Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 31 de julho de 2010

A vergonha e o descaso na fronteira Brasil-Uruguai


Praça internacional de Livramento é um lixão a céu aberto

Ontem, por ocasião do aniversário de Santana do Livramento - 187 anos da sua fundação - o presidente Lula visitou-a, aproveitando para se encontrar com o presidente do Uruguai, Pepe Mujica, com o qual assinou tratados comuns e conversou sobre a paz na América Latina, entre outros temas.

No entanto, o clima não foi só de festas e rosas, como se diz. Segundo fontes bem informadas repassadas com exclusividade a este blog DG, o presidente Lula ficou aborrecido com o quadro de degradação urbana da Praça Flores da Cunha (Praça dos Cachorros) e do Parque Internacional, em Livramento.

Como se sabe, Livramento, no Brasil, e Rivera , no Uruguai, são cidades-gêmeas, onde existe apenas um único conjunto urbano, sem divisões físicas ou embaraços aduaneiros. Se distingue que estamos numa fronteira internacional apenas pelo som dos idiomas e os cartazes dos anúncios nas lojas comerciais. Lula, segundo a fonte, teria manifestado profunda irritação com o descaso apresentado no lado brasileiro da linha divisória binacional, onde a Praça dos Cachorros está completamente tomada pelo comércio ambulante, debaixo de barracos improvisados e muito sujeira. O Parque Internacional não encontra-se muito diferente: observam-se árvores centenárias cortadas, muitos bancos quebrados, luminárias sem lâmpadas e com a fiação elétrica exposta, pedras portuguesas com grandes falhas, bem como cercada de ambulantes que vendem alimentos e bebidas em trailers, mesas e cadeiras.

A área pública está, portanto, invadida pelo descaso das autoridades e pelo comércio improvisado e ilegal, num cenário de vale-tudo que degrada a convivência amigável das cidades-gêmeas, tão visitadas por turistas em qualquer época do ano.

Veja o vídeo (acima) e constate você mesmo, como era (foto ao lado) e como está hoje. Este breve documentário é parte de uma campanha - apartidária e inominada - pela restauração dos dois espaços públicos de Santana do Livramento (RS).

Assine o abaixo-assinado que está aqui no blog Santana do Livramento, especialmente criado para a campanha de revitalização da Praça dos Cachorros e do Parque Internacional.

Mesmo que você não tenha nascido em Livramento, como é o meu caso (nem todos são perfeitos!), por favor, apoie e divulgue esta campanha cidadã.

9 comentários:

Jbmartins-Contra o Golpe disse...

O Prefeito da cidade não enxerga isto, tem que ir um Presidente ver, uma vergonha por isto Lula é o Cara.

Shin Shan Shun disse...

o prefeito não enxerga i$$o?

e a máfia chinesa enxerga i$$o?

John Wayne da Silva disse...

Isso é complicado veja o coquetel explosivo disso, camelôs em zona de fronteira, máfia de bagulhos com grife, armas, drogas etc. O prefeito de Livramento não é bobo, vantagem ele tira com esse lixão no nariz das autoridades da Receita, da Alfândega, da Polícia Federal o escambou.

jogos da memoria disse...

Existe uma falsa idéia de "questão social" por trás disso, quando na verdade, meia dúzia de contraventores são donos de todo aquele espaço. Portanto, vereadores de Rivera e Livramento, prefeitos Wainer e Marne, a palavra ( e ação) está com vocês. Muita bem vinda esta campanha. parabéns ao Feil e aos Bonani, meus amigos de longa data.

ducana disse...

No dia 6 de novembro de 2009, publiquei no jornal Correio do Pampa - Espaço du´Cana - dia 7 no blog "ducana.zip.net", duas fotos, uma antiga e outra atual (as quais estão fazendo parte deste vídeo). Versamos sobre a degradação da praça, antes tão bonita, singela e hoje uma "babel" de barracas "carpas", quinquilharias e jogatinas. Parabéns ao Federico Banani, a Laura pela Campanha de restauração desses logradouros. Me somo a eles pela iniciativa. Como escreveu Marlon do Jogos de memória: com a palavra Wainer e Marne. Também todos nós participando e cobrando.

Anônimo disse...

Ué, Livramento com seus não sei quantos assentamentos do MST/Incra não devia ser um modelo de desenvolvimento popular e solidário? Ademais, as barraquinhas na praça são a expressão máxima do trabalho solidário das micro empresas familiares, que produzem renda como nunca antes visto neste país.

Zé Porreta

Anônimo disse...

caro gauche,
mudando quase completamente de assunto mas não encontro outro espaço onde implorar que a photo sobre Paraty do ano passado seja de novo publicada, com o nome da modelo e tudo a que temos direito.
O FLIP tá aí e o blog nada...
grande abraço
zeca

Luciano Kelbouscas Pacheco disse...

Perfeito Zé Porreta, perfeito. O prof. Wainer, foi meu professor no professor Chaves, sempre foi socialista, primeiro no PT depois no PSB. Está em seu segundo mandato. Quero ver quem vai ter o peito de resolver. Aliás, queres comprar uma arma? vai ali e consegues por 150 pila, isso mesmo, 150 "pila"!!!!
Abraços fronteiriços deste desgarrado!

Anônimo disse...

Sinceramente seu porreta, não é com ironias q vamos resolver esse lamentável quadro de descalabro urbano. Precisamos de voluntários- cidadãos...E como todos sabem, o professsor solicialista, há muito se tornou um político profissional,carreirista, onde seu maior projeto realmente, é sacar retratos para a expressiva midia local!
Vamos nessa q o espaço público foi feito para os pedestres e para o lazer!!!!!!!!!!!
Fronteiriço

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo