Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 17 de junho de 2010

Quando o suicídio é um dever de honra


Congressista dos EUA sugere harakiri para presidente da petroleira do desastre ecológico

O presidente da BP América (filial estadunidense da petroleira britânica), Lamar McKay (foto), recebeu uma proposta bastante inusitada durante a reunião da comissão de Energia e Comércio do Congresso americano na terça-feira (15). O congressista Joseph Cao, do Estado de Louisiana, sugeriu que McKay cometesse um harakiri - antigo ritual suicida japonês adotado por samurais para recuperar a honra.

O presidente da BP (British Petroleum), Carl-Henric Svanberg, afirmou, logo após o discurso do presidente americano, Barack Obama, que o conselho da empresa decidiu suspender os pagamentos de dividendos aos seus acionistas. E ele também emitiu um pedido de desculpas "ao povo americano em nome de todos os empregados da BP".

"Stearns solicitou ao senhor McKay que se demita", disse Cao, referindo-se à sugestão do colega republicano Cliff Stearns. "Bem, na cultura asiática que fazemos as coisas de forma diferente. Na época dos samurais, nós apenas lhe daríamos uma faca e pediríamos que cometesse um harakiri", disse.

O congressista Joseph Cao é vietnamita-americano e mencionou a raiva de seus eleitores com o vazamento da BP no golfo do México.

O presidente norte-americano Barack Obama anunciou ontem (16) que a BP aceitou pagar US$ 20 bilhões para formar um fundo independente para custear os estragos reivindicados pela população e empresários atingidos pelo vazamento de petróleo no golfo do México, depois de um acidente em uma plataforma da BP em abril. Trata-se do maior vazamento de óleo da história americana. O governo estima que até 9,5 milhões de litros de petróleo vazem por dia.

O fundo será supervisionado pelo advogado Kenneth Feinberg, que, no Departamento do Tesouro, teve a mesma função sobre o fundo de compensação para as vítimas dos atentados terroristas de 11 de setembro de 2001. Feinberg é conhecido como o "czar dos salários" nos Estados Unidos, já que foi nomeado pelo presidente Barack Obama para controlar os salários de executivos de empresas que receberam dinheiro do governo após a crise financeira internacional de 2008. A informação é do jornal eletrônico The Huffington Post.

Um comentário:

Anônimo disse...

A foto é do congressista ou do sujismundo petrolífero?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo