Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 27 de setembro de 2009

ZH vampiriza jornal de São Paulo



Jornal da RBS chupa matéria de canudinho e não dá crédito

Com o franco intuito de estimular a desinteligência entre duas lideranças nacionais do campo lulista, a Folha publicou ontem - sábado - matéria onde aponta uma certa disputa entre o deputado Ciro Gomes e a ministra Dilma Rousseff.

Pois, hoje - domingo - o principal jornal da RBS não só copiou a pauta da Folha como o próprio conteúdo da matéria feita pelos repórteres Ana Flor e José Alberto Bombig. E o mais grave é que Zero Hora dominical sonegou o crédito.

Agora, temos uma nova modalidade de jornalismo aqui na província: o jornalismo-vampiro - a extorsão da força e da vitalidade de outra publicação com a finalidade de angariar prestígio e popularidade junto ao seu leitor/consumidor.

24 comentários:

Anônimo disse...

Não foi a primeira vez, não será a última. A medida de nosso provincianismo e a evidência da incompetência e a má-fé deles.

K.T.E. disse...

Menos Feil, bem menos. Isto não é incomum no jornalismo, e ainda, é um clássico exemplo de myside bias. Jornais publicados diariamente há decadas, com dezenas de matérias em cada edição, relatando os mesmos fatos de importância nacional. Em termos matemáticos é inevitável aconter esta suposta cópia, o curioso é que a mente humana presta atenção apenas nas coincidências e ignora as dessemlhanças.

Juarez Prieb disse...

hahahahahahahahaha

"Em termos matemáticos é inevitável acontecer esta suposta cópia"

Em termos matemáticos é INEVITÁVEL?

hahahahahahaha Ricardinho você é óóótemo!!!!!!!!!!!!!!

OK, guy! Fim de sarro. Agora explica esse teu "em termos matemáticos".

K.T.E. disse...

ZH tem o que, umas 60 páginas? Digamos com uma matéria/coluna/artigo para cada 1,5 página, arrendondando para 40 matérias/artigos/colunas por edição ao longo de 40 anos dá o que? Centenas de milhares, meio milhão de matérias, assim com certeza tu vai achar semalhanças, até com o diário de cascatinha.

Leandro Bierhals disse...

Que a RBS é mico-amestrado do que é feito pela nave-mãe Globo, todo mundo sabe. Agora, essa chupada de hoje juntou a fome com a vontade de comer porque, além de facilitar da RBS, que com isso economiza tempo e grana, entra em sintonia com mais essa manobra do PIG para influenciar o jogo eleitoral. E, como diz aquele partido...Brazil, zil, zil.

Juarez Prieb disse...

Isso é cálculo de probabilidade, seu bocó de mola. Não é matemática, nem aritmética. Mas o engraçado é que a probabilidade tua sempre é em favor da ZH. Gozado, né Ricardinho, que ninguém nunca vem "copiar" matéria deles. Essa probabilidade nunca acontece CONTRA a ZH, sempre a FAVOR da ZH. Antes esse jornalismo se chamava Gillette Press, hoje é o Copiar/Colar.
E tu tá defendendo esse lixo por que? Trabalhas na casa, Ricardinho? Comes o pão que o diabo amassa com os pés? Pra ganhar 1.500 reais líquido? Ah!, tem o plano de carreira. Tu pode subir na vida dentro da RBS. Mas tem que babar muito ovo peludo até chegar ao conforto, né Ric? Teu pai sabe disso?

SBENTENAR disse...

- BUENO!! MATEMATICAMENTE NÃO FALANDO, MUITAS MATÉRIAS PUBLICADAS NO PIG NACIONAL QUANDO REFERÊNCIA ÀS ESTREPOLIAS DA DIREITA GOVERNAMENTAL GUASCA, ABAIXO DO MAMPITUBA, NÃO HA MATÉRIA QUE SEJA CONSIDERADA ASSEMELHADA, PORQUE A BLINDAGEM IDEOLÓGICA E FINANCEIRA EVITA TRATAR DO TEMA. QUANDO OS INTERESSES COINCIDEM ATÉ UM ESTAGIÁRIO CONHECE O COMANDO RECORTAR/COLAR E O EDITOR A SINONÍMIA DO AGRADO DO PATRÃO.

Anônimo disse...

ZH assina o pacote de notícias da Agência Folha que lhe dá direito ao uso de todo o noticiário nacional da referida agência. E, contratualmente, não é preciso creditar. Simples assim. Acontece em todos os jornais que assinam a Agencia Folha, não só com ZH.

Anônimo disse...

Vocês não viram que o Ricky é o novo Maia? O cara não sabe de matemática, nem português (o texto é sofrível), muito menos de inglês, necapau de jornalismo e menos ainda de política, mas dá pitaco em tudo..
Menos (vírgula) Ricky, menos.

Pereira Lima disse...

Desconheço contrato de agência noticiosa ou de imagens que permite omitir o crédito. Isso não existe. E o crédito aos repórteres profissionais que produziram a matéria? Isso não existe. Juridicamente não é uma relação entre duas partes, tem inúmeros profissionais entre os dois contratantes, como eles podem ficar alienados por um contrato leonino? Esses dois repórteres da FSP podem muito bem entrar com uma bela ação trabalhista contra a RBS, por esbulho de autoria, dano moral e direitos outros.

Anônimo disse...

Não podem, Pereira. Eles vendem os direitos da matéria pra Agencia Folha que, por sua vez, revende. É tudo contratual. Ai, que preguiça dessa discussão improdutiva.

Leandro Bierhals disse...

Myside bias é a resposta que alguém, que trabalha na ZH dá para quem pergunta aonde pode encontrar os jornalistas da empresa: "Nas baias do meu lado".

Suzie disse...

A mídia gaúcha tem como MARCA: RECORTA e COLA!
O Correio do Povo, a ZH, o SUL...
Jornalistas gaúchos estão em declínio?

K.T.E. disse...

Vocês petistas não costumam ser muito tolerantes a opinião alheia.

Anônimo disse...

Realmente, Porto Alegre está aquem, em termos de desenvolvimento urbano e urbanistico, à sua posição de capital da 4a economia nacional. Um exemplo de preservação e desemvolvimento aí perto é Curitiba, que, tal qual POA, tem qualidade de vida e, mesmo assim, tem mais cara de metrópole.

Salvador, por exemplo, cidade menos rica, com maiores problemas sociais e, situada numa peninsula de topografia desafiadora e extremamente dificil, ousa em projetos e soluções, tipo metrô, vias expressas e predios altos.

Com todas as mazelas, Salvador está prestes a ganham o maior prédio residencial do Brasil (o projeto está entre 52 e 60 andares - se bem que este está sofrendo críticas da população em seu entorno), alem de uma série de predios acima dos 35 andares, alguns acima dos 40 (uma barreira nacional até pouco tempo).

POA precisa parecer ser a capital de uma das maiores economias nacionais, embora seja uma belíssima cidade, lhe falta essa cara de metrópole.

Anônimo disse...

Só porque é comum na imprensa brasileira faz anos, isso não é prova de qualidade.
É mediocridade mesmo.
Isso não se faz por aí mundo afora, é muita chinelagem, as pessoas tem vergonha de fazer.
Acostumem-se a ler o NYT, o Guardian, Independent, Economist, vejam se algum jornal decente faz essas gauchadas.

Anônimo disse...

JORNALISMO Crtl + C, Crtl + V

Anonimo "scontece em todos os jornais que assinam a Agencia Folha"

acrescente aí: todos os jornais PROVINCIANOS...ZH, O Sul... tudo Crtl+C, Crtl+V.

Anônimo disse...

Não é questão de vampirização. É que a pauta já veio prontinha para todos. Não se pode mudar o release, senão o Vampirão Nosferatu não gosta.

isabela disse...

É um contrato com a Agência Folha. Só isso. 90% dos jornais e sites têm. As matérias chegam num pacotão. São enviadas pelos funcionários da Folha, que recebe grana por isso. O mais honesto seria creditar, mas isso acontece diariamente, há anos. Tempestade em copo de água. Tem assunto demais pra escandalizar, não precisa esquentar uma limonada.

Juarez disse...

Tempestade em copo de água, Isabela?
Isso diz respeito à qualidade de um jornal, no caso a desqualificação da ZH.
Um jornal respeitado, com bons textos, fazendo Jornalismo com J maiúsculo, com profissionais bem remunerados e sem rabo com os anunciantes não faz isso. Copiar/Colar é coisa de jornal de quinta categoria e o pior é que eles ainda escondem essa trairagem, sinal de que tem consciencia do erro que cometem.

Anônimo disse...

Estamos falando de profissionais que ganham 50 mil para fora na editoria e principais colunas.
Isso aí, nem jornaleco de centro acadêmico faz, até mesmo por questão de caráter.
Atuam como sucursal, como frente partidária, "batendo junto" a mensagem.
É por isso que não dão créditos.

Anônimo disse...

PARA ZH E RBSTEIRA, quando falam MATEMATICAMENTE é quando a Matematica mente.

Anônimo disse...

Gente, sou jornalista. Jornal já morreu há muito tempo. A informação migrou definitivamente para espaços como este. Lá na ZH deve ter 3 repórteres, mal pagos e passando fome, para preencher trocentas páginas com a ideologia do tio...lamentável onde isso foi parar.

Alice disse...

Dilma e Ciro estão no campo político do Projeto que trabalha pelo desenvolvimento do Brasil. Eles estão sintonizados para a consolidação dos programas, em andamento,do Governo Lula.
Portanto o que está nessa manchete da Folha e reproduzida por ZH, tal qual, nada mais é do que uma notícia plantada e paga, pelo jeito vampiro e feio de ser do vitual candidato do psdb.

Dilma e Ciro são virtuosos, inteligentes e logo percebem as armadilhas dos tanatos.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo