Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.
Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?
sábado, 31 de julho de 2010
Reféns de uma ponte ou de uma concessionária de pedágios?
Concessionária da ponte avariada tira o corpo fora
O sujeito paralisa o trânsito de cerca de 2 milhões de pessoas por uma tarde de sexta-feira e ainda debocha. É o que cometeu o diretor-presidente da concessionária Concepa, responsável pela manutenção da ponte levadiça sobre o Guaíba, dizendo que "não sabe precisar o período de manutenção" do vão levadiço da ponte do Guaíba.
Essa Concepa cobra os pedágios mais salgados do Brasil e pelo jeito não cumpre com a sua obrigação, a de zelar e manter o patrimônio público mediante remuneração compulsória e irrecorrível dos usuários dos mesmos. E o sujeito ainda vem com zombarias, basta ver a entrevista que ele concedeu ao jornal Zero Hora, edição de hoje, sábado (fac-símile parcial acima).
Onde está o Daer, órgão estadual responsável pelas rodovias e pontes do RS? Onde está a Agergs, órgão de regulação que deveria fiscalizar as concessionárias de serviços públicos? Onde está a governadora Yeda?
O jornal Zero Hora, por sua vez, cobra providências do governo federal, fazendo olho branco para o primeiro responsável que é a empresa concessionária da rodovia e por conseguinte do complexo de pontes e elevadas denominado Travessia Getúlio Vargas, em Porto Alegre.
Ontem à noite se escutavam muitos jornalistas e quetais na televisão falando resignados da idade avançada da ponte sobre o Guaíba, como se isso justificasse o descaso das autoridades sulinas com a mesma, bem como as suspeitas de negligência da concessionária da via. Uma ponte com cerca de 50 anos com manutenção regular não é um equipamento velho, basta ver as dezenas ou centenas de obras similares, muito mais antigas - como em Nova York, San Francisco, Londres, Lisboa, etcetera - e que prestam excelentes e seguríssimos serviços aos usuários e cidadãos.
Contem outra, porque essa lorota não colou. Esse pessoal pensa que nós usamos bombachas?
Na fotografia acima, a famosa ponte Golden Gate, de San Francisco (Califórnia, EUA), inaugurada em maio de 1937, e por onde trafegam hoje cerca de 150 mil veículos/dia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Contato com o blog Diário Gauche:
cfeil@ymail.com
Arquivo do Diário Gauche
-
▼
2010
(890)
-
▼
julho
(97)
- Reféns de uma ponte ou de uma concessionária de pe...
- Qual é o trabalho forçado de Hitler no inferno?
- A vergonha e o descaso na fronteira Brasil-Uruguai
- "Este Ronaldo precisa parar de andar com travestis"
- Lula: "A direita tenta dar golpe a cada 24 horas"
- A natureza está dizendo que o capitalismo é perigo...
- Privatização das telecomunicações ampliou acesso, ...
- O perigoso desespero de José Serra
- Lula no Gigantinho, hoje
- A Metade Sul sai do marasmo secular por graça dos ...
- PT pede direito de resposta à revista Veja
- Um clássico do rock
- Dina Sfat, Nelson Jobim e o interesse econômico do...
- Lula e Dilma em Porto Alegre, na quinta-feira
- Pesquisa científica: "Estamos perdendo o complexo ...
- Celso Amorim espera terminar com as ambiguidades q...
- Andrés Calamaro
- Hoje, palestra com o professor Boaventura
- Brasil, Turquia e Irã retomam negociações
- Los Rakas
- A pianista sérvia Branka Parlic
- Serra reconhece que não vai nada bem
- Os dois filhos de Pedro Simon
- Febeapá, by Fernanda Torres
- Dilma abre vantagem de 8 pontos no Vox Populi
- Serra é recebido com ovo em caminhada em Florianóp...
- O acordo entre Stalin e Hitler
- O libanês Rabih Abou-Khalil e banda
- Pampa já perdeu mais da metade da vegetação original
- Cultura contra a impunidade
- O bom Ska Deutsch
- Ex-deputado judeu afirma que fascistas dominam o p...
- Igreja propõe conceder indulto aos colaboradores d...
- Dilma 43% e Serra 37%
- Hoje, com Raul
- Os donos do mundo
- José Serra e Índio Sarah Palin da Costa
- Dilma critica criminalização dos movimentos sociais
- PDT decreta silêncio obsequioso para Collares
- Saiba em definitivo o que são Cronópios
- Uma em cada quatro brasileiras sofre violência dom...
- Los Fabulosos Cadillacs
- Vice de Serra é um anencéfalo que sobreviveu
- Churrasco de cachorro no centro de Porto Alegre
- O catalão Albert Pla
- Braço da CIA diz que Lula não é um democrata
- A propósito do casamento gay
- Um mingau chamado Serra
- As prisões secretas dos EUA na Europa
- Quem vai controlar os estupradores de menores e os...
- Brasil é um dos mais desiguais na questão feminina
- Serra: "Eu nem quis estátua em vida..."
- Presidente do PT critica a mídia brasuca
- A propaganda que deseduca e desacredita o sistema ...
- Para os conservadores do lulismo, projeto nacional...
- Te cuida, Mr. Bean!
- Momento alto do cinema autoral
- Folha garante que Lula é um fora-da-lei
- Para ZH, miséria vai acabar por geração espontânea
- A meta é eliminar a pobreza absoluta
- Trio de Tiozinhos Top
- A precária unidade nacional na Espanha
- O soberano dos bobalhões é imbatível
- Paulo Moura (1933-2010)
- Baronato do concreto tem urgência em se apropriar ...
- Lógica mercantil subordina formação cidadã dos atl...
- O goleiro Bruno e os "fatos novos"
- Vocês também notaram a rejeição à governadora Yeda?
- Patriotas latinoamericanos
- Violência contra as mulheres é diária
- Apagão informativo na Itália contra lei do bufão B...
- Jornal web é que divulgou o escândalo que envolve ...
- A ótima Bersuit Vergarabat
- Lanata contra o clero fascista e homofóbico
- Escândalo: RS não precisa cumprir a Lei de Respons...
- Um dia de verão, com Anita O'Day
- Governo Obama também tem responsabilidade na catás...
- Governadora Yeda, quem diria, quer reaproveitar a ...
- Brigam Espanha e Holanda pelos direitos do mar...
- Ao contrário do Brasil, Uruguai caiu de pé
- Hitchcock em versão bastarda
- Ausências
- "Questão social será ponto central de meu programa...
- RBS chama campanha eleitoral de rua de "tumulto"
- Pier Paolo Pasolini e a poesia do futebol brasileiro
- Mário Alves, morto na tortura, é homenageado
- Ex-ditador assumiu hoje crimes da repressão
- O "espetáculo do crescimento" já não é mais mera r...
- EUA limitam liberdade de imprensa na cobertura do ...
- Ive Mendes natural
- Fotografia de rua
- A Igreja, o casamento gay e os pobres
- Uma enorme sopa de lixo no Oceano Pacífico
- Brasil só se desenvolverá se erradicar pobreza ext...
- A fotografia de rua de Helen Levitt
- Seria o PSol um partido neo-stalinista?
- Criticado, Correios reagem fazendo anúncios caros ...
-
▼
julho
(97)
Links recomendados:
- Agência Brasil
- Agência Carta Maior
- Agência Pulsar
- Animot
- Biscoito Fino e a Massa
- Blog do Merten
- Blog do Nassif
- Blog do Planalto
- Blog Rádio COM
- Blogoleone
- Brasil de Fato
- Bullet Proof Blog
- Celeuma
- Cidadania.com
- Cloaca News
- Coletivo Catarse
- Coletivo Subverta
- Conversa Afiada
- Dialógico
- Diário Gauche (textos anteriores a Ago/2007)
- EconoBrasil - Economia Internacional
- Editora Expressão Popular
- Fórum de Reforma Urbana
- Grain.org
- Historiando
- Impedimento (Futebol)
- Instituto Humanitas - Unisinos
- Irã News
- Jornalismo B
- La Latina - Cinema
- La Vaca
- La Vieja Bruja
- Letteri Café
- Levante da Juventude
- Movimento Consulta Popular
- MST
- O petróleo tem que ser nosso
- Paideia Gaucha
- Partisan RS
- Pimenta Negra
- Ponto de Vista
- Porto Alegre Vive
- PT_Sul
- Página 12
- Pública, Jorn. Investigativo
- Radioagência NP
- RS Urgente
- Rádio da Universidade
- Sakamoto
- Sin Permiso
- Somos Andando
- Sátiro
- Tijolaço
- Varanda Cultural
- Vi o Mundo
- Via Campesina
Perfil do blogueiro:
- Cristóvão Feil
- Porto Alegre, RS, Brazil
- Sociólogo
7 comentários:
Publicamos ontem com o título: PRIVATIZA, OOOOOHHHHH, PRIVATIIIIIZA! PRIVATIZA QUE ENGUIÇA... AINDA VOU VER!!!
Noticia da ZH online com o comentário
GUERRILHEIROS VIRTU@IS: Mais esta herança maldita de Antonio Brito que os gaúchos são obrigados a engolir!!! E a ZH fala em 2 parafusos. Parafusos a menos é que tem estes comentaristas colonizados da Globo dos Pampas além dos políticos que vendem a cantinela que na (iniciativa) 'privada' tudo funciona!
SÓ SE FOR NA CASINHA!!!!
PELA REESTATIZAÇÃO DAS NOSSAS RODOVIAS. ELLES SÃO O PEDÁGIO, NÓS O CAMINHO!
É TARSO É 13 É DILMA É 13
Abraços, GUERRILHEIROS VIRTU@IS
Nossa, o que a Yeda, o DAER e a Agergs têm a ver com a ponte, se ela está em uma rodovia é federal?
A competência para resolver eventuais problemas com a concessionária é federal.
Da ANTT, mais especificamente. Ela é que tem de fiscalizar a falta de manutenção da ponte.
O PIG também explorou além da conta, o fato de uma grávida, MORADORA de Guaíba, ficar presa no congestionamento e ser removida por helicóptero p/ um hospital da capital. Só que não vi nenhum comentário de que esta pessoa poderia muito bem ter sido atendida em sua cidade! Será que Guaíba não tem como fazer este atendimento? Crianças nascendo e partos normais acontecem sempre!!!
A rodovia e a ponte estão sob responsabilidade estadual ESTADUAL. Yeda quis devolver a bomba para a União, mas isto está sub judice, enquanto isso vale a guarda e a responsabilidade ESTADUAL da ponte.
A Concepa está jogando com isso e talvez até fazendo sabotagem na ponte.
Esse pessoal do PIG é incrível mesmo. Será que eles ainda não aprenderam que, no Brasil, desde 1 de janeiro de 2003, o governo federal NUNCA está errado?
Alguém tem que avisar eles...
Concessão Pública: a estrada estadual foi concedida à empresa privada, mediante licitação, para resguardo, manutenção, em troca de cobrança de pedágio.
Isso significa que, por um determinado período, conforme a licitação, a empresa privada concessionária é responsável, tem a obrigação de realizar toda e qualquer manutenção no trecho concedido. No caso da CONCEPA, inclui pontes e, entre estas, a do Guaíba.
O governante riograndense da vez sabe disso. O prefeito da vez sabe disso. O Ministério do Transporte sabe disso. O Grupo RBS sabe disso. Quem não sabe disso é a população e alguns comentários acima dão conta dessa tese.
Não sabem, porque ninguém associa a palavra concessão com licença temporária. É de total responsabilidade da CONCEPA o conserto do vão móvel. Responsabilidade tal, que os empresários da CONCEPA [como sempre gente proba, a fina flor da ética, segundo a RBS e os defensores do neoliberalismo] se recusam a assumir!
O vão ficar trancado há 20 m de altura é o menor dos problemas. O brabo será, quando ela não subir e um navio bater a valer na ponte. Então, a cobrança tem que ser para cima da Concessionária, fazê-la pegar aquele dinheirinho depositado a cada segundo em suas praças de pedágio e arrumar a ponte móvel do Guaíba!
Pena que fica nesse jogo de empurra e os responsáveis pela fiscalização das concessões fiquem de braços cruzados, fazendo que não entendem, ou, talvez, a gente não esteja sendo informado a respeito das ações, termos de conduta, que a CONCEPA esteja sofrendo, pelo menos, desde o momento da primeira pane provocada, após aquele acidente do navio [que bateu na pilastra].
Sobre a CONCEPA: A Concepa foi constituída em 1997 pelas empresas Triunfo Participações e Investimentos – TPI e pela SBS Engenharia. A concessão foi outorgada pelo Governo Federal, em outubro de 1997, no âmbito do Programa Federal de Concessões Rodoviárias, e tem por objeto a exploração da Rodovia BR 290, no trecho que liga os municípios de Osório, Porto Alegre e Guaíba (entroncamento da Rodovia BR 116), no Estado do Rio Grande do Sul. [...] Desde o dia 19 de junho de 2008, a Triunfo Participações e Investimentos possui 100% do controle acionário da Concepa. Acesse www.triunfo.com e conheça mais um pouco sobre a empresa.
[http://www.concepa.com.br/empresa.asp]
Por que temos que pagar a conta? Quem esta passando por baixo desta ponte ? Que eles paguem a conta. Se desloquem para outra regiao eh mais barato que construir uma nova ponta super alta ou levadica. Vamos dar nomes aos bois. Quer dizer que vamos gastar milhoes e milhoes e arrecadar alguns cents. Pensa Brasil.
Postar um comentário