Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Presidente do PT critica a mídia brasuca


Antes tarde, do que nunca

Deu na Folha, de hoje:

O presidente do PT, José Eduardo Dutra, defendeu na noite de anteontem o ponto do programa de governo de Dilma Rousseff que afirma que as cadeias de rádio e TV, em geral, são "pouco afeitas" à qualidade, ao pluralismo e ao debate democrático.

"É uma constatação", disse Dutra, coordenador da campanha de Dilma. Questionado a quais órgãos se referia, ele não citou TVs ou rádios, mas sim a revista "Veja", da Editora Abril.

"Isso [a crítica à mídia] não se refere a programa de governo, é uma constatação. Estamos vendo isso. Basta analisar se a postura de alguns órgãos de imprensa tem sido plural. Minha avaliação é de que não tem sido", afirmou após o jantar em que Dilma se reuniu com mais de 200 deputados e senadores no Lago Sul de Brasília.

"Por exemplo, a revista "Veja". Minha visão é a de que eles não têm sido plurais", disse. Dutra negou que a avaliação embasará alguma ação de Dilma, caso eleita.

"O que vamos fazer, vamos censurar? Claro que não, mas tenho também a liberdade de poder expressar a minha opinião. O fato é que a liberdade de imprensa é irrevogável, ponto." Procurada pela Folha, a "Veja" informou que não iria se manifestar a respeito das críticas.

A primeira versão do programa de governo de Dilma, protocolada no TSE na manhã do dia 5, tinha reivindicações de alas radicais do PT, como medidas para "combater o monopólio dos meios eletrônicos de informação, cultura e entretenimento".

Após reação de aliados, o PT recuou e enviou ao TSE, no final do mesmo dia, uma "errata" em que suprimia alguns dos pontos polêmicos, mas mantinha a crítica à mídia e a avaliação de que há "monopólio e concentração dos meios de comunicação".

O partido argumentou ter havido um mero erro administrativo, embora as rubricas de Dilma constassem apenas na primeira versão. Dutra não disse se a avaliação sobre a imprensa permanecerá na nova versão do plano que será apresentada.

.....................................

Se observa um grande avanço do setor hegemônico do PT (liberal) no que se refere à noção que tem da mídia brasileira. Ainda fica no meio do caminho, pedindo desculpas, se explicando, dizendo que é mera opinião pessoal, etc, mas há que se reconhecer que é um passo à frente.

O PT nunca teve política para a mídia das oligarquias, nunca entendeu que esta mídia, tal como se expressa, é uma pedra - uma cordilheira andina, mesmo - no caminho da nossa imberbe democracia.

Já se vê que o trabalho (de sapa) dos blogs não está sendo em vão.

4 comentários:

Anônimo disse...

Mas olha que avanço! depois de 30 anos alguém do PT vem a publico dizer o que pensa da imprensa. Surpreende por dois motivos, o primeiro é pensar, o segundo é expressar isso! Fantástico, talvez daqui a outros 30 anos, tomem alguma providência que não seja dar dinheiro para os empresários de comunicação baixarem o tom.

Licurgo do CeL3Uma

Carlos Eduardo da Maia disse...

É bom mesmo que o PT diga a todo o Brasil, na corrida eleitoral que quer levar adiante essa proposta perigosa e babaca de "controle social da mídia.

Controle social da mídia é o brinquedo favorito do fascista.

Anônimo disse...

A burrice desse pessoal da direita serrista transcende:
"Controle social da mídia é o brinquedo favorito do fascista"
Que frase de gênio ou melhor Jênio (com "J" de jegue)
A Rede Globo vem fazendo o que nestes últimos 45 anos?
Adivinhe qual é o candidato que ela apóia?

luciano valle disse...

acho que é mais válido enfraquecer a mídia hegemônica ao apoiar as mídias alternativas, do que bater de frente com a grande mídia. não vamos esquecer que foi elas que apoiaram o golpe de 64, e podem fazer novamente se assim quiserem.

o negócio é democratizar radicalmente o acesso à comunicação, promover concessão de rádios comunitárias, proliferar os jornais de circulação semanal e quinzenal... fazer o possível pra desmantelar essa necessidade quase fisiológica que as pessoas tem de depender de duas ou três grandes forças midiáticas no país.

se o josé eduardo continuar dizendo essas coisas, só vai piorar a situação, e ainda vai atrapalhar a candidatura da dilma.

pra esse pessoal de folha, globo e cia., fazer um novo golpe é bem fácil.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo