Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 14 de junho de 2010

"O principal defeito do governo Lula é não ter mexido na estrutura"


Entrevista com Frei Betto

Trecho da entrevista de Frei Betto concedida ao Estadão, edição de hoje:

O que mudou para que o Brasil viesse a ter uma candidata oriunda da esquerda armada?
É fantástico que, enquanto os torturadores se escondem envergonhados e não conseguem nem votos de seus companheiros de farda, uma pessoa como a Dilma seja hoje a candidata preferencial à Presidência. Acho que ela está preparada, conhece profundamente a administração pública e foi ótima ministra.

Lula fez uma boa escolha?
Lula fez a escolha possível porque as outras se queimaram. Dilma é candidata por falta de opção.

Se não fosse o caso mensalão quem seria o candidato? José Dirceu teria chance?
Só Lula pode responder, mas, na minha opinião, certamente não seria a Dilma.

O PT é um antes do mensalão e outro depois?
Sem dúvida alguma. O PT tinha dois trunfos simbólicos para garantir a sua credibilidade: ser o partido dos mais pobres e da defesa da ética. De certa maneira, ele ainda é o partido dos desfavorecidos. O apoio popular do presidente Lula vem das políticas sociais que governo desenvolveu. Entretanto, não há hoje ninguém que diga que o PT se destaca por sua integridade.

O caráter da militância mudou?
Com certeza. Nas eleições dos anos 80 e 90 existiam militantes que voluntariamente se dedicavam a fazer panfletagem, que davam o sangue nas campanhas. Hoje os cabos eleitorais do PT são pagos. Isso é triste.

Por que o governo Lula não deu continuidade ao Fome Zero?
Porque quem controlava o cadastro eram representantes eleitos em assembleias populares. Isso provocou gritaria dos prefeitos, pois o dinheiro não passava por eles. Saía da Caixa Econômica direto para as famílias beneficiadas. O prefeitos ameaçaram sabotar e o governo federal decidiu erradicar os comitês gestores formados em mais de 2 mil municípios. O governo deu aos prefeitos o controle do cadastro, permitindo que famílias fossem incluídas ou retiradas do programa, estimulando a corrupção. Isso criou uma relação de clientelismo político no País.

Por que deixou o governo?
Descobri que não era minha vocação. Fui convocado para fazer o Fome Zero que tinha um caráter emancipatório. O governo matou o programa e o substituiu pelo Bolsa Família, que é usado como cacife eleitoral. Até agora nenhum gênio achou a porta de saída.

Você guarda mágoas?
Não, ao contrário. Minha experiência no governo expus em dois livros: A Mosca AzulCalendário do Poder. Tenho bons amigos lá e espero que tudo tenha continuidade. Queria voltar a escrever, pois é minha verdadeira vocação.

Quais são os problemas do governo Lula na sua opinião?
O governo Lula, apesar de muitos méritos, ainda deve à Nação reformas básicas, como a agrária, tributária, política, da saúde e da educação. O principal defeito do governo atual é não ter mexido na estrutura.

Na foto, Frei Betto está de roupa clara.

5 comentários:

Katarina Peixoto disse...

Um sujeito que diz que as denúncias de pedofilia na igreja católica são suspeitas por conta da campanha da fraternidade da CNBB ser contra o neoliberalismo não é sério. Não merece respeito intelectual nem político, para não falar em indecência e falta de respeito aos violados.

Anônimo disse...

salve, feil,

esse frei beto não tem jeito. essa de afirmar que o bolsa família foi entregue aos prefeitos é o fim da picada. ignorar o acompanhamento dos indicadores do dito programa é, no mínimo, má fé.

abçs
carlos anselmo-fort-ce

joao disse...

é .... bastou sair da ordem unida partidaria que só vai dar pauleira. O PT não era m artido estalinista mas hoje em dia sei não... que o diga o Sarney no Maranhão não esquecendo do Vladimir Palmeira há alguns anos passados também "cassado" pelo PT nacional e o mineiro agora para apoiar quem mesmo??? ora apenas o agente da Globo no governo Lula. Só rindo mesmo!

joao disse...

Pelamordedeus!!!!!!! Bastou fazer alguma critica e na verdade nem isso chegou a fazer mesm a respeito do governo Lula que já vai de pauleira em cima do cara!! Me lembro de alguns anos passados quando o Vladimir Palmeira escolhido para candidato a governador do Rio foi simplismente "cassado" pelo PT nacional. Agora a decisão do PT do Maranhõ também é "cassada" para apoiar quem... ora Roseana Sarneey e em Minas é feita uma previa praque? O escolhido é forçado a desistir em prol de qem???? ora do representandte da Globo no gov. d0 lula. Tenha a santa paciencia tem muito mais coisas para criticar que o Frei Beto.

Luís disse...

Falta muita coisa que poderia completar este pequeno trecho de entrevista, mas lembro:

Política é processo de eterna disputa de poder, de construção de maiorias, e o PT se "transformou" ao longo de um duro processo de implantação do neoliberalismo no Brasil. Como quase tudo na vida, o resultado disto também foi contraditório: a sigla fortaleceu-se muito como referência eleitoral, conquistando mais apoios mas cada vez mais passivos, num processo que por sua vez foi sendo cada vez mais reforçado pelas direções ideologicamente conciliadoras que se viram fortalecidas internamente pelas derrotas objetivas dos trabalhadores, frente ao avanço neoliberal.
Avançar é construir alternativas de poder - o que inclui superar o sectarismo - e isto é tarefa de todos que se consideram de esquerda. Avanços maiores não podem simplesmente serem decretados ao bel-prazer das boas intenções, mas contar com apoios concretos e decisivos.

Portanto, a vida é dura, sim, e felizmente não se esgota com a eleição deste ano...
E este ano é Dilma e Tarso, ou vamos engrossar o coro moralista preparatório para o retrocesso... não enxergar isto é tão irresponsável quanto enxergar que este processo eleitoral é o limite da classe trabalhadora.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo