Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 30 de junho de 2010

A carreira está quase corrida

A mídia e alguns políticos profissionais ainda simulam alguma oposição ao lulismo

Observo que dificilmente haverá segundo turno na presente corrida eleitoral à sucessão de Lula, anotei isso ainda ontem no Twitter. Os ventos acredoces da política brasileira estão nos antecipando o resultado das urnas eletrônicas.

Dilma reúne folgadas condições para vencer a direita bifronte - José Serra e Marina Silva. Ela sequer começou a mostrar a sua capacidade política, objetiva e subjetivamente, mas já se habilita a uma posição de vantagem quase definitiva.

O lulismo incorporou e portanto esvaziou o discurso associado e dependente da direita brasileira, claro, com a ajuda inestimável das turbulências estruturais do sistema hegemônico. Ficaram de fora, a decadente mídia e parte dos floxos políticos profissionais. São os que ainda fazem barulho e batem cabeça simulando que representam alguma oposição ao lulismo de resultados.

As contradições - da natureza mesmo de uma sociedade de muitas classes sociais - estão todas involucradas no interior do lulismo. Mais cedo ou mais tarde, devem fazer prevalecer a sua condição de instabilidade no arranjo precário e temporal a que estão submetidas.

Uma dessas contradições tem nome e sobrenome: Antonio Palocci Filho. Sua expressão e tamanho no futuro governo - o terceiro tempo do lulismo de resultados - é uma incógnita. Se a força eleitoral da direita fosse mais potente na presente eleição (está mostrando que é anêmica), Palocci reuniria mais créditos, se for fraca, Palocci igualmente diminui seu protagonismo.

De qualquer forma, a equação da montagem da administração 2011/2014 está sendo formulada com todos os seus x, y e z, agora, sobretudo no que se refere à presença do debilitado (e já quase folclórico) PT na flou conjugação das forças que irão governar o País.

8 comentários:

Fabrício Nunes disse...

Uma lástima, Feil, que esta leitura lúcida da conjuntura ainda esteja distante da militância sincera do PT - ela sofreu uma espécie de sequestro mental pela retórica reformista do lulismo.
Pena. E parabéns pela tua independência.

Anônimo disse...

Com esta vou me empenhar ao máximo para evitar que pelo menos no RS a vanguarda do atraso e da demagogia e de resultado concreto pouco visível, não se instalem.

ÁLVARO disse...

Falam do lulismo de resultados..queriam governar sem alianças, puristas de meia tigela (embora, reconheço, existam alianças que se tenha q tapar o nariz..)? no rs deu certo isso? e olha que não foi por culpa do olivio que se viu sozinho..foi justamente por parte da militancia..de ccs da própria ds.. que quando eram peitados pela rbs e pela direita safada..mesmo ganhando prá combatê-la..simplesmente se encastelavam nos gabinetes ou iam fazer claque no conversas cruzadas.. (pque o pt purista daqui não bateu definitivamente de frente com a rbs ..cortou suas verbas publicitárias naquela época e definitivamente tornou público um rompimento com essa rede de comunicação para que todos soubessem que o que vinha de lá era coisa de inimigo?)..
queriam o que? QUE O LULA FOSSE A ESPANHA OU O MÉXICO DA COPA DO MUNDO? QUE JOGASSE COMO NUNCA E PERDESSE COMO SEMPRE? eu não sei se são ingênuos (puristas) ou são babacas mesmo..se fossem puristas não teriam comportamento de abandonar o barco qdo perdem dentro do partido..
ASS PETISTA INDEPENDENTE QUE NUNCA OCUPOU BOQUINHA..QUE NUNCA ABANDONOU O BARCO INDEPENDENTE DE QUEM GANHASSE A CONVENÇÃO..QUE TOMAVA SUPAPOS NAS BRIGAS DE PARTIDO E QUE NUNCA PEGOU UM CENTAVO DO PT, AO CONTRÁRIO VENDIA ADESIVOS, BOTONS E BANDEIRAS NAS HORAS DE FOLGA..TÁ FALADO

Fabrício Nunes disse...

O post do Álvaro é um exemplo do sequestro mental de que falava...
É a expressão da militância sincera - e iludida.
Ao menos, isso tem reparo...

ÁLVARO disse...

Álvaro / Sequestro mental é : Não "pegar junto" com o partido quando eu não sou o dono da bola e não vou faturar um cc.. sabem do que falo, né? (ainda bem q não fazem como o schuller, fernando, que é ávido por uma boca..chega a mudar a ideologia - SE É QUE TEM - ..cruzes que horror..)

Sequestro mental e infantil e despolitizada atitude é : Desqualificar o outro por opinião diversa sendo intolerante (intolerância: a matriz de inúmeros preconceitos)

Sequestro mental é "comprar" o jogo proposto pela direita safada de que o pt é igual aos outros..
Certo está o querido Nei Lisboa que disse EM MEIO a suposta crise do mensalão enquanto alguns se escondiam debaixo da mesa com temblores de pequeno burguês(mais ou menos assim..): "O pt cresceu, tomou o poder, virou um grande partido, um partido de massas e como partido de massas tem uns e outros que fizeram bobagens".

Mas daí a comparar tábula rasa com os outros, companheirinho, tem muita diferença..Por isso disse não sei se são ingênuos ou mal intencionados..Essa discussão deve ser interna!

Aliás eu não sei como ainda tem comapnheiro q aparece pra debater no programa do lasier, ..são os babacas de sempre..portanto amiguinho, mais respeito com a opinião diversa

Ataliba disse...

Parabéns Sr.Álvaro!! Concordo com tudo o que o Sr. postou ! Ótimo ! Pois fico dentro desse pensamento! Mas me parece que estão voltando a aprender e tem que ter maturidade para entgender que não dá para se envolver com essa mídia MOFADA que temos no RS !! Um abraço e BOM DIA !!

ALVARO disse...

ok..grato..entendo..bom dia , bom trabalho e dalhe dilma !

Anônimo disse...

Tá vendo? Palocci mais um exemplo de ex-trotskista.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo