Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Brasil só se desenvolverá se erradicar pobreza extrema



Essa noção é o grande diferencial entre os candidatos, diz Dilma

A pré-candidata à Presidência da República pelo PT, Dilma Rousseff, disse ontem que o Brasil só deixará de ser uma nação emergente para ser um país desenvolvido quando erradicar a pobreza extrema. Na avaliação de Dilma, esse olhar sobre a questão da pobreza será o grande diferencial entre os candidatos. A informação é da Agência Brasil.

“Acho que é esse o diferencial entre os candidatos, nós temos por objetivo saber que o Brasil só vai ser desenvolvido, não porque o PIB aumentou um ponto percentual, o Brasil vai ser desenvolvido se nós formos capazes de erradicar a pobreza extrema”, disse ao discursar no Movimento Pluri-Partidário de Prefeitos Pró-Dilma Rousseff. O encontro reuniu prefeitos paulistas não só dos partidos que apoiam oficialmente a candidata do PT, mas, também, de siglas coligadas com outros candidatos.

Na ocasião, Dilma recebeu o apoio eleitoral de 25 prefeitos paulistas filiados ao PSDB, mesmo partido do seu principal oponente, José Serra.

Segundo a candidata petista, a ascensão social das camadas mais pobres da população é uma forma de impulsionar a economia. Ela lembrou que durante a crise financeira internacional o país se apoiou justamente no mercado interno. “Esse país crescerá cada vez mais quanto mais brasileiros entrarem de forma integral no mercado de trabalho e consumo”, ressaltou.

Dilma Rousseff afirmou que esse modelo de desenvolvimento que considera a questão social como ponto central foi implantado durante o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “Construímos os alicerces para deixarmos de ser um país emergente e sermos um país desenvolvido”.

A educação foi apontada pela petista como a maneira de possibilitar que as pessoas mais pobres sejam capazes de alcançar uma condição de vida mais confortável. De acordo com Dilma, é fundamental que exista educação de qualidade desde o início da vida escolar. “O que não está certo é que as brasileirinhas e os brasileirinhos iniciem a sua vida pautados por um diferença de oportunidade”, afirmou.

5 comentários:

Lucas Jerzy Portela disse...

dizia Celso Furtado que o Brasil só se desenvolverá se o Maranhão se desenvolver.

Conhecendo as potencialidades deste estado irmão-caçula da Bahia, sei o quanto o Brasil desperdiça mantendo o Maranhão na desgraça.

E o que faz o PT pra eleger Dilma? Sacrifica justamente o Maranhão...

eita vitória de Pirro em primeiro turno!

Katarina Peixoto disse...

Eu confio muito na Dilma. Confio porque partilho do mundo dela. Confio porque posso discordar dela. Confio porque ela não mente, não tira onda, não desrespeita a inteligência das pessoas. É isso aí, acabar com a pobreza extrema. Isso e tudo isso.

Anônimo disse...

Então estamos agora simplesmente dando crédito para declarações de campanha?

Cleberson disse...

Só que 'erradicar' a pobreza extrema na base do clientelismo ('transferência de renda') também não resolve o problema, apenas cria um gigantesco contingente de pessoas que dependem financeiramente do Estado. Como todo esse aparato assistencialista do governo tem um custo bem elevado (basta somar o valor do bolsa-família, benefícios de prestação continuada da Lei Orgânica da Assistência Social e aposentadorias rurais do INSS, para se ter ideia do fardo que onera o contribuinte - só esses 3 programas assistencialistas, somados, ultrapassam 100 bilhões de reais anuais tranquilamente), para mantê-lo o governo precisa
praticar uma elevada carga tributária, que, por sua vez, serve de freio ao crescimento da economia. E, com isso, aquele contingente de pessoas permanece dependendo do governo. Eleitoralmente, é a fórmula perfeita, porém ela mantém o país na pobreza.

jogos da memoria disse...

basta um olhara atento a esta foto. Se esta foto é real, diz muito. Percebam .....

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo