Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 14 de agosto de 2009

Globo se retira da Confecom


Rede da família Marinho quer melar e deslegitimar a Conferência

As principais entidades representativas das empresas de mídia no Brasil anunciaram o seu desligamento da organização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). A informação é da Folha de hoje.

Agora, o encontro será composto majoritariamente pelo governo e por organizações de trabalhadores e ONGs da área.

O objetivo inicial foi convidar empresas de mídia e entidades da sociedade civil interessadas em discutir o modelo de comunicação.

O evento será realizado em Brasília de 1º a 3 de dezembro.

Nas últimas semanas, houve divergência sobre como seria o processo decisório de aprovação de teses e propostas. Essas deliberações não teriam poder de alterar o ambiente de comunicação, mas seriam enviadas ao governo e ao Congresso.

As entidades das empresas consideraram que poderiam ficar em minoria e sem poder para derrotar teses que consideraram restritivas à liberdade de expressão e de livre associação empresarial. Um dos temas centrais é o chamado "controle público dos meios de comunicação". A ideia tem na sua origem a defesa de algum organismo que regule a mídia.

A TV Globo liderou o movimento pela saída das entidades. As TVs seriam um dos alvos dos movimentos sociais no encontro, com críticas a tamanho e abrangência de emissoras.

A decisão dos empresários não foi consensual. Das 8 entidades convidadas, 6 deixaram a Confecom: ANJ (Associação Nacional de Jornais), Abert (Associação Brasileira de Rádio e Televisão), Aner (Associação Nacional dos Editores de Revistas), Adjori (Associação dos Jornais do Interior), Abranet (Associação Brasileira dos Provedores de Acesso, Serviços e Informações da Rede Internet) e Abta (Associação Brasileira de TV por Assinatura). Ficaram a Telebrasil (Associação Brasileira de Telecomunicações) e a Abra (Associação Brasileira de Radiodifusão), que tem como sócios principais TV Bandeirantes e Rede TV!.

5 comentários:

Anônimo disse...

Alto lá!

Para o PIG democracia com povo não dá certo. Como diz a personagem do Veríssimo, Dorinha, povo reunido eu gosto de ver é da cobertura, de cima.

Claudio Dode

Rogério Tomaz Jr. disse...

Caros,
Segue modesta contribuição ao debate sobre a Confecom:

Conferência Nacional de Comunicação: caem as máscaras e as ilusões

Rogério Tomaz Jr. - Observatório do Direito à Comunicação
11.08.2009


Alguns atores políticos do campo da comunicação acreditam firmemente que a presença das empresas vai conferir uma legitimidade maior, especial, à I Conferência Nacional de Comunicação. Outros chegam a embarcar no discurso pseudonacionalista de instituições que, sem exceção, sempre defenderam – e contribuíram ativamente com – a política entreguista de todas as riquezas do Brasil ao capital estrangeiro, vigente sem restrições até 2002. E ainda há quem creia ser politicamente viável e concretamente possível se chegar a consensos – leia-se: conciliação – com os (tu)barões da mídia que permitam ganhos reais para a sociedade na luta para a democratização da comunicação.

Artigo completo:

http://www.direitoacomunicacao.org.br/novo/content.php?option=com_content&task=view&id=5374

Alice Mann disse...

(...) "A democracia pode resistir à ameaça autoritária se for transformada de "democracia espectadora" passiva numa democracia participatória __ na qual as questões da comunidade seja tão íntimas e tão importantes para os cidadãos individuais quanto seus assuntos particulares, ou, melhor ainda, na qual o bem-estar da comunidade se torne preocupação pessoal do cidadão.Pela participação na comunidade, o povo acha que a vida fica mais interessante e estimulante. Na realidade, uma verdadeira democracia política pode ser definida como aquela em que a vida pode ser simplesmente considerada interessante. Por sua própria natureza, tal democracia participatória __ em contraste com as "democracias centralizadas" ___ não é burocrática e cria uma atmosfera que exclui virtualmente o surgimento de demagogos."
Erich Fromm

Anônimo disse...

Que sirva de exemplo sobre o que os grupos poderosos de comunicação pensam sobre diálogo, democracia, envolvimento em debates sobre questões nacionais importantes, interesse público, entre outras...
Depois falam mal do Chavez...

Toni disse...

Não existe democracia sem informação e, democracia com a informação concentrada nas mãos de um pequeno grupo é uma fraude.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo