Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Refrigerantes dão câncer


Benzeno encontrado em bebidas é comprovadamente carcinogênico

Milhares de brasileiros que consomem refrigerantes podem, sem saber, estar ingerindo benzeno, uma substância comprovadamente cancerígena. Apesar de a associação de defesa dos consumidores Pro Teste ter feito o alerta no início de maio, até o momento nenhuma providência foi tomada nem pelos órgãos competentes, nem pelas empresas.

Eles não negam a denúncia e alegam que cumprem os requisitos contidos na legislação brasileira. De acordo com o Ministério da Agricultura, "não há limite estabelecido oficialmente para o benzeno em refrigerantes".

Segundo a coordenadora institucional da Pro Teste, a advogada Maria Inês Dolci, o objetivo inicial da entidade era apenas analisar a higiene e o valor nutricional das bebidas.

Para surpresa dos pesquisadores, sete das 24 amostras de diferentes marcas submetidas a testes revelaram indícios de benzeno: Fanta Laranja; Fanta Laranja light; Sukita; Sukita Zero; Sprite Zero; Dolly Guaraná e Dolly Guaraná diet.

Como a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), responsável pelo controle e fiscalização dos produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública, não estabelece limites para a presença da substância em refrigerantes, os pesquisadores se basearam nos parâmetros legais sobre a existência do benzeno na água para definir um referencial “considerado aceitável” à saúde humana.

Mesmo por esse critério - que o próprio Ministério da Agricultura considera “inadequado” -, a Fanta Laranja light e a Sukita Zero foram reprovadas. No caso da Sukita Zero, a concentração da substância excedia em quatro vezes o valor de referência.

Responsável por registrar os produtos, o ministério informa que é possível que o benzeno se forme a partir da reação entre o ácido benzoico, empregado como conservante, e o antioxidante ácido ascórbico.

Sobre o risco de os refrigerantes conterem benzeno, no entanto, o ministério se limitou a informar que, não havendo limites estabelecidos oficialmente para a presença do “contaminante” em refrigerantes, apenas checa se os ácidos benzoico e ascórbico são usados conforme permitido pela Anvisa.

A agência, por sua vez, informou que “o uso do ácido benzoico em bebidas não alcoólicas” é permitido e que o Ministério da Agricultura “deve checar se os limites de uso desses aditivos está sendo respeitado” ao conceder o registro do produto.

Em resposta enviada à Agência Brasil, nenhuma menção é feita ao benzeno, embora já em 2003 a própria Anvisa tenha proibido a fabricação, distribuição e comercialização de produtos que contenham a substância, caracterizada pela International Agency Research on Cancer (Iarc) como “comprovadamente cancerígena”. A informação é da Agência Brasil.

7 comentários:

Anônimo disse...

A culpa é da Yeda, do Simon, da RBS, da Veja e do Maia.

Jango disse...

O Meia é uma rata parideira. Está enchendo os blogs de ratinhos filhotes pra perturbar o livre trânsito de idéias e debates.

Anônimo disse...

Isso aí é culpa dos eucaliptos!

Mandim os cara-pintada e os amigos do Istédile invadirim as fábrica e acabá cos porco capitalista e as gasosa!!!!

Socialismo e água mineral (produzida pela agricultura familiar) já!!

Anônimo disse...

idéias??????????
hahahahahahahahahahahahhahahahaha..
Essa foi muito boa.
Fazia muito tempo que não lia uma piada tão engraçada.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Fui checar a fonte do post do DG. É a tal da "associação pro teste de consumidores", é uma ONG de defesa do consumidor e até tem um site interessante e com direito a loja virtual(www.proteste.org.br) e que ajuda o consumidor a comprar, por exemplo, aparelhos GPS, com base no custo benefício. Será que essa ONG tem credibilidade? Será que essa ONG tem pesquisadores competentes? Será que essa ONG recebe dinheiro da Petrobrás?

André F. disse...

JANGO não perdoa, e acerta no mosca!! Agora, quem sofre é a gurizada que toma refri como água junto dum alimento pior ainda!

Ismael disse...

Isso não me afeta que eu só tomo cerveja!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo