Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Falando em corda na casa do enforcado


RBS corta o Rio Grande do Brasil. Os gaúchos são honrados. Os brasileiros são velhacos e imaturos.

O Rio Grande do Sul atolado no oceânico pântano da corrupção e o jornal Zero Hora afirmando que há um "declínio nacional".

O diário da RBS está falando em "palavra" e "honra". No Brasil. O Rio Grande está fora do exame moral rebessiano.

Com uma linguagem carregada de subjetividade, ZH transfere responsabilidades morais ao que denomina vagamente de "a classe política brasileira". A seta envenenada quer atingir, por vias transversas, o presidente Lula e a sua pré-candidata, Dilma. Não é precisamente ninguém, são os outros, os que habitam um país distante e imaturo chamado Brasil. A política brasileira não tem "palavra" (não no sentido de "vocábulo", mas no sentido de "compromisso"). Os brasileiros são velhacos. Os gaúchos são honrados.

Os imorais são os outros. Os brasileiros, os intelectualmente imaturos, os destituídos de honra pessoal. Os brasileiros, os que não são gaúchos, os que caíram em declínio moral. Os brasileiros, os não maragatos, os não farroupilhas, os não homens, os desonrados. Os brasileiros, aquela gente de segunda classe.

30 comentários:

Anônimo disse...

Estão loucos. Sempre foram loucos..

Ou são sem-vergonha, mesmo.

Anônimo disse...

considerando que a rede bunda suja canta aos 4 ventos que "gaucho é o mais politizado do brasil (rsrsrs)", até faz sentido...
vai ver as falcatruagens do detran, lic, barragens, solidária, etc aconteceram num universo paralelo. e as quadrilhas que tomaram de assalto o estado desde 2003 não existem, e muito menos eleitas por gauchos.
bah!!!! a cada dia a empresinha da beira-dilúvio se rebaixa mais e mais...

Juvenal al al al al al disse...

RBS é serrista desde criancinha

Miguel Graziottin disse...

Os sionistas da RBS de tudo farão para Serra se eleger, e contam com "o povo mais politizado" do país, como vemos pelas escolhas, Yeda e Fogaça.....auto-explicativo
BLOG:
www.miguelgrazziotinonline.blogspot.com

Anônimo disse...

Minha leitura é um pouco diferente. A chamada de capa dessa matéria da página 8 aqui mostrada é sobre a Falna (muito "malandros"!). Já a chamada de cima, na capa, (Lina x Dilma, com foto e legenda "confirmando tudo"), refere-se a um suposto "alívio" do Planalto. Como se o governo (a Dilma, né?) tivesse medo de ser pego na mentira, mas, como não houve prova... alívio! Lá dentro, ALÍVIO é a cartola e, na linha de apoio, "não houve pressão". Na maior desfaçatez, ZH pretende fazer crer o seu leitor, sabe-se lá com base em quê, que houve o tal encontro. Logo, Dilma MENTE. Já na pg.8, a Falna foi prum canto e o materião que abre a página faz análise sociológica e psicológica do "Declínio" da política nacional, que AGORA passou a mentir... No texto, o único representante da tal classe política é a Dilma, já que a Lina é uma técnica (se bem que...). Ou seja: a candidata anti-Serra é a mentirosa que a ZH acusa. Apesar de Lina não apresentar prova, agenda nem nada e ainda não lembrar sequer a data... As fontes Gunter Axt e Marcos Rolim (autor de um artigo na página) parecem ter entrado de gaiato. Parecem... Enquanto isso, lá no rodapé, tratam do esperneio do Zachia, que ontem na Assembléia ACUSOU com todas as letras a ZH de mentir na edição de domingo, como "reação" contra os "procuradores". No fim desse texto, lembram que o próprio jornal foi citado, mas não há resposta. A palavra realmente perde espaço. Mais que na política, na grande mídia.
(jborges)

giovani montanher madruga disse...

sempre foram assim, porque seriam diferentes.
esa mídia tem muita culpa na arrogancia dos rio-grandenses, exaltando de qualquer forma a entidade denominado "gaúcho" ou dos descendentes da "revolução" farroupilha.
suas manchetes beiram ao ridiculo, se peidarem em um elevador em tóquio a manchete será: gaúcho usou o mesmo elevador depois e afirma ter sentido o cheiro.

Anônimo disse...

Uma das maiores babaquices é esta de que os gaúchos somos melhores que outros brasileiros...

Serve agora para a RBS se afastar da Yeda e da Walna, nascidas fora daqui...

Mas o estoque da terra é mesmo muito grande.

Anônimo disse...

viram? o governo mais corrupto da história do rs mandou um sujeitinho rastaquera autodenominado "gaucho da copa" (por sinal, filiado ao pmdb) fazer turismo na africa do sul com dinheiro público.
ô governinho baixo nível mesmo!!!

Anônimo disse...

ORA, ORA...VEJAM QUE É O VICE-PRESIDENTE DESSA EMPRESA...NADA MAIS NADA MENOS QUE AQUELE QUE FOI CHEFE DA CASA CIVIL DE FHC....E AINDA LEVAM ESSA EMPRESA A SÉRIO?????

Anônimo disse...

Assunto: CONTINUO APERGUNTAR-ME?
Existe algum governo que possa trazer paz duradoura á terra, que possa prover abundancia de bons alimentos para todos, e que limpar o meio ambiente e vencer as doenças. Concederem antecedentes do homem no campo do governo: monarquia, democracia e governo socialista ou comunista. Nenhum deles, nem todos juntos conseguiram realizar as coisas excelente que acabamos de mencionar; Não o consegue nem mesmo em pequena escala, quando menos em escala global. Não obstante, há motivos para que tenha esperança com os nossos representantes. Hoje, a maioria das pessoas tem pouca confiança nos seus governantes. Muitos homens têm arriscado vida na defesa da crença na liberdade de palavras ou de algum ideal político. Tem obedecido a um governante ou comandante militar, não importando qual fosse o perigo. Vivemos com leis. Leis da natureza ou criação de leis sobre moral e conduta, leis seculares. Nos as aceitamos facilmente e tiramos proveito delas. Mas quer dizer quando uma lei parece indevidamente restrita? Ou quando há conflito entre duas leis que nos afetam? Muitos ficam com ressentimento contra as leis promulgadas. Um motivo disso é que os homens tentam fazer leis desnecessárias para se beneficiarem as si pro pio. A briu-me os olhos para ver que o nacionalismo e as facções políticas dividem o homem. Continuo a perguntar-me como é que homem pode resolver seus problemas pela política visto que apropria política tem causado as divisões da humanidade. Por isso respeitosamente, Peço a população pensar a favor do voto facultativo nos estamos em uma democracia e somos obrigados a votar. VOTO FACULTATIVO ISTO SIM É DEMOGRACIA! Muito atenciosamente, Obrigado. C.c.g

Voto obrigatório
Voto obrigatório e o autoritarismo político. O voto facultativo é, sem dúvida, mais democrático e aufere melhor a vontade do eleitor.O voto obrigatório é uma tendência ao retrocesso, ao atraso, porque podemos obrigar um cidadão a votar, mas não há quem o obrigue a se deter, a estudar, a analisar, a avaliar um assunto complexo, como é o sistema de governo, por exemplo. Certas pessoas se interessam e outras não. Aliás, é um direito institucional do cidadão não se interessar por determinado assunto.O voto é, pois, um direito do cidadão, é a hora sublime do exercício da democracia, visto que é o momento em que o poder é exercido diretamente pelo povo. Ao tornar-se obrigatório, deixa de ser um direito e passa a ser uma imposição. Deixa de ser a livre manifestação para transformar-se em manifestação forçada, que caracteriza a ausência de liberdade.
Não existe democracia, mas processo democrático.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Qual o problema de ser serrista? Melhor ser serrista do que dilmista.

Anônimo disse...

DG. Que tal um comentário sobre o discurso do Jaime Sirotsky na reunião da ANJ (Jornal Nacional de ontem)criticando a mistura de "Jornalismo", Política e Religião da Rede Record? Como se a RBS nunca tivesse misturado "jornalismo" com política...

Milton Ribeiro disse...

O que hacer se nosotros somos los mejores, Cristováo?

Tupamaro disse...

Realmente, a RBS tem razão. Lula é um "mau" político. Colocar em um cargo chave da Receita Federal uma funcionária casada com assessor de senador do DEM é o cúmulo do absurdo e de incompetência política. Com certeza, o queridinho da RBS, FHC e seu partido lesa-pátria, jamais cometeria um erro político desses, afinal é um "bom" politíco.
Imagina, se acontecer a desgraça de o Serra ser eleito Presidente em 2010. Sabe quando ele colocaria em cargo chave da Receita Federal de seu governo uma funcionária casada com assessor de senador do PT? No dia de são nunca.

Anônimo disse...

pois é, os gaúchos e os paulistas (des)governados pelo Serra, ambos sob administração(sic) tucana, isto é, a nação tucana. o resto é o Brasil.

armando

Tupamaro disse...

Realmente, a RBS tem razão. Lula é um "mau" político. Colocar em cargo chave da Receita Federal uma funcionária casada com assessor de senador do DEM é o cúmulo do absurdo e de incompetência política. Com certeza, o queridinho da RBS, FHC e seu partido lesa-pátria, não cometeria tal sandice, pois ele é um "bom" político.
Imagina se acontecer a desgraça de o Serra de ser eleito presidente em 2010. Sabe quando o seu governo terá em cargo chave da Receita Federal funcionária casada com assessor de senador do PT? No dia de são nunca.

Anônimo disse...

Não é a toa que um folheto turistico do governo do RS tem o titulo Um Rio Grande Diferente do Brasil.

E ainda para acabar com a região da Costa Doce, começa assim: Além das florestas de eucaliptos....

Deve ter sido feito em parceria com as papeleiras e inspirados no Irton Marx...

João disse...

Eu gostaria de saber se o autor do texto é gaucho. Se for: meus parabéns, nunca vi tanta sinceridade quanto à esse orgulho bobo da maioria dos nascidos no RS.

Anônimo disse...

bah, escolheram o "merda de canguçu" e o fiel escudeiro da rainha louca (só fiel escudeiro? hmmmm) pra cpi como "tropa de choque".

Anônimo disse...

Senado e Sarney:
Assim caminha a humanidade...para o lixo da história.

Anônimo disse...

E ainda querem impor uma cultura oficial, como se fosse uníssima e predominante.

Mas vamos esquecer das 'nossas tradições'?
'Nossas', que nossas?
'Tradições', que tipo? Tradição de sociedade latifundiária: 1 clã $$$ e o restante de miseráveis.

Por exemplo, uma boa parte dos atuais habitantes dos Vales, Serras, Norte e Missões são descendentes de europeus miseráveis que tiveram de emigrar para a América.
Chegando aqui, quando muito, receberam 25 hectares para lavoura e não pecuária, longe e no meio do mato.
Ou seja, não foram brindados com grandes sesmarias por terem afinidades políticas com o Rei de Portugal, com o Imperador do Brasil, com o Presidente da República Velha.
Mas mesmo assim, batem no peito e tem orgulho da tradição (... de Uruguaiana, Bagé, São Gabriel...). Santa ignorância.

P.S.: só para lembrar, 20 de Setembro tá chegando, semana de comemorar a derrota. Pssiu, não fale em Cerro dos Porongos.

Anônimo disse...

Sou do interior, estive em POA neste fim de semana, para ir ver o Rei Roberto Carlos.A recomendação que eu tive é ir na esquina democrática e pegar o remédio com o nome "TAMO FU" que o mal IEDA está resolvido.Será verdade? Vamos Todos esperimentar.

Anônimo disse...

Este blog, que adora "ver coisas por trás" de qualquer fato, mesmo quando não existe coisa nenhuma, poderia nos dar a sua opinião sobre o que houve hoje no Senado?

O PT se dividiu, tem senador deixando o partido, Mercadante, líder da bancada, saiu desmoralizado, há um racha triste no partido, como há tempos não se via, tudo porque Lula PRECISA defender Sarney. Jamais vi alguém se abraçar a um defunto com tanto amor, a ponto de fritar seus próprios companheiros para defender o inimigo.

O que há por trás dessa defesa obcecada de Lula a Sarney? Isso já superou o mero interesse em ter apoio do PMDB em 2010.

Neli disse...

Declínio Nacional em que e por quem? Parece que a ZH deseja para o Brasil o mesmo nível que está o RS.
O jornal para tentar legitimar a sua visão,busca como referência certos "intelectuais", entre eles, Gunter Axt, para mim desconhecido. Fui pesquisar sobre ele. Resultado: "Intérpretes do Brasil: Ensaio de cultura e identidade", Org.: O Próprio & Fernando Schuler, e Outros... . .

Juarez Prieb disse...

Não há problema algum em ser desconhecido. A Universidade está cheia de bons professores e desconhecidos do grande público. O problema de Günter Axt é que ele optou por ser um intelectual orgânico da direita gaúcha. Contribui muito pouco, porque é limitado e a direita ignorante continua fazendo as suas quadrilhas. Resultado: soma zero.

Anônimo disse...

Marina e Rigotto em 2010.
Querem apostar?
Meu fuquinha contra o BMW de vocês.

Anônimo disse...

O Ministério Público do Trabalho adverte: Sindicatos devem se abster de fazer apologia político-partidária. Este blog está utilizando a página do Cpers que é um Sindicato para fazer diuturnamente apologia político-partidária. Está chegando a hora de acionar o MPT para que seja feito um Termo de Ajustamento de Conduta e fazer os meliantes pagar multas milionárias.

gustavo disse...

esses anônimos estão enlouquecendo. que história é essa, anônimo?

CPERS? Que blog utiliza a página do Cpers?

Pára de beber, rapaz. Pode fragilizar a tua saúde mental.

Alice Mann disse...

Outro dia no de Programa 3 x 1 da TVBrasil, assisti uma entrevista com Itamar Franco. Em centro ponto da conversação Itamar disse: que ao montar a equipe de seu governo pós-collor, manifestou sua intençaõ, ao FHC, de convidar Serra para Ministro da Fazenda. A resposta de FHC: desaconselhava o nome Serra para o cargo. Interrogado sobre os motivos apresentados por não ser recomendável , Itamar disse que não iria revelar no momento.

Unknown disse...

Moro em Brasilia e costuma-se dizer que aqui só tem corruptos, e eu rebato dizendo que aqui tem corruptos que vieram eleitos de todos os estados brasileiros e em menor percentual os do DF.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo