Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Fazendeiros guascas ainda mantém escravos em suas propriedades

Operação resgata trabalhadores em situação análoga à escravidão

Uma operação envolvendo o Ministério do Trabalho e Emprego, Polícia Federal e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais do Município de São José do Norte (RS) desarticulou um foco de quatorze trabalhadores em situação análoga à escravidão.

Entre as várias irregularidades, os auditores identificaram muitos trabalhadores em situação informal, habitações precárias, falta de água potável e segurança. Além disso, eles tinham que consumir alimentos em estabelecimentos indicados pelos aliciadores em que os preços eram superfaturados. Os trabalhadores serviam a fazendeiros da região, atuando no corte e desbaste do eucalipto. A informação é da Agência Chasque.

................................

Operação combinada como essa de São José do Norte (próximo a Rio Grande, na Zona Sul do RS) pode muito bem acontecer em duas outras situações de flagrantes irregularidades trabalhistas, embora ainda não análoga à escravidão. Refiro-me às seguintes situações suspeitas:

1) menores de idade distribuindo material publicitário de incorporadoras de imóveis em semáforos de grande fluxo em Porto Alegre, especialmente nos finais de semana.

2) peões e tratadores de animais de empresas agropecuárias que participarão da Expointer 2009 no Parque Estadual de Esteio (a grande festa-feira do agronegócio sulino), cujas instalações, ano após ano, são permanente objeto de irregularidades pelo desconforto, jornada excessiva, insalubridade, precariedade, constrangimento moral e insegurança.

4 comentários:

Anônimo disse...

Sr Cristóvão Feil, me perdoe por mudar de assunto, mas acho importantíssimo que o Sr assista video do programa "Entre aspas" de Mônica Waldvogel sobre o caso Lina. É uma entrevista com o ex-secretário da Receita de FHC, e mais dois técnicos de alto nível sobre o as denúncias de Lina. O video (da Globo 1) encontrei no site Terra Goyazes, com link também no blog do Nassif. Imperdível. Surpreendente. Fundamental para deixar claro tudo que está acontecendo na Receita Federal. OK?

Carlos Eduardo da Maia disse...

Anônimo, a entrevista do Edevaldo Maciel está no Terra Magazine do Bob Fernandes. Quem tocou no x da questão foi um post que encontrei aqui mesmo no DG e que publiquei no Depósito de um tal de "Por dentro da Receita": "O Governo resolveu defenestrar a Lina para satisfazer os doadores de campanha de 2010, além de satisfazer grandes empresários com ligações diretas com Lula e Dilma, como o Gerdau, por exemplo. A dúvida que eu tenho é porque o governo nomeou a Lina se não queria que os grandes contribuintes fossem fiscalizados. Essa é a incompetência básica do governo, que criou uma crise onde ela não existia."

Anônimo disse...

O "Por dentro da Receita" só mostrou, ao abrir sua boca, que está bem "por fora". Tentou criar mais um factóide, só isso. Como toda oposição e todo palpiteiro de plantão, mordeu a língua.

Esse tipo de discussão é conversa de gente grande, seu Maia.

Leandro Brasil.

Anônimo disse...

Os peãos na Expolatifúndio sacrificam-se em condições subumanas naqueles dias.
Porém, acabam aceitando pois o Todo Poderoso (patrão) diz que não tem outra alternativa (contratar mais mão-de-obra está fora de cogitação) e também porque na feira o patrão confraternizará junto com os peões com colesterol (churrasco )e alcool (cerveja) 0800. Que patrão bondoso!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo