Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

terça-feira, 20 de julho de 2010

PDT decreta silêncio obsequioso para Collares




O ex-partido quer punir o seu último líder

A analogia que quero fazer talvez seja indevida, pelas dimensões desproporcionais entre as duas instituições. Refiro-me a uma certa similaridade entre o argumento de autoridade - o presunçoso magister dixit - do PDT-RS contra o ex-governador Alceu Collares e o tribunal do Santo Ofício da Igreja romana.

O PDT, já há alguns anos, é praticamente um ex-partido. Sem líderes, o último deles está sendo silenciado e esmagado por burocratas com a envergadura das fuinhas, e sem base social consistente e identificável no espectro de classes e frações de classe, condição imprescindível para que uma organização partidária tenha presente e futuro. Só resta ao PDT a estrutura circense, puramente cartorial (no limite mínimo exigido pelo TSE) e, evidentemente, a memória em tom sépia do velho e bravo Trabalhismo (caudatário do Castilhismo revolucionário), que os burocratas insistem em ignorar e desrespeitar.

A analogia que faço entre o ranço pedetista e a Inquisição católica se refere à heresia. Nos primórdios do tribunal do Santo Ofício, antes deste ser estatizado pelos reis católicos de Espanha, o herege era o praticante do sincretismo. E o que é sincretismo? Ora, é a mescla da prática religiosa com práticas pré-religiosas, ou seja, o culto a animais, ao politeísmo, ocultismo e as magias e mancias (adivinhações).

O PDT é uma organização burocrática absolutamente sincrética, praticante do culto "religioso" trabalhista, mas também do paganismo mais primitivo, que praticamente desmoralizam seus líderes inspiradores, Castilhos, Vargas, Pasqualini, Goulart e Brizola.

Portanto, é descabida e injusta a punição do silêncio obsequioso a que foi condenado o ex-governador Alceu Collares, de resto, um castigo inútil, porque emanado de tribunal improvisado, persecutório, ilegítimo e desmoralizado.

Querer submeter Alceu Collares ao que chamam de Conselho de Ética partidária é um vulgar exercício de ficção, ou melhor, o sincretismo entre o anedótico e o caricaturesco.

11 comentários:

Anônimo disse...

Collares é o Sarney do PT gaúcho. Quando era governaor, era retratado pelo partido como o demônio. Agora, é um bravo! Que bonito!

Luís disse...

O PTB atual já nasceu desta maneira, e o PDT é legenda-de-aluguel pelo menos desde a morte do Brizola, depois de perder muitos dos militantes mais ideologizados. Assim, como tal, além da maior parte da cúpula do PDT ter que justificar o aluguel caro, a burguesia gaúcha está realmente preocupada em ter pago por algo e não tê-lo...

A questão é como vencer o nosso atual joguinho político - centrado no jogo eleitoral - desprezando esses apoios, quando eventualmente se conta com eles.
Se alguém se imagina de esquerda e só critica essa ampliação do leque de alianças eleitorais, sem dizer qual é a alternativa, me desculpe, mas está tragicamente fazendo o jogo da direita.
Construir essa alternativa é tarefa de todos, sem sectarismos, pois revolução não acontece todo ano, e requer muito trabalho... árduo e cotidiano.

tiago disse...

É, agora, defender um mínimo de coerência passou a ser igualado a fazer o jogo da direita... Trocar apoio político por um cargo no Conselho de Itaipu, ao contrário, é fazer a revolução! Isso aí, o que mais precisamos é do apoio de revolucionários de primeira hora, como Collares, Sarney, Renan Calheiros e outros tantos!

Anônimo disse...

Eu acho que Collares, com seus defeitos normais ao ser humano, ainda é infinitamente melhor que pseudo-esquerdistas aliados ao que há de pior no RS, com um projeto que tem destruido nosso estado. Portanto, a crítica às vezes é melhor que um elogio dependendo de quem vem.
flávio cunha

Nelson disse...

O PDT, que já vinha degringolando mesmo com Brizola vivo, morreu de uma vez por todas após a morte do grande líder. Pelo menos o PDT de cunho social e nacional. Cristóvão Buarque e... (não sei se tem mais alguém que seja digno de nota) ainda procuram segurar as pontas, mas, parece, não há mais jeito.

Já a foto, é um registro do "altruísmo" dos governos dos EUA e sua inexorável vontade de "levar a democracia" a todos os rincões do planeta.

A ajuda anual ao governo do Vietnam, tudo indica, é apenas um cala-boca, e não um reconhecimento dos pavorosos danos que essas armas causam ao ser humano e ao meio ambiente. Isto porque, as forças armadas dos EUA continuaram "derramando" veneno sobre outros povos; iugoslavos, iraquianos, afegãos. Sem contar o veneno que as multinacionais, como a citada Monsanto, despejam sobre o planeta quase que inteiro.

O Tordon, por exemplo, vem sendo usado para "turbinar" a banana. Os produtores da fruta o utilizam para aumentar o tamanho das bananas. Tudo em busca de maiores lucros.

Quem já provou a banana ecológica, produzida na região de Torres ou mesmo em São Paulo, sabe a diferença de qualidade entre esta e a "turbinada".

Carlos Eduardo da Maia disse...

Quanto será que recebe Collares - que quase não se elegeu deputado federal na última eleição - no conselho de Furnas? Tá explicado porque motivos ele apoia Tarso Genro.

Remindo disse...

Se eu conheço o Collares é agora mesmo que ele vai falar. E o papo do homem é a sua maior arma. Se eu sou a turma do Pompeu levo medo.

Anônimo disse...

Esse maia é o mesmo que diz besteiras em vários blogs, que capacidade heim cara! Que superação!
flávio cunha

Anônimo disse...

Bom Um pouco de bom senso não faz mal..Penso que Collares tem sua história e o PDT também tem..Aqui no interior quem é do PDT não é por boca alguma ..É e pronto..Tem ideologia

Anônimo disse...

Voce já acessou o Blog Tijolaço.com do Brizola Neto??
É tão bom quanto o seu...

Anônimo disse...

que lega ein Feil, neuza canabarro secretária de educação de tarso.

um petista defendendo collares.

surreal.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo