Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Sem-terra é morto em despejo na fazenda Southall


Brigada já teria levado o corpo sem vida ao hospital

O trabalhador rural Elton Brum da Silva foi morto na manhã desta sexta-feira (21/8) em São Gabriel (RS). O trabalhador foi levado por policiais da Brigada Militar que faziam o despejo da Fazenda Southall à Santa Casa do município. No entanto, os funcionários do hospital se negam a dar informações e dizem que devem ser obtidas com a polícia, que também está omitindo o fato.

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) lamenta com pesar o ocorrido e responsabiliza os governos e a Justiça. É de conhecimento público a truculência usada pela Brigada Militar nas ações de despejo. Mesmo assim, os poderes públicos optam por tratar as questões sociais, como a reforma agrária, como caso de polícia.

Dias atrás a Brigada Militar já usou métodos de tortura física para inibir manifestações dos trabalhadores rurais no município de São Gabriel.

Hoje, os brigadianos estavam armados com espingardas calibre 12, para disparos a curta distância e com grande poder de destruição. Um projétil desses derruba um indivíduo instantâneamente, abrindo-lhe um orifício de cerca de oito centímetros de circunferência no peito.

22 comentários:

dejavu disse...

Próxima manchete da mídia se antecipando:

"MST conseguiu seu morto!"

Anônimo disse...

Canalhas! Covardes! VIVA O MST!!!

fradinho disse...

Yeda "eu prendo e arrebento" parabens! Parece que conseguistes!

Anônimo disse...

Foi morto?
Por quem?
Como foi?

dejavu disse...

Segundo o presidente da Comissão e Cidadania e Direitos Humanos - CCDH da Assembleia Legislativa do RS, deputado Marcon (PT), foi um disparo de calibre 12, pelas costas, que matou o agricultor Elton Brun da Silva de 44 anos.

http://tomandonacuia.blogspot.com/2009/08/tiro-de-calibre-12-mata-semterra.html

zé bronquinha disse...

A banda podre da polícia militar desse estado,comdada por um facínora e por uma larápia, se encontram bem alimentada de suculentas churrascadas bancada pelos gigolôs de vaca, conseguiram seu intento. Contudo não irão intimidar as pessoas de bem e não de"bens" que lutam por uma vida melhor.

Anônimo disse...

agora a demente conseguiu!!!!
essa é a policinha safada (jagunçada) a mando do governo MAIS CORRUPTO da história do rs.
ps: hoje deve ter festa no antro das piores ratazanas deste estado, a farsul...

Anônimo disse...

O MST tanto fez que agora conseguiu seu mártir.
A demagogia agora vai longe em cima do corpo do pobre que morreu.
Lamento pela família deste homem.

marcelo disse...

Isso é revoltante!
Sim, ela conseguiu o que tanto queria...

Anônimo disse...

Tinha que ser anônimo para defender esta policia delinquente que se tornou a PM do Rio Grande do Sul.

A truculência dos fascistas no governo do RS só podia dar nisso: banditismo.

E o bandido que fez isso vai ser julgado pelo amigo do Fraga, o Mendes.

Pobre Rio Grande.

Claudio Dode

Anônimo disse...

Olha, não falta mais nada para este estado...!!! A véia fechou com chave de ouro!!!

E esperem para as próximas horas a operação ABAFA O CASO. Nada como ter alguns formadores de opinião no bolso, já diriam os quadrilheiros do Piratini.

sil

Anônimo disse...

O que circula nas rádios do interior do estado é que o agricultor morreu de "mal súbito".
FORA YEDA!
FORA CORJA DE LADRÕES!

Anônimo disse...

O que circula nas rádios do interior do estado é que o agricultor morreu de "mal súbito".
FORA YEDA!
FORA CORJA DE LADRÕES!

Anônimo disse...

Jornalzinho da globo informou da morte, e passou batido sobre as circunstâncias. A matéria foi tratada como irrelevante, como se não interessasse a ninguém alguma informação sobre as circunstâncias.

Pois eu me interesso, e acho gravíssimo que um homem tenha levado um tiro de 12 pelas costas, da brigada. Não creio ser armação do MST. Embora não saia na ZH, a agressividade da brigada é notória em protestos feitos por professores e alunos. Imagina como deve ser contra o MST, vistos como o demônio até pela nossa bem informada classe média?

Guilherme Tolotti

giovani montanher madruga disse...

engraçado, havia uma equipe da rbs no local, passou no jornal do almoço, com reporter e camera e incrivelmente eles não possuem nenhuma imagem do, por eles dito, "confronto". apresentaram imagens anteriores e posteriores, deve ter dado algum problema no equipamento deles.
vamos aguardar maiores informações dessas imagens, logicamente sem perspectivas.

Adriano disse...

BRIGADA ASSASSINA! YEDA ASSASSINA! LATIFÚNDIO ASSASSINO: RESPONSÁVEL PELO "BURACO/ FIM-DE-MUNDO" QUE HJ É A FRONTEIRA-OESTE DO RS!!!!!!!!!!!

Anônimo disse...

É um dia de luto para todo o RS. Minhas condolências aos familiares e amigos do agricultor assassinado, com uns versos de Violeta Parra (La Carta) : "habráse visto insolencia/ barbárie y alevosia/ de presentar el trabuco y matar a sangre fria/ a quien defensa no tiene/ con las dos manos vacias/ Si!!! Por suerte tengo guitarra/ para llorar mi dolor/ también tengo nueve hermanos fuera del que se engrilló/ todos revolucionarios/ con el favor de mi Dios/ Si!!!

Anônimo disse...

lendo os comentários de "leitores" de certo pseudojornalista da praça (amigo do chico falcatrua fraga e do coroné psicótico), só tenho uma coisa a dizer: são tão ou mais CANALHAS que o próprio, gente que merece, no mínimo, uns bons duns relhaços no couro pra deixarem de ser PILANTRAS, SEMVERGONHAS E ORDINÁRIOS!!!

Anônimo disse...

Assombroso é a conivência do MP com este governo corrupto e criminoso.

Para atender o anseio do PRBS a promotora de São Gabriel não conteve um elogio ao crime e aos criminosos:

"-Eles foram extremamente competentes."

Depois diz ... Nós tínhamos uma visão, mas relativamente limitada. E além disso, acho que para minha própria segurança (sic), o coronel me manteve a uma DISTANCIA ADEQUADA. Eu estava mais próxima do que a imprensa, MAS EU ESTAVA BEM DISTANTE DO ACAMPAMENTO SM SI.

Para que mesmo levaram esta procuradorzinha?

Para ela dizer que são pistoleiros competentes? Porque como policias são imcompetentes e mal dirigidos por fascínoras escolhidos a dedo.

A função dela foi lamentável e aceitou que o coronel a colocasse nua DISTANCIA ADEQUADA. BEM DISTANTE DO ACAMPAMENTO EM SI.

A frase: Eles foram extremamente competentes já deve ter ido pronta.

O MP gaudério e a BM querem mesmo liquidar com os sem terra, inclusive os métodos já foram explícitos: tirar a escola dos pequenos e dos mais graudos tiram a vida.

Claudio Dode

Pedro Pedreiro disse...

A Briosa é a Polícia Política da Quadrilheira, o resto deixa pro Lasier Martins que ele dá um jeytinho de ajeitar com seu moralismo de cuecas e seus comentários futriqueiros . FORA YEDA, FORA RBS, FORA JAGUNÇOS DA BRIGADA !

Anônimo disse...

Giovani Avila Blumenau SC Engenheiro

Repito meu comentário no RS urgente
E muito chocante ver uma cena destas Marco, mas não tem outro jeito.
http://rsurgente.opsblog.org/2009/08/21/fotos-mostram-que-elton-foi-morto-pelas-costas/#comments
Nem no tempo das disputas da fronteira, não se matavam pelas costas um homem, aliás, aqui nesta terra enfrentavam-se homens frente a frente, cara a cara, tu sabia que poderia morrer, mas não temia a traição de um tiro ou golpe pelas costas. Não é folclore que na guerra dos farrapos um militar subjugou outro adversário e ao prendê-lo devolveu-lhe a arma: Disse-lhe que estava preso, mas não precisava estar desarmado.
Na primeira guerra russos e alemães deram-se trégua e confraternizaram em suas trincheiras, trocaram presentes no natal. Nos 500 anos de nosso país, indios foram entrincheirados e alvejados na Bahia, policiais em São Paulo se degladiaram, na USP estudantes, professores e polícia se engalfinham, em Ouro Preto, a cidade é sitiada para evitar o contraditório e o sagrado direito de protestar e a mídia protege esse staff dos “Tucanos e Democratas”. Cada vez mais me convenço que com todos os defeitos que porventura tenha, Lula ficará pra história como um dos maiores conciliadores de nossa história recente. A despeito de seus percauços sinto orgulho de ser um cidadão de um país que tem Lula como presidente, tenho nível universitário, mas sinto-me muito seguro que entreguei meu voto a pessoa certa, um operário e farei a coisa certa de novo em 2010. Nas favelas do Rio, a pólvora começa a ceder à firmeza do aperto de mão e do estado cidadão. Para aquela atriz platinada, que diz que sentia medo em 1985 e 2002, ou a colunista social que está temerosa, e tantas outras Reginas e Danusas, sugiro que leiam este comentário e descubram o que é medo de verdade.
No fundo é simples entender, Yeda alvejou à todos os gaúchos pelas costas, a RBS (Globo) à municiou , e a brigada (PM) foi apenas o instrumento.
Que deus tenha pena de nós, que esse homem descanse em paz…

Anônimo disse...

FOI MORTO UM CIDADÃO E COM TIROS PELAS COSTAS....Sou mulher e deficiente ,mas já fui uma vez e vou de novo.São Gabriel nos aguarde... QUEM VAI COMIGO????????

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo