Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 17 de agosto de 2009

Gripe A já fez muito mais vítimas do que admitem autoridades estaduais


A situação é muito grave

Sexta-feira passada, dia 14, o Simpa (Sindicato dos Municipários de Porto Alegre), preocupado com a pandemia de gripe A, ouviu as considerações da pediatra Ana Maria Lopes Silveira, municipária, que atende no Posto da Bom Jesus (zona leste de Porto Alegre).

A pediatra informou algo assustador: que já morreram 13 pessoas, somente no posto de saúde da Bom Jesus, onde ela atende, profissionalmente. A médica Ana Maria calcula que a mesma tragédia tenha ocorrido nos demais postos municipais, dessa forma estima que, somente no município de Porto Alegre, já teriam morrido mais de 200 pessoas, nas últimas semanas, vitimadas pelo vírus da gripe A. São números sonegados pelas autoridades de Saúde, tanto de Porto Alegre, quanto do RS.

O jornal Zero Hora, que reflete os números do oficialismo, informa que as vítimas fatais da gripe A em Porto Alegre seriam apenas 8 pessoas, e no Estado, seriam 70 pessoas.

É certo, pois, que as autoridades municipais e estaduais estão escondendo a severidade do problema, portanto, contribuindo para a gravidade da situação, numa atitude irresponsável e criminosa, especialmente, hoje, quando a rede municipal e estadual de ensino retomam as atividades letivas.

Ontem à noite recebemos um texto da médica Ana Maria Lopes Silveira, onde ela narra a sua preocupação com a saúde da população, principalmente os mais desassistidos. Ana afirma que o ponto alto da pandemia ainda será no final do mês de agosto, e que a gripe ainda não está em curva descendente como assegura a manchete principal de ZH, hoje (fac-símile acima).

Abaixo o texto parcial da pediatra Ana Maria Lopes Silveira (CRM 19.632):

Gripe A

Meu nome é Ana, sou médica há 17 anos e pediatra há 15 anos e estou extremamente preocupada com a infelizmente famosa Gripe A.

Nunca vi nada assim em toda minha vida profissional. Pessoas doentes, pacientes graves, pessoas morrendo de uma forma assustadora.

Algumas informações que acho de suma importância:

O vírus da Gripe A (H1N1) é transmitido diretamente por contato com secreções provenientes da fala, tosse ou espirro de uma pessoa infectada.
Pode também ser transmitido de forma indireta pelo contato com objetos contaminados por uma pessoa doente ou por uma pessoa que teve contato com alguém doente.

O vírus pode permanecer vivo e com capacidade de infectar alguém por 24 a 48 horas no plástico e aço inoxidável [por exemplo, nos transportes coletivos, corrimão, maçanetas de portas, talheres, etc] e por 8 a 12 horas em roupas, papel e tecido, e nas mãos até 5 minutos.


O auge da contaminação, onde teremos o maior número de pessoas doentes, está previsto para ocorrer em final de agosto.


Existem muitas pessoas infectadas e muita gente morrendo.

Ainda não sei se as autoridades não sabem ou estão escondendo a realidade da população.

Somente no Pronto Atendimento Bom Jesus em Porto Alegre, onde trabalho, já morreram 13 pessoas desde o início da epidemia. Todos eles com sintomas respiratórios e não temos confirmação de diagnóstico porque os exames não ficam prontos.


Isso nunca ocorreu antes, nunca tivemos esse número de óbitos, nunca atendemos tanta gente mal por uma “simples gripe”. Se levarmos em consideração que o Pronto Atendimento Bom Jesus é responsável por no máximo um décimo do atendimento de Porto Alegre, e que lá já tivemos 13 mortos, então Porto Alegre já deve ter mais de 200 pessoas vítimas fatais dessa doença.


Uma única criança infectada fica transmitindo o vírus por até 14 dias, sendo que ela pode começar a transmitir antes de apresentar qualquer sintoma.

Um adulto transmite por até 7 dias. Ainda existe a possibilidade de uma pessoa que não está doente, levar o vírus em sua roupa, em suas mãos e em seus materiais de uso pessoal.


O acesso ao medicamento, especialmente a suspensão, que é usada no tratamento das crianças, tem algumas vezes faltado nas farmácias distritais que são as únicas que podem distribuir o medicamento e que funcionam geralmente até às 17 ou 18 horas.

Nos finais de semana é ainda pior, pois a única farmácia aberta é a do Pronto Atendimento Cruzeiro do Sul, que fica aberta das 10 às 16 horas. Em plena pandemia! Portanto, não esqueçam, adoeçam somente de segunda a sexta em horário comercial!


O remédio funciona melhor se iniciado nas primeiras 48 horas, portanto fiquem atentos e a qualquer sinal de febre, tosse (especialmente tosse seca) e cansaço ou dor no corpo, procurem um médico. Mesmo que o primeiro médico ache que não é Gripe A, mas os sintomas permanecerem por mais de 24 horas, procurem novamente um serviço de saúde.


Não estão morrendo apenas pacientes com fatores de risco, estão morrendo principalmente pessoas jovens. No site da Fiocruz diz que, segundo dados do Ministério da Saúde, 43% dos infectados apresentam fator de risco, ou seja, os outros 57% não tem fator de risco.


Os profissionais que trabalham diretamente na assistência aos pacientes estão “surtados”, apavorados com os riscos a que estamos expostos e com o risco de levarmos para casa, para nossos entes queridos, esse vírus terrível que mata, sem piedade e, ao contrário do que é noticiado, muitas vezes sem nenhum fator de risco. Sem nenhum sinal de que este ou aquele paciente vai evoluir mal.


As nossas estatísticas estão completamente furadas, o número de infectados é muito maior do que o que nos dizem os números oficiais. O número de mortes também é muito maior.


A situação é mais séria do que a população imagina.

A população tem que ser informada de que deve permanecer em casa o maior tempo possível, que qualquer tipo de aglomeração de pessoas, se não for necessária, deve ser evitada. Não adianta nossas crianças não estarem frequentando as escolas e estarem em outros locais de aglomeração, especialmente shoppings e cinemas. [...]

17 comentários:

janice disse...

é alarmante!

janice disse...

tenho dois filhos menores em idade escolar, o que vou fazer?

as autoridades mentindo como nunca. um clima na imprensa de que a coisa não é grave e que estaria em fase de declínio.
estímulos para concentração maciça de pessoas em jogos de futebol, cinemas, shoppings, e no show de Roberto Carlos semana passada. parece que estamos no melhor dos mundos. se vê irresponsabilidade em todos os lados. e as nossas crianças tem que voltar às aulas com essa incerteza toda. um drama para os pais e responsáveis. soube que a gripe mata da manhã pra noite, vejam como morreu aquela menina dentro do avião, entrou bem e saiu morta, morreu dormindo e com o pulmão tomado de água e secreção.

edu disse...

Obviamente temos de prestar atençao a todas as doenças, nunca se sabe quando serao fatais ou nao.

A gripe aviaria passou e matou 250 no mundo inteiro, creio q menos do q mata a gripe comum apenas em Canoas.

Nao podemos baixar a guarda, obviamente, mas...assistam o video abaixo:

http://www.youtube.com/watch?v=7OKEyAdsKCk&eurl=http%3A%2F%2Fwww%2Eorkut%2Ecom%2FFavoriteVideos%2Easpx%3Frl%3Dls%26uid%3D5014098924310003596&feature=player_embedded#t=37

Omar disse...

Os estádios de futebol na rodada do final de semana do Brasileirão estavam com boa lotação de pessoas pulando e cantando slogans de apoio aos seus times, muitas vezes expremidas em espaços mínimos...

Anônimo disse...

Sou professora, estou retornando as atividades hoje, mas considero uma irresponsabilidade trabalharmos com esta realidade. Hoje pela manhã, compareceram menos de 60% dos alunos, dentre os presentes constatamos 3 casos suspeitos, entre outros confirmados de familiares dos mesmos. Nas 3 turmas onde dei aula, ouvi o relato do óbito de 5 crianças/adolescentes. O que será necessário acontecer para o prefeito decretar estado de calamidade? Quantos mais precisam morrer? Prof. Lia Souza

Anônimo disse...

Blog Conversa Afiada (PHA)
Milhões de crianças morrerão em SP de gripe suína
17/agosto/2009 12:23

Na foto, cena da Avenida Paulista, depois da gripe suína da Globo e da Folha

. Uma semana depois do previsto, as escolas de São Paulo voltaram a funcionar.

. Como não mudou nada em relação ao que havia no ar uma semana atrás, milhões de crianças contrairão a gripe suína e morrerão.

. Serão imoladas onde os organizadores do “Cansei” pretendiam construir uma estátua.

. A estátua de incompetência do Presidente Lula

. Como se sabe, para mostrar a incompetência do Governo Lula, as Organizações (?) Globo – clique para ler que a Globo não chama Lula de anta, mas de idiota – determinaram que havia uma epidemia de gripe suína no Brasil.

. Para realçar a incompetência de Lula e obedecer à palavra de ordem de Ali Kamel, o Zé Pedágio, incontinenti, decretou o adiamento do início das aulas do segundo semestre.

. Mas, foi incapaz de suspender os péssimos jogos do Brasileirão, para não prejudicar a Globo.

. Como se sabe, a letalidade da gripe suína é igual à letalidade da gripe sazonal que ocorre todo inverno.

. Essa baixa letalidade faltou no depoimento importantíssimo que o Dr. Drauzio Varella prestou à Folha (*), que também aderiu à teoria da catástrofe da gripe suína.

. Clique aqui para ler sobre a lamentável omissão do Dr. Varella

. Como o ar que se respira em São Paulo continua um horror, igual ao que era uma semana atrás, e tem tantos vírus da gripe suína como de qualquer outro tipo de gripe, deduz-se, se a Globo e a Folha (*) estiverem certos, que milhões e milhões de crianças morrerão em São Paulo.

. Será uma hecatombe trans-global !

Paulo Henrique Amorim

Clique aqui para votar na trepidante enquete: por que o Serra continua a cair na pesquisa da Folha (*) (e até na da Folha (*) !

Clique aqui para ler sobre o trabalho que deu para o Serra impedir que a Justiça investigasse se ele é ladrão

(*) Folha é aquele jornal que entrevista Daniel Dantas DEPOIS de condenado e pergunta o que ele acha da investigação, da “ditabranda”, do câncer do Fidel, da ficha falsa da Dilma, de Aécio vice de Serra, e que nos anos militares emprestava os carros de reportagem aos torturadores.

Alice Mann disse...

Estou intrigada! Hoje, na reprotagem da RBS sobre o retorno as aulas e a Gripe, a única autoridade entrevistada foi da Secretaria da Saúde de Canoas,que relatou os procedimentos que estão sendo adotados naquele município.
E na capital? Aonde estão as autoridades da prefeitura e da área da saúde? O que estão fazendo? Dormindo no ponto ou contabilizando propinas?

marc disse...

O número de casos pode ser ainda maior, por que só se fazem testes(quando fazem) naqueles que já estão com sintomas graves da doença. Conta-se (boatos) que em Alvorada morreram umas dez pessoas por causa da gripe.
E a imprensa oficial confunde ainda mais a gente: uma hora diz que a gripe A é como uma gripe comum, mas outra hora fazem estardalhaço sobre o número de mortos.
Autoridades, está na hora de abrir o jogo! O segredo é o maior inimigo da democracia!

Flávio Morais disse...

Não quero nem pensar no que vai acontecer durante a Expointer, que vai reunir milhares de pessoas de todo o estado e até do Brasil. O certo seria adiar ou até mesmo cancelar o evento.

Blog Cavalcanti disse...

Minha esposa e minha filha tiveram diagnosticada esta gripe, primeiro uma e na outra semana a outra há duas semanas atrás. Nas duas oportunidades as levei no Hospital de Clínicas e o número de pessoas que receberam o tamiflu, ou seja, estariam com a gripe A, em um espaço de tempo de apenas algumas horas, só naquele hospital, já era por volta de duas dezenas. Como pode ser que apenas 8 pessoas tenham pego a gripe A em Porto Alegre?

Anônimo disse...

Feil
A situaçao é muito grave.
Vi isso esse fim de semana, com a mudança de postura e o pavor instaurado entre os atendentes do HCI de ijui.
Tres semanas atras minha namorada com suspeita da gripe perambulou do HCI para a Vigilancia Epidemiologica Municipal, de la para um Posto de Saude e só foi atendida após tentarem nos empurrar de volta ao HCI.
Sabado uma outra pessoa da familia precisou ser atendida. Fui ao HCI e vi o panico que se encontram: fomos atendidos imediatamente. Ha UM ANDAR do hospital isolado (e lotado) para os casos.

A imprensa ta levando livre o dr osmar. Ele mesmo reconhece que alem das 70 mortes confirmadas, há mais 130 aguardando confirmaçao.
Lembre-se que ate agora sao 2400 obitos no mundo e o rio grande do sul tem 200, é mais de 8% das mortes...

santo

Municiária de PoA disse...

A propósito quem é e onde está o Secretário de Saúde de Porto Alegre? Ah, deve estar como o prefeito! Onde mesmo? Desde o início desta calamidade nunca os ouvi, nem vi em nennhum meio de comunicação. Conforme o secretário estadual está tudo bem, sob controle, etc. Bem onde? Controle de que? Sugiro ao secretário Terra, visitar os postos de saúde e verificar o empilhamento de pacientes nos corredores e as condições de trabalho dos funcionários.
Laís Rodrigues

edu disse...

O que acontece se eu nao tomar remedio??

Se ficar em casa tratando a gripe como uma gripe normal??

Nao quero tomar esse remedio produzido pela mesma empresa que manipulou o virus.

Dessa forma, os lucros da empresa farao com que ela desenvolva outra gripe ano que vem.

Gripe da ovelha...

Anônimo disse...

E o SUS responsabilidade do Governo Federal está funcionando que é uma beleza.

Oscar T. disse...

Acho que é boataria..todas pessoas que conheço que trabalham em hospitais (enfermeiras e 2 medicos)falam q é preocupante mas ninguém tem a gripe A, só a comum e morrem por esta, como sempre foi: pessoas jovens idosos(maioria) e obesos. Em comum, serem pobres, passarem frio, não terem noções de higiene.

Cropsiva disse...

Mais uma atitude patética do blogueiro...Se demora 40 dias, e o diagnóstico é precário, como essa pretensa pediatra diz que morreram 13 de Gripe A:!!?!?!??!?! E a gripe comum e pneumonias comuns pq não??? Elas matam milhares de pessoas no RS todo o ano...é ´péssimo, com certeza, o capitalismo tem culpa? ecidentemente...agora fazer alarmismo com essa história de Gripe suina (é SUINA mesmo, pq gerada na produção CAPITALISTA intensiva) é de última. Parabéns Feil, vai aumentar o nºs da ROCHE, estimulaar a auto-medicação, fortaleer o virus, endim...cansei do blog. Tchau!

c'est la vie disse...

tenho uma parente, além de duas amigas, que são técnicas em enfermagem. uma trabalha na santa casa, outra amiga e minha parente, no conceição. o que posso dizer é que elas estão apavoradas com a pandemia de gripe. a minha parente, por exemplo, foi trabalhar num final de semana e me contou que quando recebeu o plantão, tinha uma morte por gripe e no dia seguinte, quando foi entregar o seu plantão, mais um óbito. ela disse que antes eram paciente com fatores de risco, como soropositivos e pessoas com câncer, mas que agora estão morrendo pessoas jovens e saudáveis.

sinceramente, eu não sei em quem acreditar. não sei se a minha parente está muito impressionada ou se as autoridades estão realmente ocultando dados!!!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo