Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

domingo, 18 de julho de 2010

Churrasco de cachorro no centro de Porto Alegre


ZH mostra o fato, mas ignora a notícia oculta

Nas escolas de jornalismo se ensina como identificar, empiricamente, o que é notícia e o que é fato corriqueiro, indigno de ser objeto jornalístico.

Fato banal: um cachorro mordeu o dono.

Notícia: o dono mordeu o cachorro.

Fato banal: homem em desalinho faz um assado em via pública de Porto Alegre.

Notícia: lúmpen faz churrasco do "melhor amigo do homem" no centro de Porto Alegre.

Uma leitora flagrou o fato, sacou a fotografia e mandou a "pérola aos porcos". Os editores de ZH não se deram conta que o morador de rua está assando a carcaça de um cachorro. Isto é notícia, sim.

A pequena envergadura do tórax indica definitivamente que não se trata de carne de origem bovina. Pode, sim, ser cordeiro (borrego) ou leitão, de qualquer forma, deve ser animal muito jovem. Todavia, sabendo-se o preço destas carnes no mercado, logo se afasta a possibilidade de um morador de rua estar se regalando com tão finas iguarias. Só pode, então, ser carne de cachorro, e pelo visto está bem carneado, quem o fez conhece o riscado.

Observem que o lúmpen tomou o cuidado de ocultar os quartos (traseiros) e as paletas (dianteiros) do infausto cãozinho, caso contrário, seriam provas contundentes de seu ato desabonador contra o "melhor amigo do homem". Por isso que ele - simpático - sorri despreocupado.

Chamo a atenção para o fato, com o objetivo de demonstrar o quanto a redação de Zero Hora carece do velho e bom faro jornalístico - matéria-prima imprescindível para um bom jornal, algo que ZH está muito longe de ser.

Coisas da vida.

Fac-símile parcial da página 3 do jornal Zero Hora, edição de hoje.

18 comentários:

Anônimo disse...

Bueno, na dúvida, ZH fez o que se recomenda ao jornalismo sério: não dizer que esse cara está carneando um cachorro porque, neste caso, está se acusando a pessoa de um crime, sem ter prova ou certeza.

Espero que este blog tenha noção da acusação que fez e esteja pronto a responder por calúnia e difamação, se for o caso.

(Claro que não ocorrerá o processo, porque se trata de um pobre coitado, ou um "lúmpen" jkaehauhajsa).

edu paiva disse...

coisa boa carne de cachorro. não sei pq essa frescura toda. se de tudo q é animal pode, pq de cachorro não?

Anônimo disse...

Caro Cristóvão:
Tudo bem? Antes de publicar, chequei sim a informação. A fotógrafa é uma grande amiga e relatou sua conversa com o assador. Ele disse a ela que era carne de ovelha. Conversei com a Clarice pelo menos três vezes antes de publicar. Como não posso provar nada, me limitei a contar o que eu sabia. Acho covardia bater nesse pobre coitado sem ter certeza. E certeza eu não tenho. Sempre que tiveres alguma dúvida sobre o que eu escrevi me coloco ao teu dispor. Meu e-mail e telefone estão no topo da página 3. Um abraço, Tulio Milman

Cristóvão Feil disse...

Caro Tulio,

Sugiro, então, que ZH faça uma reportagem sobre a abundância experimentada pelos moradores de rua de Porto Alegre. Comendo carne de cordeiro que custa cerca de 18 reais o quilo, vamos convir que é viver à tripa-forra, como dizem os lusitanos.

Isso, também, é notícia!

Abç.

CF

cazé disse...

então o lúmpen é um exibicionista, mostrando aquela riqueza na via pública, será que não tem medo de ser assaltado pelos seus colegas?

Bernardo disse...

Um homem morre de fome e vocês ignoram o fato. O homem da seu jeito de não morrer de fome e vocês estão preocupados com a ética jornalista? Faça-me o favor. Se pelo menos estivessem preocupados com a vida do animal que foi tomada.

Mesmo tendo sido vegetariano ético por seis anos, eu não condeno o mendigo (falar lúmpem é coisa de letrado metido a besta). A fome é uma desgraça humana, no caso dele, a fome, o frio, o abandôno, o desrespeito social e etc.

Parem de hipocrisia besta e ética fálica pelo amor a vida.

Anônimo disse...

O pior é o comentário do pseudo-jornalista: "Porto Alegre é demais". Além de só faltar cantarolar a música do seu candidato ao Governo do Estado, o imbecil não percebe (ou não quer ver) o quão triste é a tradução social desta matéria...Chega a ser de incrível mau gosto o deboche do mauricinho-padrão da RBS: "o sal nasceu para todos". Num jornal sério, essa cara estaria na rua...

Anônimo disse...

Já num país sério o playboyzinho estuprador filhote do patrão do pseudojornalista, o pequeno sirotsky, estaria na cadeia. Aliás, não vi nenhuma manifestação do pseudojornalista a respeito. Nem dele nem de seus valentes colegas, tipo lassiê martins, abelhinha, o medíocre "colunista" da última página e outras porcarias quetais.

Anônimo disse...

Se fosse carne de gado certamente haveria uma multidão para "filar" a churras. Mas como é de conhecimento geral de onde vem a iguaria ninguém ousou matar a fome. heheheheh

Anônimo disse...

Sob qualquer ponto de vista, a nota é lamentável: seja por abordar a vida de um morador de rua com leveza e humor, o que o frio atual não comporta, assim como outros aspectos desta condição, seja por sugerir que ele teria como estar assando carne de açougue, seja pelo fato de comer um animal doméstico, e também pelo fato de mostrar um animal sendo assado como se isso fosse brincadeira (independentemente de que animal seja, doméstico ou não). É o mau gosto de sempre da Zero Hora e o seu antijornalismo, do qual esse Tulio é um perfeito representante. Eneida.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Muito legal o Túlio Milmann ter vindo aqui e postado seus esclarecimentos de forma educada e amistosa. A resposta do Feil idem. Assim é que a vida deve ser. As pessoas têm todo o direito de pensar diferente, mas o respeito, sem ofensas, é bom e necessário. Parabéns aos dois. Assim é que se constroi uma nação melhor.

Anônimo disse...

Carne de ovelha??? huauashsuashhuhsassss.

Vocês não estão vendo o COURO do bixo ao lado do mendigo???? Dica: a cabeça está junto a tampa vermelha.

forinti disse...

O quê o cidadão vai fazer, dada a carência de restaurantes coreanos na capital? ZH perdeu uma ótima oportunidade de mostrar a cultura e a iniciativa do povo gaúcho.

Anônimo disse...

O mais triste é ouvir que no governo do Sr. Lula a miséria foi reduzida e blá blá blá... A verdade é que mudam as moscas e a m... da vida real da maioria do "lúmpen" continua a mesma!!! Enquanto isso, os ricos, ainda mais ricos, a se lambusar com o teatro do faz-de-conta... "É tudo farinha do mesmo saco" como diz a Alda da Boca do Monte!

Anônimo disse...

porto alegre não é demais.
porto alegre está demais.
está demais pra quem vive nessa cidade conviver com tanta coisa anacrônica. millman deve estar brincando com a gente com esse trocadilho. um bom humor negro, mas não é o momento. comentário infeliz.

porto alegre, por certo, já foi bem mais.

ou alguém lembra há quanto tempo existe essa quantidade absurda de moradores de rua?

NITX disse...

Se em Porto Alegre já fizeram linguiça de gente, churrasco de cachorro, não deve ser o primeiro...
Mas eu percebi uma leve ascendência oriental no rosto do feliz assador.

Anônimo disse...

Quem é Tulio Millmann?

Anônimo disse...

Qual o problema do cara estar comendo cachorro?

Comem todo tipo de animal, e o cachorro não pode?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo