Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 22 de setembro de 2009

Globo e Record têm concessões renovadas sem debate público


Isso é um escândalo! As duas emissoras representam 60% da audiência no País

As concessões de TV de quatro emissoras da Rede Globo e duas da Record foram oficialmente renovadas na última quinta-feira (10) pelo Congresso Nacional. Assim, as duas empresas ganham permissão para transmitir suas programações por mais 15 anos. No caso da Globo, esse prazo vai até 2022 e da Record, até 2013. Assim como acontece com os outros processos de renovação de outorga na radiodifusão, não houve a participação dos mais interessados no assunto: o público.

As renovações em questão ganham ainda mais importância por se tratarem de emissoras próprias das duas empresas, que respondem hoje por mais de 60% da audiência de TV no país. Além disso, nos dois casos as outorgas renovadas são para as chamadas “cabeça-de-rede”, que centralizam maior parte da produção que é transmitida pelas afiliadas espalhadas pelo país. As emissoras da Rede Globo cujas concessões foram renovadas ficam em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Já as da Record estão situadas no Rio e em Itajaí (SC).

A análise dos processos, que passam por dois ministérios – o das Comunicações e a Casa Civil – e pelo Congresso Nacional, durou pouco mais de dois anos. Este prazo contrasta com a morosidade registrada para os demais processos de renovação. Há casos de emissoras funcionando com licença vencida há mais de 10 anos. A informação é do jornal Brasil de Fato.

......................................

No Brasil, a liberdade de imprensa é a liberdade da mídia oligárquica. O direito à livre informação é a "liberdade" de ver/escutar a mentira ideologizada das tradicionais empresas midiáticas do pensamento único.

O lulismo de resultados compactua e é conivente com esse atentado à cidadania e a favor do lixo midiático.

Jamais seremos um país independente com um povo emancipado convivendo diariamente com o produto desqualificado e rebaixado que jorra todos os dias dessas duas emissoras de televisão.

7 comentários:

Anônimo disse...

A tua habilidade política é sensacional, Feil. Queria ver tu, presidente, cortando concessões.

Tire as novelas do povo e o país explode. O Lula, que é esperto, é capaz de ainda pedir uma ponta na novela das 8h.

Gustavo Guglielmi disse...

Por causa de esperteza como a de vc anônimo é que o Brasil é um dos países mais injustos socialmente do mundo.
As oligarquias sempre fizeram isso que vc está elogiando, dando circo pro povo se divertir. As novelas que antes davam 60% de audiência na Globo, hoje não passam de 25%. Vc sabe explicar o que está acontecendo seu espertalhão? Sabe que a tv está com os dias contados? O problema não são as concessões, é a forma como são distribuídas, sem debate público, sem exigência de contrapartida, de forma autoritária e patrimonialista. Lula acaba fazendo o jogo das oligarquias que tanto critica.

Nelson Antônio Fazenda disse...

Na verdade, Feil, a liberdade de imprensa confunde-se com a liberdade da mídia oligárquica aqui e na maioria dos países desse nosso mundão.

Oscar T. disse...

A TV brasileira é desqualificada? Sim. Porém é bem melhor que a TV dos EUA e algumas da Europa! Se TV de qualidade fosse pressuposto p/ independencia e progresso de um povo, estes jamais teriam chegado a onde estão.

Anônimo disse...

Tá na hora de repartir o latifúndio das dezenas de canais da TY Digital.
Aí os puxa-sacos automáticos vão ter mais canais para ver e quem sabe se tocam que ser escrupuloso, ético e legalista paga a pena.

Anônimo disse...

A TV brasileira é excelente para seduzir e influenciar, nisso o anônimo das 23:21 está certo, mas pouco ética para informar e influenciar.
Nós não acabamos de dissolver um factóide de um caderninho achado no lixo ? Isso é falta de padrões e ética em jornalismo.
São mentiras embaladas com o mais fino açucar.
Não se entupa com esse açucar, ele causa esclerose e apequenamento à cidadania.

Anônimo disse...

A Tv brasileira nada mais é que um dos braços comerciais do PIG. Seja vendendo enlatados, seja vendendo notícias.

Como um companheiro bem nomeou aqui é o Jornalixo.

Só para refrescar é bom ver como os velhos corruptos do pefelê, e as histéricas vozes dos tucanos fazerem ilações sobre fatos e repercute na midia, que abre espaço para os politicos tucanos pefelistas repetirem sem o menor conhecimento e escrupolo, ou, pior ainda, para defender interesses obscuros.

É de notar o que fizeram no caso da Petrobras, fizeram um monte de manchetes falseadas e armaram uma CPI. Já foram duas audiências e por não ter nada que fundamente as suas manchetes. Ficam quietos e se reconhecem incompententes de fazer afirmações e perguntas (Segio Guerra). Mas aí ficou para os desavisados leitores do PIG aquele amontoados de denúncias. E depois não se comenta mais nada para que os idiotas que acreditaram, continuem acreditando. E é só este o objetivo deles: dar espaços para os políticos tucano pelefista e dar a pauta para a reborreia que fica latindo por traz os Anônimos pagos certamente.

No caso da Petrobras fica comprovado, quiseram desgastar a empresa, para na disputa do Pré-sal, com as "cartas embaralhadas" com as noticias produzidas, abrir oportunidades para as petroleiras estrangeiras conseguirem o seu espaço, e certamente o PIG aumentar o seu faturamento.

Claudio Dode

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo