Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 9 de junho de 2010

Inacreditável! Petistas querem jogar Dilma numa armadilha


Visitar dois países quebrados numa Europa à beira do abismo

Leio em O Globo de hoje que Dilma Rousseff fará viagem internacional nos próximos dias, mais precisamente entre 14 e 20 de junho. O objetivo é visitar a França, Espanha e Portugal. Servirá para que sejam produzidas imagens da ex-ministra ao lado de governantes desses países. Esses registros serão usados nos programas eleitorais de TV.

Falando sério, não sei qual foi o gênio que concebeu essa viagem à Europa. Só podem ser "os aloprados do PT", como os denominou o próprio Lula, em 2005. É preciso ver se a notícia se confirma. O Globo pode estar fazendo terrorismo.

De qualquer forma, vejam só: Espanha e Portugal estão com as suas economias praticamente quebradas. Passam por situação similar à Grécia, estão na iminência de uma convulsão social e popular, semana passada aconteceram maciças paralisações e barulhentos protestos de massa nas grandes cidades da Espanha e também de Portugal. Os governos de Portugal e Espanha se antecipam e baixam pacotes de medidas que aprofundam a opção pelo neoliberalismo, arrocho nos impostos, estímulos ao desemprego (ambos com taxas em volta de 20% da mão de obra ativa), subtração de direitos, cortes sociais, demissões em massa e severo freio na atividade produtiva.

De resto, a crise estrutural da chamada zona do euro é generalizada. A Europa, hoje, é uma armadilha. Dilma tem que ficar distante da Europa e de seus líderes. Essa gente afundou os países que governam, não há nada a ganhar posando ao lado de fracassados, ao contrário, há tudo a perder.

O sujeito que bolou essa visita de Dilma à Europa é um alienado, um lunático entorpecido, um perfeito estafermo político. Ou quem sabe um sabotador infiltrado?

O candidato da direita, José Serra, mais isolado que náufrago de charge, não poderia receber notícia melhor: Dilma vai se abraçar - e registrar em vídeo - com os responsáveis pela derrota econômica de Portugal e Espanha.

José Serra, penhorado, agradece.

Foto: Danilo Verpa/Folhapress

6 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Primeira vez que fui a Portugal foi em 1985 e a última foi em novembro de 2009, quando percorri o país do Algarve ao Minho. Dizer que Portugal está quebrado é a baboseira das baboseiras. Portugal está muito melhor do que o Brasil, primeiro porque não se vê miséria e muito pouca pobreza. As rodovias e ferrovias são maravilhosas, porque seguem o padrão de construção da comunidade européia. Restaurantes e bares cheios, hoteis lotados de turistas e é um país muito diferente de 1985. A Espanha idem. É claro que existem problemas de desemprego, recessão etc. Mas isso faz parte dos ciclos do justo e injusto capitalismo. E eu não sou capitalista. Certa esquerda, que não conhece absolutamente nada, adora fazer alardes para encantar os bobos.

Anônimo disse...

Nem o Maia lê mais a ZH, ou qualquer oura imundice do PIG. Porque se lesse ia ver todos eles tratam da quebra de Espanha e Portugal, os dois miseráveis do Euro.

Claudio Dode

Suzie disse...

O Maia CONFESSOU sua responsabilidade!
"Dizer que Portugal está quebrado é a baboseira das baboseiras. Portugal está muito melhor do que o Brasil, primeiro porque não se vê miséria e muito pouca pobreza."
Maia!!!!!!!!!
A tua turma fabricou a miséria e a exclusão.
Durma com este discurso... Maia!

Pmarkes disse...

Feil é fácil entender a estratégia da campanha da Dilma quando analisamos o pensamento míope e torpe do Maia, que representa como pensa a classe média "vira-lata" da região sul. Exatamente a região onde Dilma perde para Serra. A estratégia é mostrar confluência com o pensamento colonizado da classe média guasca e ganhar uns votinhos daqueles que pensam que a Europa é o paraíso na terra.

Anônimo disse...

Acho que não entendi. Qual é o problema de a Dilma ir a países que estão mal economicamente? O eleitor vai achar que ela CAUSOU a crise? aehauajsaehusjakea... a megalomania dos blogueiros petistas está delirante. Acham que comandam a economia global agora.

O grave foi outra coisa: para viajar, ela cancelou participação em sabatina da Folha que estava marcada há 4 meses, com documanto assinado e tudo. Mas documento assinado, pelo visto, não tem lá grande importância pra Dilma.

Serra e Marina vão nadas de braçada.

joao disse...

Não ir a uma sabatina da folha não é nada grave afinal a folha só faz malar a Dilma, Luta etc. Logo a folha que publicou a falsa ficha de Dilma e simplesmente se recusou a reconhecer sua falsidade mais que comprovada. Ir a folha é perder tempo.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo