Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Jornal web é que divulgou o escândalo que envolve Sarkozy


O Watergate francês

Um novo canal web chamado Mediapart publicou esta semana o seu mais incendiário artigo até agora, acusando monsieur Nicolas Sarkozy de receber donativos ilegais (150.000 euros líquidos) de Liliane Bettencourt, de 87 anos de idade, herdeira da empresa de cosméticos L'Oreal, durante a campanha eleitoral de 2007.

No dia 16 de junho último, foram divulgadas escutas piratas de conversações entre a herdeira da L'Oréal com seus advogados, sugerindo que o ministro do Trabalho, Woerth, estava no centro de um conflito de interesse enquanto tesoureiro do partido da maioria UMP, que recebeu o dinheiro ilegal.

O jornal web Mediapart é um dos pioneiros da imprensa digital francesa, sendo sempre o primeiro veículo a publicar artigos constrangedores sobre o governo francês e o presidente Sarkozy - razão de seu crescimento e prestígio como mídia confiável fora dos grandes jornais tradicionais.

Com isso, o Mediapart acelerou o seu crescimento em junho, ganhando mais 5 mil assinantes, explicou Edwy Plenel à AFP, o que soma quase 30 mil no total.

O acesso ao jornal web, que não tem publicidade, custa 9 euros por mês (cerca de 20 reais/mês), ou 90 euros por ano. A assinatura compreende um jornal e um espaço participativo. O jornal web emprega 25 jornalistas vindos do Le Monde, Libération, da Agence France-Presse e de revistas como Télérama e Challenges.

O jornal online registou em 2009 um volume de negócios de 1,4 milhão de euros (ou 3,1 milhões de reais).

2 comentários:

Ana Janaina disse...

Adoro as fotos que abrem o blog! A do Zizek está ótima....

Anônimo disse...

Enquanto isso, o watergate brasileiro, o suborno da base aliada pelo governo usando dinheiro público por quase dois anos, não deu em nada. Orguio do meu país.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo