Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 14 de junho de 2010

Descoberta de grandes riquezas minerais no Afeganistão agrava o quadro na região



A informação é do jornal The New York Times, edição de hoje

Os Estados Unidos descobriram cerca de US$ 1 trilhão em depósitos minerais por explorar no Afeganistão. O valor é suficiente para alterar radicalmente a economia afegã e, talvez, a guerra do Afeganistão em si, de acordo com altos funcionários do governo estadunidense.

As reservas minerais incluem ferro, cobre, cobalto, ouro e outros valiosos metais industriais, como o lítio. O Afeganistão, assim, pode se transformar e um dos mais importantes centros de mineração do mundo.

Um memorando interno do Pentágono, por exemplo, afirma que o Afeganistão pode se tornar a "Arábia Saudita do lítio", uma matéria-prima essencial na fabricação de baterias para laptops e telefones celulares do tipo BlackBerrys.

A grande riqueza mineral do Afeganistão foi descoberto por uma pequena equipe de funcionários do Pentágono e geólogos estadunidenses.

O valor das reservas em minério supera o tamanho da economia existente no Afeganistão a guerra suja, que é baseada principalmente na produção de ópio eo tráfico de entorpecentes, bem como a ajuda dos Estados Unidos e outros países industrializados. O PIB do Afeganistão, atualmente, é de apenas cerca de US $ 12 bilhões.

Agora, as autoridades americanas reconhecem que as descobertas minerais trarão um impacto forte na guerra.

Em vez de trazer a paz, a riqueza mineral recém descoberta poderá levar o talibã a um esforço de guerra ainda mais feroz para recuperar o controle do país.

A corrupção desenfreada instalada no governo Hamid Karzai pode ser amplificado pela nova riqueza, especialmente se um punhado de oligarcas bem articulados internacionalmente, alguns com vínculos pessoais com o presidente, obtiverem o controle dos recursos. No ano passado, o ministro de minas no Afeganistão foi acusado por funcionários estadunidenses de aceitar uma propina de 30 milhões de dólares para concessão à China de direitos para explorar uma mina de cobre.

Os depósitos minerais estão espalhados por todo o país, incluindo regiões no sul e no leste ao longo da fronteira com o Paquistão.

Um comentário:

Liz disse...

O valor é suficiente para alterar a guerra ou foi suficiente para iniciá-la? Vai dizer que eles não sabiam antes...

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo