Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Polícia de Yeda matou o homem errado



Deputado do PT faz denúncia grave: "Ação em São Gabriel foi planejada"

A Brigada Militar matou o homem errado em São Gabriel. A denúncia foi feita pelo presidente da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, deputado Dionilso Marcon (PT), na sessão plenária desta quarta-feira (26). O parlamentar quer que a governadora Yeda Crusius e a Secretaria da Segurança Pública revelem aos gaúchos o nome do assassino de Elton Brum da Silva e também digam qual sem-terra deveria morrer no seu lugar, durante operação da BM, na Fazenda Southall, em São Grabriel, na sexta-feira (21).

Marcon também contesta informações da BM sobre a falta de experiência dos policiais que estavam no local na hora do crime. “Não houve despreparo da corporação e o tiro não foi acidental. A ação foi planejada”, afirmou o deputado, ao esclarecer que Elton era natural de Canguçu e não de São Gabriel, como reproduziu a imprensa a partir das informações da BM. “Ele foi morto por engano. O sem-terra que deveria ter sido assassinado também é negro. Há uma lista de outras pessoas para serem mortas”, advertiu Marcon, que levará as denúncias ao Ministério Público Estadual.

A demora em tornar público o nome do autor do tiro que matou Elton também indigna o deputado Raul Pont. “Não é possível ter um sistema de segurança que compactue com o assassinato”, frisou. Para ele, a cumplicidade, a omissão e a conivência da governadora Yeda Crusius com esse episódio é inaceitável.

Raul Pont contrapôs a eficiência da BM para apurar os responsáveis pela morte do soldado ocorrida em 1990 na Praça da Matriz durante confronte entre BM e sem-terra com a ineficiência para apontar o assassino do sem-terra de 44 anos. “Naquela oportunidade, a BM teve estrutura, organização e efetivo para cercar o Paço Municipal e tomar depoimentos em busca do pretenso culpado. Agora, essa mesma corporação age com um corporativismo inaceitável. Não é possível ter um sistema de segurança que compactua com o assassinato”, ressalta Pont. A informação é da Agência de Notícias da AL/RS.

15 comentários:

Anônimo disse...

O comandante da PM disse que vai contnuar assim mandando gente com armas letais para desocupação.

Deve ser pelo menos até chegar no fim da lista.

Levar para o Ministério Público Estadual a noticia para quê? Eles não estão "juntos e misturados" no novo jeito de governar? O Sthums e Cia não querem acabar com o MST declaradamente.

Triste e muito feio para o RGSul.

Esta gente tem que ser denunciada internacionalmente, o Irton Marx tem os seus seguidores no coração e mentes do novo jeito de governar.

Daqui um dia vão querer mudar o nome da BM para Bandido Militar.

Claudio Dode

Anônimo disse...

E o PRBS? o ZH On Line não registrou nada até agora. Está esperando o quê?

Não tem um pingo de vergonha na cara...

Também com os leitores assíduos que tem, vão se importar com quem?

E dê-lhe Yeda dando para o Brtito os convites da Feira de Esteio.

Claudio Dode

jorge disse...

Chicago 1930

Rio Grande 2009

Alice Mann disse...

É alarmante o que acontece no Estado do Rio Grande do Sul: o governo yeda rompe com o processo civilizador, ao inverter os deveres do Estado, em especial o de dar proteção e segurança a TODOS os seus cidadão, independente da etnia, gênero, idade, diferenças sociais, etc. Nessa altura é necessário e urgente,também instalar uma CPI na Secretaria de Segurança e nos demais aparelhos repressivos do Estado.
EStá mais do que na hora de haver uma intervenção dos órgãos jurídios competentes (MPF,MJ,STF,PF,OAB,Anistia Internaciona, ONU, OAB, CNBB,etc.) para interromper esse ciclo de violação dos Direitos Humanos, pelo desgoverno yeda. Não é possível se aceitar o fascismo, em pleno século XXI.
Esse descalabro deve ser afastado não só pela apropriação do dinheiro público, mas principalmente pelos crimes políticos e lesa-humanidade que está cometendo.

Luís disse...

A Brigada Militar cumprindo papel de tropa de choque fascysta escancaradamente... tenho certeza que muitos policiais não compactuam com isso, mas pobre RGS, entregue a essa aventura louca da direita gaúcha...

Eduardo disse...

A direita perdeu a noção total do certo e do lógico, do proporcional, do direito, porque seu mundo ruiu.
Se assemelha a loucura da direita americana que está surtada e anda divulgando as maiores idiotices e deixando a nação amputada de uma parcela importante de crítica adulta.
Por aqui temos os representantes dela dizendo que Zelaia foi derrubado MAS... Quem falar MAS para justificar o golpe em Honduras é porque está semeando o golpe no Brasil.
A esquerda gaúcha, na forma dos PSOLs da vida e dos PSTUs e PSBs, que desmontaram a Frente Popular quando tiveram de ser adultos, fugiram quando tiveram de compor governos com centro e governar através de fórmulas de compromisso, essa esquerda festiva também é responsável pelo vácuo que permitiu esses troglogitas se alçarem além das suas limitações.

Anônimo disse...

Tem toda a razão o Eduardo na sua última frase!

Jens disse...

Acertaram no negro. Acertaram no alvo.

JAIME.. disse...

O NEGÓCIO "DÊLES" É EXTERMINAR!! COM A ANUÊNCIA DA MÍDIA golpista !! O RS ESTÁ CHEIO DE FARIZEUS HIPÓCRITAS!

Anônimo disse...

Quanta besteira que horror manda esse homem e outros que querem o comunismo se tratarem

Anônimo disse...

E o PRBS calado.

Todo o cuidado é pouco quando se ver um brigadiano!

Como dizia o Chico, chama o ladrão.

Ops, é capz de vir o pessoal do Detran.

Claudio Dode

Cel disse...

Alguém aí sabe como é a polícia nos países comunistas?

Anônimo disse...

País comunista, como Cuba, não tem polícia. Tem pelotão de fuzilamento. É só mijar fora do pen..., digo da cartilha.
´
E o grande sonho de alguns neste nosso Brasíl varonil.

Anônimo disse...

Cel.,

Procura saber mais como é a polícia daqui, esta que é perigosa. Um comandante como o Mendes, com um padrinho como Fraga.

Rodrigo Cardia disse...

Alguém avisa o Cel que não existem, nem jamais existiram, países comunistas. Nem a União Soviética era: lá o que existia era um capitalismo de Estado.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo