Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Incra faz gauchada com o MST


Órgão do governo federal desiste das desapropriações no RS

Uma comissão de acampados e assentados da reforma agrária se reuniu, na tarde de ontem, com o juiz federal Belmiro Krieger, de Santana do Livramento. O tema da reunião foi a suspensão judicial da desapropriação das fazendas Antoniazzi e 33, em São Gabriel (RS).

Na reunião, Krieger voltou atrás e disse que irá conceder a imissão de posse das fazendas, caso o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) tenha interesse em desapropriá-las. No entanto, uma hora antes da audiência, um representante do Incra se dirigiu ao juiz e anunciou que o órgão federal estava desistindo das áreas.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) critica a decisão do governo federal e do Incra, que além de não fazerem a reforma agrária ainda desistem das desapropriações de terra. Somente na Fazenda Antoniazzi podem ser assentadas cerca de 400 famílias. É de lembrar que o Incra ainda não cumpriu com o Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) em que se comprometeu a assentar, até o final de 2008, duas mil famílias sem terra no RS.

Enquanto os governos federal e estadual não avançam com a reforma agrária, a criminalização aos movimentos sociais e a tensão no campo aumentam.

Ontem foi lembrada a morte do trabalhador Elton Brum da Silva, que foi assassinado pela Brigada Militar de Yeda, na semana passada.

Um comentário:

Anônimo disse...

Quem sabe o pessoal do Incra e do MDA, fazem concurso para o Ministério Publico Estadual ou a Brigada.

Só falta isso....

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo