Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Ex-ditador assumiu hoje crimes da repressão



Na Argentina

O ex-presidente argentino Jorge Rafael Videla (foto), que governou o país de 1976 a 1981, assumiu hoje (5) a responsabilidade pelos atos referentes à "repressão durante a ditadura militar”. A confissão ocorreu durante julgamento de Videla e de um ex-general, em Córdoba, iniciado na última sexta-feira (2). As informações são da Telam, agência oficial de notícias argentina.

“Reitero e assumo plenamente minhas responsabilidades em todas as ações tomadas pelos militares do Exército argentino na guerra contra os rebeldes", disse ele. “Os subordinados se limitaram a cumprir minhas ordens", acrescentou.

Videla e o ex-general Luciano Benjamin Menéndez são acusados de violação aos direitos humanos durante a ditadura no país. É o terceiro julgamento por crimes contra a humanidade realizado na cidade argentina, mas o primeiro de Videla depois que houve um julgamento de membros da junta militar.

Videla e Menendez  são acusados em dois processos, pela morte de 32 presos políticos e por sequestros e torturas cometidos pelo Departamento de Polícia de Informações (conhecido pela sigla D2). Um dos casos mais emblemáticos é conhecido por UP1, e o principal acusado é Videla.

O ex-presidente é apontado como mandante da execução de 32 prisioneiros políticos, no período de abril a outubro de 1976, em San Martín Prison Unit  - na cidade de Córdoba. As vítimas foram presas antes do golpe de Estado, de 24 de março de 1974. As vítimas foram acusadas pelo Judiciário da época de violar a lei anti-subversão. Homens e mulheres foram massacrados até a morte em circunstâncias diferentes.

O tribunal é presidido por Jaime Diaz Gavi, acompanhado desta vez por Carlos Lascano, Julio María José Pérez Villalobos e Carlos Arturo Ochoa. A acusação, por meio do Ministério Público, é conduzida por Carlos Maximiliano e Hairabedián Gonella, com apoio de Pablo Bustos Fierro.

Um comentário:

Leandro Bierhals disse...

Ué? Nenhum comentário dos inimigos do Chaves, do Fidel, do Evo. Afinal, um ditador está sendo julgado. Ditador mesmo!!!! Facínora, corrupto e assassino. Ouço vozes???

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo