os santos rurais, os ex-votos e os fetiches mágicos de toda a ordem. Tem muito de Hegel no texto de Sebreli e ele maneja muito bem as categorias, numa prosa agradável e ao mesmo tempo profunda. Os quatro mitos argentinos examinados por ele teriam a mesma raiz, uma mescla de fé religiosa e culto pagão às celebridades.

Sebreli não ataca diretamente os indivíduos Maradona, Evita, Gardel e Che. Mas procura enxergá-los na perspectiva do poder das oligarquias argentinas, que sempre fizeram do culto aos mitos e à idolatria de celebridades uma espécie de religião cívico-nacionalista. O credo idolátrico é instrumento ideológico para o culto à Pátria abstrata, ao patriotismo alienante e não à cidadania e à autonomia política dos indivíduos. Para ele, a tradição, assim, se transforma em um obstáculo à democracia, um elemento de opressão e obscurantismo cultural.

Na palestra de Sebreli em Porto Alegre, na fria noite da quinta-feira, dia 30 de julho, ele falou um pouco de tudo isso. E foi vivamente estimulado a usar os mesmos instrumentos de análise para criticar Getúlio Vargas e Luis Inácio Lula da Silva, numa franca confissão dos objetivos ideológicos dos organizadores ao trazerem o intelectual portenho.

Mas Juan José Sebreli (foto) não mordeu a isca guasca. Limitou-se a dizer que o Brasil tem uma amplitude própria e uma complexidade sociológica que não se adequam aos instrumentos categoriais que usa para estudar os fenômenos argentinos. Ponto.

A RBS e a Secretaria de Cultura queriam um picareta de aluguel, um vira-lata fazedor de frete ideológico, como tantos que os servem nas suas jornadas de fé e espetáculo. Encontraram um intelectual altivo, conceitualmente robusto e moralmente incorruptível.

Armaram e se deram mal.

67 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Gostei de Sebreli quando li a seguinte entrevista que ele deu para ZH. Assino embaixo:

Chávez é um exemplo paradigmático de líder carismático, mas eu não falo de esquerda. Não creio que Chávez seja de esquerda, ele é populista, e o populismo oscila entre esquerda e direita segundo os momentos e a conveniência. Chávez é algo bastante parecido ao que tivemos aqui na Argentina com Perón. Creio que o que há de mais parecido com democracia na América Latina seja indubitavelmente Chile, Brasil, Uruguai. No Brasil as instituições predominaram sobre os personagens carismáticos. O Brasil teve um personagem precursor de Perón: Vargas. No entanto, hoje, no Brasil, Vargas é um personagem para a história. Nenhum partido político o reivindica. Aqui na Argentina continua-se falando de Perón como um guia, e ele governou há mais de meio século, em um mundo e em uma sociedade completamente diferente, que desapareceram.
Sim, não nego que, dentro de uma sociedade democrática e política sempre vai haver personalidades que se destacam mais do que outras, mas devem sempre estar subordinadas às instituições. Já se sabe que Lula não pretende buscar mais uma reeleição, o que ocorre nos países autoritários e populistas, como nos casos de Chávez e nos muito discutidos recentemente Honduras e Equador.
É o caso de todos os regimes que pretendem se perpetuar no poder, como queriam também de certo modo os Kirschner, e felizmente fracassaram.
Nosso país oscila entre a democracia e o populismo. Essa é a grande antítese atual. Não esquerda e direita, porque hoje elas se confundem muito. Não digo que sejam termos que não existem, porque enquanto houver duas correntes uma estará à esquerda em relação à outra. Mas hoje é confuso usá-los. De minha parte, prefiro dizer que a antítese fundamental na América Latina é entre a democracia e o populismo. O populismo representado, basicamente, por Venezuela, Cuba um pouco em decadência, Honduras, Nicarágua, Equador, de certo modo Bolívia. E a linha democrática seria Uruguai, Brasil, Chile, México. A Argentina oscila.

Rômulo Arbo disse...

bá. sou ingênuo mesmo, não vi essa ânsia na pergunta do péssimo jornalista (argh) Zini da ZH. mas agora até faz sentido. pq as perguntas eram reiteradas, desconexas e totalmente fora de lugar. PIOR ENTREVISTA.
fizeram uma cena, mas esqueceram de combinar com o sebreli. é bem isso q eu notei. de uma forma ou de outra, perdemos de melhor ouvi-lo.

Anônimo disse...

tvz. na próxima eles chamem "intelectuais" do calibre de um xiniaxiki, paulo coelho, walter mercado, poraí. ou seja, de acordo com o nível da rede bunda suja.

Jordi disse...

Pois é, o Lula (o democrático, pelas categorias de Sebreli), que dirige um estado policial, segundo Gilmar Mendes, não tentou alterar as regras, ao contrário de FHC (o populista, que se aproveitou de um estelinato monetário-eleitoral e de alguns votos comprados para virar a mesa).

André F. disse...

O SEBRELI deve ter anotado mentalmente pra 'nunca mais agendar nada com essa RBS'!hehehe

Bia disse...

NA PALESTRA DO WALTER MERCADO O MAIA VAI TÀ NA PRIMEIRA FILA!!!!!!!!

IVO disse...

Na do Walter Mercado, ele vai é estar direto no hotel do 'astróloguey'!!"JÁ"!!

Anônimo disse...

Qual é o problema co o roberto shiniaxit??

André F. disse...

hahaha Com ELE,nada;o problema é com o público entediado que frequenta essas arengas...

Jal disse...

Shiniachoque é um vira-lata, só isso.

André F. disse...

...Há quem pense que é: CHIFREÉCHIQUE!!!

Carlos Lacerda disse...

A Velha foi denunciada pelo MPF.

Bloqueio de Bens e
Obrigação de Abandonar o Cargo Público.

simão bacamarte disse...

a véia já sabia por isso se escafedeu pra Canela

Ismael disse...

CARGO cargo mesmo a Véia já abandonou há muitas horas prá se dedicar so à rapinagem em escala estadual!

dejavu disse...

Que vergonha, é só o que vem a mente por enquanto! Que vergonha!

Anônimo disse...

Quanto esforço que está indo pela lata do lixo, não é Maia?

Se os amigos delas chamavam de "véia sem vergonha" quem poderia defendê-la.

O que precisa para o Rio Grande é um bom debate político ideológico para que outros criminosos não se apoderem do poder para o puro enriquecimento e contratação de "jornalistas" que gostam mesmo é de "bater coxa no parcão" com o tenis nike e outros badulaques, muitos deles frutos destes delitos.
Outros ganho na defesa do indefensável governo da "sem-vergonha".

Anônimo disse...

Se foi a vaca para o brejo, depois de breve passagem por gramado e canela

el barto disse...

perdeu, playvéia, perdeu, a casa caiu!!!
ps: o prbs e o dublê de múmia vitalícia e ratazana-mor da política guasca não vão ser responsabilizados tb.? esses dois são os maiores culpados pela eleição dessa coisa nauseabunda e sua capangada!!!
ps: tem muito CC do pp, demo, tucanalha e outras imundícies quetais que agora vão sumir do blog, vão perder a rica boquinha...

Mario Rangel disse...

O Meia surtou de vez, vejamos:

"Eu votei nela, no segundo turno, porque acredito em choque de gestão na administração pública para que ela funcione sobretudo para a população de baixa renda"

- Mas é não a população de baixa renda que é a que mais sofre com o tal "coque de gestão", sem saú, segurança e educação? Levados os recursos por esta quadrilha que tomou de assalto o RS?

"Ela até que tentou e não conseguiu e tudo indica que outros interesses foram mais importantes".

- Mas tentou o que? Está óbvio que os SEUS interesses foram mais fortes, sua casa nova, sua soberba, seu autoritarismo, sua incompetência, etc, etc, etc...

"Mas isso faz parte da política partidária neste Brasil onde a democracia engatinha".

- Agora o Meia se superou, o RS é um Feudo e, até hoje, esse Meia defendia a YRC de todos os modos, e agora?

"O RS precisa urgentemente de outras alternativas além da estupidez ideológica".

- Bom, agora sim, a prove de que ele surtou mesmo. A única "ideologia" deste arremedo de governo, é a da usurpação do erário público. Da propina. Da demonização dos movimentos sociais. Da desfaçatez. Da cara de pau desses nove indiciados e, dos muitos outros que gravitam, como moscas na merda.

É seu Meia, deu prá ti e pros outro da tua laia.

Anônimo disse...

sugestão pros CC's que vão perder a boquinha no desgoverno que foi pro brejo: se inscrever pra panfletear pro fumaça a 1 kisuco e 1 pastel por dia.

Anônimo disse...

É só ela dizer que não sabia de nada para se safar!

Anônimo disse...

e deve ter muito pseudojornalista de aluguel na praça preocupado... será que o feijão qdo. assumir vai retirar o patrocínio?

João L. disse...

...E CUIDADO prá não pegar gripe suina do jarrão.

Anônimo disse...

Não é a primeira vez que um governador do RS é acusado pelo Ministério Público Federal. É que no dia 18 de fevereiro de 2002, o então governador Olívio Dutra foi acusado de prevaricação junto ao STJ. O STJ nunca promoveu a denúncia. Houve outras três acusações contra Olívio: a de crime eleitoral, que ficou a cargo do TRE (Tribunal Regional Eleitoral), a de crime de responsabilidade, analisada pela Comissão de Constituição e Justiça da Assembléia Legislativa e a de improbidade administrativa, que foi arquivada pelo Ministério Público do Estado.

Anônimo disse...

No Supremo:
O Olivio escapou...
O Collor escapou...
O Sarney vai escapar...
O Dirceu vai escapar...
A Yeda vai escapar...
Quem quer apostar uma grapete e um sonho de mumu????

Tupamaro disse...

Essa é de cabo de esquadra! O tal de Maia preocupa-se com os excluídos, a população de baixa renda, por isso ele votou no cadáver insepulto que desgoverna o bovinão, agora definitivamente denunciado por quem de direito, o MPF. Ainda tem dúvidas(!!!) quanto as denúncias. Ora, elas já são conhecidas de toda população gaúcha há muito tempo, praticamente cobre todo o Código Penal...
Pudera, o tal de Maia, democrático como só ele, apóia e defende os torturadores da ditadura civil/militar que infelicitou o país por mais de 20 anos, apóia a "democracia" colombiana e o "governo interino" de Honduras. Acredita piamente na Veja, FSP, Globo e nos órgãos midiáticos do clã sionista que empobrece o Rio Grande do Sul, com seus ex-funcionários no poder.
Eta currículo!
E agora, qual será a explicação dos ilustres deputados da base governista para imepdir a CPI. Ou não há "fatos novos"!?

André F. disse...

As acusações contra o Olivio eram todas sem fundo!Os crimes da Véia ladrona são veridicos:Não confunda merda com croquete!

Anônimo disse...

Não sei porque os deputados não autorizam logo esta CPI. Como em Brasília, tendo a maioria, é só fazer de conta que estão investigando, assim como está acontecendo na Petrobrás e "tudo dantes no porão de Arantes".

Anônimo disse...

Tinham fundo sim. Onde já se viu bicheiro dar cheque sem fundo?
O Olivio não foi sequer julgado no Supremo. O Presidente do Supremo arquivou seu processo e veio advogar para o PT no RS. Não lembra, cabeça de bagre?

André F. disse...

... Não falei com puto!!!!!!!!!

Anônimo disse...

sugiro ao mpf mandar lacrar o cofre antes que a quadrilha termine de limpá-lo, já que a mesma está de saída...

João L. disse...

Aproveita e já furunga a vida do Peido Simon!

Anônimo disse...

partindo do pressuposto que o blablabla cruzento de hoje vai ser a intimação do governo mais CORRUPTO da história guasca, quero ver se o CANALHA do mário merd, pau-mandado e capacho barato desse desgoverno de ladrões, vai ter coragem de aparecer, e mais, defender essa CAMARILHA.
aguardemos.

Anônimo disse...

E a Abelinha da Azenha, saiu frustrada porque não sabe que acusação pesa sobre a Véia e sua quadrilha!?!?!?

Tóóóóóóóóóóíiiiiiiiinnnnn

Fecha a cortina, rápido

Anônimo disse...

Maia é um pensador do calibre da YRC, muitos maiazinhos por aí vão procurar Fogaças e assemelhados que lhes masssageiem o ego nas próximas eleições.

Anônimo disse...

O texto não tem nenhum sentido do início ao fim. Feil, pare com as drogas, por favor.

O mais patetico foi o "a secretaria fica coincidentemente em frente a RBS" hahahaha...

A secretaria fica ali ha mil anos, qual é a diferença? Trata-se de uma conspiração de bairro? Chorei (de rir) quando li isso.

Anônimo disse...

E aí, Feil, tá feliz com a permanência do Sarney? Parabén$ pela vitória!

João L. disse...

E os $250 paus que o Germano dava todo mes pra quem mesmo?? E esse Carlos da Meia deve ter chorado de rir só se é sentado numa morcela dum negão,pois agora tem motivo é prá perder o sono e depois a teta do Estado.rarararara

chorão disse...

Não quero perder meu CC! Yeda fica!

Ismael disse...

Adeus Coordenadoria regional da saúde de Caxias do sul conquistada com tanto ovo babado!!!

Anônimo disse...

Que guerrinha chata de CCs.São tudo umas velhas mamadas.F--------.
O BARCO AFUNDOU!!!
Kiki

Solon disse...

O Meia sabe varer rua?????

Anônimo disse...

ABRAM OS OLHOS, EDITORES!

Do BLOG do Ex-Deputado Roberto Jefferson

De acordo com a pesquisa do Meio&Mensagem, um dos jornais que mais tem perdido leitores é o Estado de S.Paulo, com queda de 17% em sua vendagem apenas no primeiro semestre de 2009.

Curiosamente, este foi o período em que o jornal adotou uma linha editorial totalmente diferente da que sempre seguiu, assumindo com maior ênfase a escandalização dos atos no Senado.

Desde então, o tradicional jornal - mais de 130 anos - vende cada vez menos unidades em todo o País. O que se vê é que até mesmo os seletos leitores do jornal estão ignorando solenemente os problemas de José Sarney & Família, e estão mais preocupados com a vida real, distante das crises políticas que têm como pano de fundo a sucessão de Lula.

A galera quer é emprego, ganhar seu dinheirinho, tomar sua cerveja, ver seu futebol e poder comprar uma geladeira nova. Não está dando certo a estratégia recorrente de transformar a Editoria de Política em Editoria de Polícia.

Postado por Roberto Jefferson às 11:36

Anônimo disse...

Deixa de ser cego e abobado ideológico.
Todos os jornais estão vendendo menos por duas razões que até minha empregado doméstica sabe. 1. a crise mundial que fez comprarmosx menos de tudo; 2. a internet que tem cada vez vez mais pessoas conectadas com acesso a todos os jornais do País.
Eu, ou assinava ou comprava jornais todos os dias. Agora, tenho internet em casa e no trampo e não tenho o referido produto em casa nem mesmo para acender um foguinho do churras...

Anônimo disse...

Que coisa mais maravilhosa de ver hoje pela manhã o José Dirceu pedindo calma nas acusações contra a Yeda....

hahahahahahahahahahahahahahahaha...
Raposa conhece raposa!!!!!

Por falar nisso, que Ministério Público Federal é esse?

Não é o mesmo que acusou José Dirceu e os 40 ladrões de terem praticado o maior roubo da história deste País, este (Dirceu) morando ao lado do Gabinete do Lula?

Ou mais uma vez a coisa é seletiva?
Aquele MPF do mensalão não póóóóóóóóóóóódiiiiiii.
O MPF da Yeda póóóóóóóóóóóódiiiiiiiiiiiiii!!!!!

Cambada de sem noção!!!!!

fradinho disse...

Cristovão acho que já percebestes, mas de qualquer forma é interessante colocar um "aviso" do Nassif:

"Ontem o Blog foi alvo de um novo tipo de ataque: as abelhas amestradas"

http://colunistas.ig.com.br/luisnassif/2009/08/06/fora-de-pauta-227/

Anônimo disse...

uma das coisas mais patéticas que já vi na vida foi o tal de wenzel tentando defender o indefensável, olhos vidrados, fala totalmente desconexa. será que esse sujeito bebe, fuma, cheira? pq. só pode, a coisa é completamente sem noção...

Anônimo disse...

TENHO VERGONHA DE TER UM SENADO COMO ESSE.
FALTA VERGONHA NA CARA DOS BRASILEIROS PARA FICAREM QUIETOS COM MO QUE SE ESTÁ VENDO.
VOU SAIR AGORA E JOGAR NA SENA. MINHA ÚNICA CHANCE DE NÃO VER ESSAS COISAS É MUDAR DE PAÍS E PARA ISSO, COMO NÃO SOU POLÍTICO PARA ROUBAR, VOU CONTINUAR TENTANDO A SORTE.

André F. disse...

Como diz o Nassif,'bola p/ frente'!!Zumbi já significa 'morto-vivo'!hehehe(E agora,sem 'emprego',os bendroegas tem de tentar jogo da SENA mesmo...)

Anônimo disse...

O blogueiro saiu para comprar cigarro e não voltou, enquanto isso a panela ferve.

Nelson Antônio Fazenda disse...

Excelente texto, Feil.

miguel disse...

Pois é.... so facistas pelegos da Yeda/PSDB/PMDB/PP/PTB estao aqui, para cumprirem seus objetivinhos, ou seja, justificar falcatruas mostrando outras, mas NUNCA negando as suas...afinal o salariozinho todo mes do governo estadual fará falta....Porem tenho uma sugestao, vao pedir emprego pro Fogaça, pois é farinha do mesmo saco podre....

Anônimo disse...

o primeiro post diz que nenhum partido reivindica Vargas. Como assim? O PDT existiu e existe defendendo o projeto de emancipacão da Nação, iniciado por Vargas.

Suzie disse...

Anônimo 5/08


No Supremo:
O Olivio escapou... SEM PROVAS
O Collor escapou... INSUFICIÊNCIA DE PROVAS
O Sarney vai escapar... SE FOR SEM PROVAS,não basta recorte de jornais ou revistas
O Dirceu vai escapar... FALTA DE PROVAS
A Yeda vai escapar... COM PROVAS???????????
Quem quer apostar uma grapete e um sonho de mumu????

Galochinha disse...

Aposto um churro e um algodão doce!!

Suzie disse...

É por estas e outras situações, com o advento da Internet, não ficará tapetes com tantos entulhos.
Já sabemos: "amigos(as)" da "grande" mídia plantam e reimplantam acusações que lhe interessam.
Nada sai de graça.
Ninguém é neutro.
Ninguém é imparcial.
Para pescarmos notícias...fica impossível nos jornalões.
Tenho lado, cada vez com mais convicção, sei de onde venho e onde quero chegar...coletivamente!

Ismael disse...

Dizem que a Yeda engoliu um Hábeas corpus enorme!!

Anônimo disse...

A Suzie é dessas que acredita em Papai Noel...

Anônimo disse...

Será que só eu vi nascer e morrer na Avenida Farrapos o "CLUBE DA CIDADANIA"?
A questão "arquivar por falta de provas" nunca inocentou ninguém.
Juridicamente, com bastante dinheiro e bons advogados, somados a brechas nas leis que permitem excluir provas por uma série de motivos, qualquer panaca escapa.
Ninguém escapa do julgamento popular. Do olho, que no meu caso viu o Clube da Cidadania e dos meus ouvidos que ouviram duas horas de gravações das falcatruas do Governo Olívio.
Este mesmo Munistério Público Federal indiciou o bigode no mesmo ou até mesmo maior números de ilícitos naquele Governo de Bosta.
Como disse, escapou porque "arquivara" sem julgamento do mérito. Atitude totalmente política porque o Bigode estava de inquilino em um Ministério. Quem arquivou, veio a trabalhar na advogacia do PT.
Eu não esqueço.
Meu nome é Eneas.

Suzie disse...

"Querido" anônimo...
A jpsdb(a maioria com mais de 30) está sem foro para expressar suas "preocupações"?
Não adianta recortar e colar aqui o teu desejo.
DESEJO não é FATO.
O caso da tua representante yrc é FATO, não é DESEJO!
Infelizmente para todos(as).
Afinal, ela é governadora deste Estado.
Deveria estar governando para todos(as) e não para enriquecimento familiar e de aliados.

Anônimo disse...

Falando em enriquecimento familiar:
Como o Lulinha virou milionário do dia para a noite????
Responde "querida Suzie"?????

Anônimo disse...

Andam falando por ai que o tal de virus Y se desenvolve nas cuecas dos PTralhas.

Suzie disse...

Aí meu Deus...
Cada um, cada qual..."viaja" por onde desejar, "meu querido anônimo".
Para que existe internet?
Ficar aqui falando inverdades é FEIO!
Muito feio...até a foto da "fazenda" era a foto de uma Universidade paulista.
Respeito a si é muito importante.
Cruzes anônimo!
Se eu ficasse colando mentiras, ficaria com vergonha.

Anônimo disse...

100 mil por mês do Dantas é mentira?
5 milhões da Brasil Telecon é mentira?
Até o Lula confirmou que o seu Ronaldinho tinha muita sorte em arrumar esses "negócios" de ocasião.
Isso que tu tens, tem cura minha filha. Deixa de frequentar a seita que tu te livra desse mal.

Cropsiva disse...

Feil, falta explicar a posição do rapaz com relação ao Chavez, Morales, Correa ...ele já admitiu que gosta do Lula...Isso é bom ou ruim?????? Essa tu atentativa de tranforma o rapaz em equerda tá patética!

Anônimo disse...

Sobre o "abobado ideológico": (das08:49)

Problema meu caro, que agora vc lê Veja Online...

Deve se sentir o ó do borogodó...

Aí, ó, o dado da queda dos jornalões está no Meio&Mensagem ok?

Outra coisa: sempre tive Internet em casa e no meu escritório. Mas sempre assinei um jornal para me divertir na hora de sentar no vaso.

Agora não assino mais e leio a revista Arquitetura e Construção, SuperInteressante...

Então, véio, caiu sim. Ninguém aguenta os ZeroH, Estadão, Folha, Globo e outros "combinando" a mesma manchete por videoconferência.

Pode enganar a vc, a mim não!

Anônimo disse...

FALTA SÓ O PT PARA QUE A FARSA DO SARNEY SEJA DESARTICULADA.
SERÁ QUE VÃO VOTAR NO DESARQUIVAMENTO DAS DENÚNCIAS E AJUDAR A RASPAR O VÉIO LADRÃO DO SENADO OU ÉTICA SÓ VALE NO RS???????????????
Com a palavra os paladinos da ética no RS que assinam seus nomes e não se escondem no anonimato.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo