Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Mentiram para Chico Buarque


Chico foi iludido

Quem convenceu Chico Buarque a manifestar apoio à petista Maria do Rosário, o fez depois de contar-lhe uma imaginosa ficção sobre a feira eleitoral porto-alegrense de 2008.

Chico apareceu no horário eleitoral da candidata ontem dizendo entre outras coisas, o seguinte:

- Eu tenho a impressão de que quando há uma eleição lá [em Porto Alegre] não se discute apenas quem vai ser o prefeito, discute-se uma concepção de país, uma visão de mundo [...].

Mentiram para Chico Buarque. Que feio!


15 comentários:

Anônimo disse...

Quem mente pra Chico, mente pra Francisco, pra Maria, pra Joaquim, pra Rosa, pra João...

Anônimo disse...

não é verdade.

concordo que o debate dessa eleição não é mesmo de outras, mas em porto alegre não se discute apenas o proximo gestor, em que pese seja essa a enfase da midia e o destino da pólítica feita com prioridade às pesquisas qualitativas e ao planejamento profissional - marketing político.
mas não é possível fazer a disputa com bases ideias. é preciso saber como tensionar os limites dessa realidade. acho que estão presente sos elementos de uma perspectiva mais ampliada. mais do que a população de porto alegre tem querido. abraço!

Anônimo disse...

Marcelo, me empresta a sua lupa para eu poder ver o que vc está vendo com tanta clareza.
A lupa, meu filho!

Anônimo disse...

chico parece ser um dos poucos que ainda consegue ver alguma coisa... pois a omissão nesta eleição (com um candidato apoiado pela desgovernadora paulista) é, como diria brecht, um crime!

Anônimo disse...

Me desculpem os que pensam diferente, mas esse comentário não ajuda. Achar que os dois valem o mesmo nada é dose.

Carlos Eduardo da Maia disse...

E a Maria do Rosário trocou de marqueteiro e deu uma de Yeda: não pagou integralmente o serviço do ex-marqueteiro.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Não Ary, eles não são os mesmos, mas um é menos pior do que a outra.

Anônimo disse...

Senhores, eu vejo tudo de dentro da estrutura do serviço público municipal ao qual sirvo há 29 anos. Estou, na verdade, de saída - restam-me mais dois anos para a aposentadoria, a qual jamais pensei que aderisse, assim, de pronto. Sou obrigada a dizer que, em que pesem todos os erros das administrações petistas (e, claro, são muitos!) não é a "mesma coisa" para esta cidade ser eleito um ou outro candidato. Tenho pensado se Porto Alegre agüenta mais 4 anos desse jeito de governar. É claro que vai agüentar e só veremos os resultados - nefastos - daqui a seis ou sete anos (é sempre assim no serviço público: o que se decide hoje, irá materializar-se depois de vários anos). É bastante provável que, quem estiver de fora e não tiver acompanhado o engendramento das barbaridades que se comete diariamente por aqui, jamais vincule este governo aos malefícios que serão públicos daqui a algum tempo. Lamentável que se "lave as mãos" e se deixe esta cidade pela qual eu tanto lutei, entregue à própria sorte e ao dicernimento(?) de quem só tem acesso às mentiras ditas no horário eleitoral. No entanto, não fico mais estressada. Afinal tudo passa, tudo sempre passará e, talvez possamos refletir com mais distanciamento, no futuro, sobre o que "cometemos" por não termos nos posicionado quando ainda era possível fazer alguma coisa pela cidade.
Néia

Anônimo disse...

A experiência de 16 anos do PT em POA foi tão significativa que até hoje é referência para muitas pessoas de dentro e fora do Estado e até de fora do país. Só a MAria e os seus marketeiros de plantão que não vêem isso, corroborando com o discurso da direita que incrivelmente consegue passar o sofisma de que nada foi feito nos 16 anos do PT. Talvez a derrota ensine algo pra ela e a militancia leve a séria uma prévia da próxima vez.

Anônimo disse...

feil,
o CHICO BURQUE DE HOLANDA É UM INTELECTUAl, além de artista singular, ele pensa, analisa e toma decisões, sempre a partir do princípio da realidade. Isso por que ele é um intelectual. É diferente dos pseudos que confundem ilusão com realidade.

Só mais um personagem do "ensaio sobre a cegueira" de Saramago pra falar que o Chico foi iludido.

Nesse momento votar em Maria do Rosário é a melhor opção para salvar o que resta de digno nessa cidade.

Onde andará Michael Lowy? Com a sua pesquisa-tese-livro de "Como um Intelectual se torna Revolucionário: Lukács"?
Cândida

Anônimo disse...

Certo está o grande chico:
maria no rs e marta em sp. Que história é essa de que todos são iguais? É o mesmo discurso da época da ditadura, quando os fundamentalistas de então, diziam que montoro e reinaldo de barros eram a mesma coisa, e o melhor era votar nulo. Vão ser cegos, surdos e mudos assim, no inferno.


armando

Anônimo disse...

Talvez o Ary tenha razão: o Cristof acordou meio bestalhado pelo novo horário de verão e abriu suas baterias contra quem não precisava. Entenda-se. Mesmo os melhores intelectuais tem seus dias azedos.
Mas eu resolvi escrever mesmo depois de ler o comentário da Néia U. Arrepiei. Néia, querida, talvez tu sejas mais feliz, num certo sentido, que eu, já que estás em vias de te aposentar. Eu ainda tenho um bocado de anos de serviço público pela frente e vejo com imensa tristeza e até perplexidade o que estão fazendo com nossa cidade e com o funcionalismo em particular. Em 2005 diziamos 'bem, vamos ter que aguentar estes quatro anos ...'. E agora vejo que talvez sejam mais quatro. Só sei que levará muitos anos até conseguirmos reconstruir minimamente o que está sendo destruido. Mas, de repente, até o dia 26, ainda sopre um ar de bom senso em nossa população em geral e em nossos intelectuais em particular.
Eu voto 13!

Anônimo disse...

Achar que Chico Buarque foi iludido e que votar no PT/RS é o mesmo que votar na Direita representada pelo Fogaça é coisa de "esquerdista" adolescente ou metido a "intelectual". Há sim muita diferença! Ainda são projetos opostos! E um verdadeiro esquerdista sabe fazer a distinção e neste momento deve lutar pela candidata da Frente Popular.

Anônimo disse...

Eleição em Porto Alegre pra valer, para ser justa, ética tem de ter participantes da DS, não tendo gente dessa corrente na cabeça da chapa não presta, é vinagre... Vinho bom só eles sabem servir e se servir...

jn

Anônimo disse...

aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhprulllllllllllll

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo