Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 8 de junho de 2010

Brasil, hoje, está crescendo a 9% ao ano


Resultado do PIB é "exuberante", diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva classificou como “exuberante” o crescimento de 9% do Produto Interno Bruto ( PIB) no primeiro trimestre deste ano, em relação ao mesmo período de 2009. Na comparação entre o primeiro trimestre deste ano e o último trimestre de 2009 o crescimento do PIB foi de 2,7%. O PIB é a soma de todos dos bens e serviços produzidos no Brasil. A informação é da Agência Brasil.

“Acabo de receber uma informação aqui de que o PIB do primeiro trimestre foi de 2,7%, ou seja, anualizado dá um PIB de 9%, o que é um crescimento exuberante. Acho que o Brasil merecia e precisava disso”, disse Lula, ao discursar na cerimônia de comemoração dos cinco anos do programa de Microcrédito Produtivo Rural (Agroamigo), em Fortaleza (CE).

Ao comemorar o crescimento da economia brasileira, Lula lembrou que foi criticado quando disse que o Brasil sentiria menos os efeitos da crise internacional. “Vocês viram que fui esculhambado quando disse que a crise seria apenas uma marolinha no Brasil e alguns diziam que o Brasil ia afundar. No entanto, o país foi o último a entrar e o primeiro a sair da crise.”

Em Fortaleza, Lula participou no início da tarde da cerimônia de comemoração dos cinco anos do programa Agroamigo, criado em 2005 por meio deparceria entre o Banco do Nordeste e o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA).

O programa concede financiamento a agricultores familiares que integram o Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf B), com renda bruta anual de até R$ 6 mil.

De acordo com dados do Banco do Nordeste, hoje o programa atende 1.950 municípios disponibilizando R$ 1,3 bilhão em financiamentos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Nun trimestre 2,7 em quatro trimestre 9? É a realidade dos fatos e a matemática violentada pelo lógica irracional do PT. Lula deveria já que não quiz estudar formalmente, contratar alguém para lhe fornecer os rudimentos da matemática como a regra de três.

Anônimo disse...

Ai ai ai... aulinha de matemática básica pro blogueiro antes de dizer "crescimento de 9% ao ano":

O salto de 9% no PIB do primeiro trimestre de 2010 na comparação com igual período de 2009 aconteceu porque partiu de outro recorde: queda de 2,1% do PIB no primeiro trimestre de 2009.

O fato é que o Brasil encolheu 0,2% em 2009. Já a China de verdade cresceu 8,7%.

Esses são os fatos. O resto é release do governo que a imprensa brasileira publica de olho fechado. Jornalismo vergonhoso.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo