Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 15 de setembro de 2009

MDA investe forte no jornal Zero Hora



Ministério do Desenvolvimento Arcaico

É um absurdo, sob qualquer aspecto que se analise, que o jornal Zero Hora, um veículo compromissado com o estamento mais arcaico, que mais concentra renda, menos distribui riqueza e menos gera ocupação de mão-de obra dentre todos os setores produtivos da economia, e que por isso criminaliza o MST, um dos pilares da agricultura familiar e sustentável brasileiras, receba verbas do Ministério do Desenvolvimento Agrário, a título de veiculação de peças de propaganda [ver acima], divulgando, exatamente, a agricultura familiar, e em celebração à feira que representa, justamente, o modelo produtivo que precisa ser superado a fim de se atingir um desenvolvimento justo, equilibrado e sustentável.

Nada pode ser mais antiagricultura familiar do que o modelo produtivo latifundiário da metade sul do RS, que anualmente celebra sua hegemonia em um encontro devotado [a Expointer 2009], exclusivamente, à circulação de capital dentro desse próprio modelo, retroalimentação que, para muitos, chega mesmo a ser condição de sobrevivência material, dado o grau geral de estagnação produtiva de um estamento que, atualmente, subsiste de ideologia.

Pescado do ótimo blog La Vieja Bruja.

.....................

No último sábado (12), em Santa Cruz do Sul (RS), eu mesmo ouvi o discurso e vi os gestos teatrais do ministro Guilherme Cassel, do MDA. Ele falava em um evento do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), quando da inauguração de uma unidade modelo da organização que reúne os agricultores familiares e camponeses.

Essa unidade do MPA é um exemplo a ser seguido, porque contempla a produção de alimentos e a geração de energia (biocombustíveis), e também é um centro de formação de quadros, difusão de conhecimento e resgate da cultura camponesa tão massacrada pelo deformante modelo do agronegócio, que compromete a saúde humana e o meio ambiente.

Há uma disputa política entre os dois modelos: de um lado, a agricultura camponesa, de outro, a agricultura não-sustentável do agronegócio, historicamente dependente dos financiamentos estatais, os quais vive negaceando para pagá-los, já desde os tempos de Getúlio Vargas.

Pois bem, o ministro Cassel falou bonito, falou o de praxe, modulou o seu discurso à platéia que o ouvia atentamente. No final, acreditem, com o punho erguido, gritou vivas à agricultura camponesa e à reforma agrária. E nem ficou corado.

O ministro Cassel é o mesmo que manda o Ministério do Desenvolvimento Agrário fazer investimentos em veiculação de publicidade no jornal Zero Hora e - pasmem - para saudar a realização da festa-feira maior do agrobusiness sulino. E mais: na peça publicitária ousa falar em nome da "agricultura familiar", sem autorização dos movimentos sociais para fazê-lo, apossando-se de uma condição que não lhe foi conferida.

Cassel percorre uma trilha política temerária, com os pés em duas canoas, sequer suspeita que as canoas não têm o mesmo destino, e inevitavelmente irão bifurcar os seus caminhos. Mais cedo ou mais tarde. Quando então, ele afundará nas águas turvas da subpolítica de conveniência e da retórica balofa para enganar desavisados.

7 comentários:

Anônimo disse...

QUE FIQUE CLARO. A PETEZADA, O MST E TODA ESSA CORJA QUE OS ALIMENTA, ESTÃO APENAS INQUILINOS DO GOVERNO FEDERAL. AQUILO LÁ NÃO É DE VOCÊS.
ANO QUE VEM, BABAUS.
NÃO SE ADONEM DO PAÍS QUE ELE TEM DONO E O DONO É TODO O POVO BRASILEIRO E NÃO APENAS A SEITA DE VOCÊS.
SAI PRA LÁ BICHO RUIM.
GAÚCHO

Anônimo disse...

é mto sectarismo...nessa luta temos que disputar espaço meo e não ficar aí chorando o tempo todo mãos à luta..uma publicação eventual não tira a virgnindade

Marimbondo Oveiro disse...

hehehehehehe... disputar espaço na Expointer e pagar a Zero Hora, que vive ridicularizando o governo Lula. Dia desses tiraram o maior sarro na ZH do churrasco com vidro que Lula teria oferecido ao Sarkô. A disputa pelo espaço não é dentro da ZH e ainda pagando, a disputa política é na sociedade, nos movimentos socias. É anunciar novos índices de produtividade e bancar esse anúncio, fazer com que ele passe a vigorar.

Quero ver vc e o ministro Guilherme defender essa posição em público, que tem que disputar espaço dentro da RBS hehehehehehehehe......

juarez disse...

Anônimo das 16:48, vc é um picareta ou uma infiltração da direita. Publicação eventual? Vá ver a VEJA e a editoral Abril o quanto tem publicidade das estatais e do gov federal. A Abril é a maior fornecedora de livro didático ao MEC. O gov Lula sustenta a Abril praticamente. Alguém já disse que a Abril deveria ser privatizada de tanta verba que recebe do gov. federal.
Isso pra vc é disputar espaço, seu picareta despolitizado.

Anônimo disse...

Socorro, o que está acontecendo com este blog. Faz algum tempo que não passo por aqui, e levei um susto. Mudou tudo por aqui, os comentários são sofríveis. E a crítica ao ministro é desnecessária, ouvi uma entrevista dele outro dia durante a e´xpointer e adorei, achei ele muito preparado e de uma simplicidade muito rara. Não importa o que ele fizesse ou dissesse, aqui no Estado a crítica é só para os PTistas, não vejo estes mesmos aí de cima, se posicionando contra os ladrões que estão "trabalhando" pelo nosso Estado. Vamos criticar estes ladrões aqui, parece até que aqui no Estado está tudo certo, vamos olhar para o nosso umbigo antes de ficar decidindo de quem é o Brasil, vamos primeiro garantir nosso Estado que está se esvaindo.
lia

Unknown disse...

o Cassel não é DS? E falando nisso cade o Rosseto? Só aparece em vespera de eleições? PT quem te viu quem te ve.

democracia "socialista"? disse...

O pior é ver a racionalização do processo de rebaixamento programático. Agora criticar a propaganda na ZH é sectarismo. Esqueceram o que a ZH, FARSUL e cia fizeram com o próprio gov. Olívio?? É muito indignante de ver como o pragmatismo e a sede por micro espaços de "poder" iludem!! E a desculpa é sempre a mesma "no MDA estamos disputando os rumos do gov. Lula", é uma palhaçada.


"Quero ver vc e o ministro Guilherme defender essa posição em público, que tem que disputar espaço dentro da RBS hehehehehehehehe......" (2)

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo