Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Aracruz de Guaíba está sendo vendida a chilenos



As promessas de 2006 ficaram na saudade

A Aracruz Celulose, incorporada pela Votorantim Celulose e Papel (VCP), negocia a venda da Unidade Guaíba com o grupo chileno Empresas CMPC. O valor do negócio é US$ 1,43 bilhão, sujeito a ajuste. A venda da unidade foi antecipada pelo jornal Valor em reportagem publicada no último dia 16.

De acordo com fato relevante divulgado pela Aracruz, já foi assinado um memorando de intenções com a CMPC, que terá exclusividade nas negociações por 90 dias.

O acordo de venda inclui uma fábrica de celulose com capacidade de produção de aproximadamente 450 mil toneladas anuais e uma fábrica de papel, que pode produzir cerca 60 mil toneladas/ano.

O comprador também leva os terrenos com uma área aproximada de 212 mil hectares e as licenças e autorizações para expansão da fábrica de celulose, projeto que pode elevar a capacidade para cerca de 1,75 milhão de toneladas.

Conforme apurou o Valor, a intenção dos acionistas não era vender a unidade que fica no Rio Grande do Sul. Mas a oferta pelo ativo foi alta o suficiente para que a proposta fosse avaliada. A informação é do portal Valor Online, repassada pelo jornalista Daniel Cassol.

.....................................

O governo Yeda Crusius, a partir desta notícia, deve uma explicação ao Rio Grande do Sul, bem como o jornal Zero Hora.

Conforme badalou na capa o jornal da RBS, edição de 30 de junho de 2006 (ver acima), os investimentos da papeleira iriam beneficiar cerca de trinta municípios da Metade Sul e gerar 12,5 mil empregos, graças a um investimento de 1,5 bilhão de dólares.

Prometeram - Yeda, a RBS e a papeleira quebrada (pela jogatina financeira no mercado de derivativos cambiais em 2008) - e não cumpriram.

A papeleira não só não realizou nenhuma dessas promessas, como agora, a própria está sendo negociada pela quantia de 1,43 bilhão de dólares com um grupo de investidores chilenos.

Clique nas imagens para ampliá-las.

2 comentários:

Anônimo disse...

Todo o discurso de "atração de investimentos" precisa ser denunciado.
Para atrair uma grande empresa se deixa de apoiar dezenas de empresas locais e os motivos para isso ocorrer dessa forma são muito suspeitos.
É que determinadas abordagens são melhor trabalhadas em grupos pequenos.

Luciano Viegas disse...

É bom ter pessoas que façam esse resgate numa história recente mas já esquecida.

ps: Só agora fui notar a semelhança da logomarca da Aracruz com a Suástica. Interessante.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo