Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 22 de junho de 2010

Carta de Frei Betto a um amigo petista



Meu caro: sua carta me chegou com sabor de velhos tempos, pelo correio, em envelope selado e papel sem pauta, no qual você descreve, em boa caligrafia, a confusão política que o atormenta.

Pressinto quão sofrido é para você ver o seu partido refém de velhas raposas da política brasileira, com o risco de ser definitivamente tragado, como Jonas, pela baleia... Sem a sorte de sair vivo do outro lado.

A política é a arte do improviso e do imprevisto. E como ensina Maquiavel, trafega na esfera do possível. O sábio italiano foi mais longe: eximiu a política de qualquer virtude e livrou-a de preceitos religiosos e princípios éticos. Deslocou-a do conceito tomista de promoção do bem comum para o pragmatismo que rege seus atores – a luta pelo poder.

Você deve ter visto o célebre filme "O anjo azul" (1930), que imortalizou a atriz Marlene Dietrich e foi dirigido por Joseph von Stemberg e baseado no livro de Heinrich Mann, irmão de Thomas Mann. É a história de uma louca paixão, a do severo professor Unrat (Emil Jannings) por Lola-Lola, dançarina de cabaré. Ele tanta aspira ao amor dela, que acaba por submeter-se às mais ridículas e degradantes situações. Torna-se o bobo da corte. Nem a cortesã o respeita. Então, cai em si e procura voltar a ser o que já não é. Em vão.

Me pergunto se o PT voltará, algum dia, a ser fiel a seus princípios e documentos de origem. Hoje, ele luta por governabilidade ou empregabilidade de seus correligionários? É movido pela ânsia de construir um novo Brasil ou pelo projeto de poder? Como o professor de "O anjo azul", a paixão pelo poder não teria lhe turvado a visão?

Você se pergunta em sua carta "onde o socialismo apregoado nos primórdios do PT? Onde os núcleos de base que o legitimavam como autorizado porta-voz dos pobres? Onde o orgulho de não contar, entre seus quadros, com ninguém suspeito de corrupção, maracutaias ou nepotismo?".

Nunca fui filiado a nenhum partido, como você bem sabe e muitos ignoram. É verdade que ajudei a construir o PT, mobilizei Brasil afora as Comunidades Eclesiais de Base e a Pastoral Operária, participei de seus cursos de formação no Instituto Cajamar e de seus anteparos, como a Anampos e o Movimento Fé e Política.

Prefeitos e governadores eleitos pelo PT me acenaram com convites para ocupar cargos voltados às políticas sociais. Tapei os ouvidos ao canto das sereias. Até que Lula, eleito presidente, me convocou para o Fome Zero. Aceitei por se destinar aos mais pobres entre os pobres: os famintos.

O governo que criou o Fome Zero decidiu por sua morte prematura e deu lugar ao Bolsa Família. Trocou-se um programa emancipatório por outro compensatório. Peguei o meu boné e voltei a ser um feliz ING, Indivíduo Não Governamental. Tudo isso narrei em detalhes em dois livros da editora Rocco, "A mosca azul" e "Calendário do Poder".

Amigo, não o aconselho a deixar o PT. Não se muda um país vivendo fora dele. O mesmo vale para igreja ou partido. Há no PT muitos militantes íntegros, fiéis a seus princípios fundadores e dispostos a lutar por uma nova hegemonia na direção do partido.

Ainda que você não engula essas alianças que qualifica de "espúrias", sugiro que prossiga no partido e vote em seus candidatos ou nos candidatos da coligação. Mas exija deles compromissos públicos. Lute, expresse sua opinião, faça o seu protesto, revele sua indignação. Não se sujeite à condição de vaca de presépio ou peça de rebanho.

Se sua consciência o exigir, se insiste, como diz, em preservar sua "coerência ideológica", então busque outro caminho. Nenhum ser humano deve trair a si próprio. Quando o faz, perde o respeito a si mesmo, como o professor de "O anjo azul". Mas lembre-se de que uma esquerda fragmentada só favorece o fortalecimento da direita.

A história não tem donos. Muito menos os processos libertadores. Tem, sim, protagonistas que não se deixam seduzir pelas benesses do inimigo, cooptar por mordomias, corromper-se por dinheiro ou função. Nunca confunda alianças táticas com as estratégicas. Ajude o PT a recuperar sua credibilidade ética e a voltar a ser expressão política dos movimentos sociais que congregam os mais pobres e as bandeiras que exigem reformas estruturais no Brasil.

Lembre-se: para fazer a omelete é preciso quebrar os ovos. Mas não se exige sujar as mãos.

Frei Betto é escritor, religioso católico, autor de "Diário de Fernando – nos cárceres da ditadura militar brasileira" (Rocco), entre outros livros; www.freibetto.org – twitter - @freibetto


Pescado do portal Pátria Latina

Foto: O severo professor Unrat sonhando com a dançarina Lola-Lola, em plena sala de aula, em cena de O Anjo Azul

6 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

Vamos matar o PIG, a Campanha um dia sem Globo dia 25/06
http://contextolivre.blogspot.com/2010/06/vamos-dar-um-cala-boca-globo-pense.html

Carlos Eduardo da Maia disse...

Tadinho do frei Betto. Este PT que está ai, que é fascinado e deslumbrado pelo poder e vai fazer de tudo - o moral e o imoral - para permanecer onde está, não tem volta. O sonho socialista do PT está morto e enterrado, pois se transformou numa espécie de PSOE, mas ao contrário dos espanhois que assumem seu lado social democrata, o PT ainda resiste a não sair do armário.

zé bronquinha disse...

A derrocada do PT socialista representa muito mais do que a resultante de um conjunto de ações e comportamentos degenerados. Do ponto de vista da história é mais uma derrota da esquerda. Também não se trata de traição patrocinada pelo Lula que nunca foi socialista, ou de José Dirceu ,Tarso e Genoino que há muito revisaram suas posições de esquerda guinando à direita. O que é de se lamentar é que gente que ainda se diz de esquerda justifica suas posições conformistas dizendo que isto é o possível de ser feito.Lamentável.Teriam que assumir que os milhares de cargos ocupados no governo, em ONGS associadas ao projeto, consultorias e empresas privadas prestadoras de serviços, lhes concede uma condição de emprego muito satisfatória, impedindo qualquer movimento em vistas a ruptura.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Sobre o grande Der Blaue Angel. Outro dia comprei o DVD numa banca de revista. Quando fui ver a opção de audio era apenas em inglês.

Katarina Peixoto disse...

Frei Betto denuncia quem denuncia a pedofilia dos padres católicos. Não é uma pessoa séria. Não pode ser.

Anônimo disse...

Mas tem uma coisa que muitos esquecem, Frei Betto não esqueceu, tem muito companheiro bom no PT e que ainda briga por entender que é preciso tbm ocupar esse espaço.
Soares

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo