Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quarta-feira, 14 de julho de 2010

Para ZH, miséria vai acabar por geração espontânea



Má-fé e texto ruim

Essa matéria de Zero Hora dá uma rima pobre: foi redigida com o dedão do pé e com má-fé. Certamente inspirada na abiogênese aristotélica, ou seja, a obsoleta noção da "geração espontânea".

Me explico: antes de Louis Pasteur, segunda metade do século 19, se acreditava que a vida das moscas, por exemplo, resultava de ambientes sujos e infectados. As moscas e os vermes provinham espontaneamente da putrefação e da falta de asseio, diziam. Muitos ainda pensam assim, até hoje. Outros, já ouviram falar que não é bem assim, mas ainda acreditam no mito da geração espontânea, agora aplicada às esferas da vida social, da atividade econômica, e sobretudo nas obras e políticas públicas.

Pois bem, o texto de ZH - precariamente escrito, repito - foi redigido sob inspiração da abiogênese. Dá a entender à classe média, que ainda lê o jornal da Azenha, que a pobreza vai acabar de forma espontânea, naturalmente, sem a intervenção intencional e política do agente público, o Estado. Atenuante: pelo menos não afirma que o mercado vai acabar com a pobreza no Brasil, embora pense exatamente isso.

O Ipea - Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada, vinculado à presidência da República - publicou ontem o estudo chamado "Dimensão, Evolução e Projeção da Pobreza por Região e por Estado no Brasil", objeto da matéria de ZH, mas que faz questão de desfocar a responsabilidade do governo Lula na implementação de políticas públicas que favorecem a presente situação retratada pelos pesquisadores do Ipea. ZH trata do tema, mas o faz de forma a encobrir o êxito do lulismo na questão social. Consulta um certo professor Sabino Júnior da Ufrgs que - pasmem - atribui o fato aos esforços do RS ter equilibrado as contas públicas estaduais. Já para o outro consultado por ZH, o pesquisador da FEE/RS, sociólogo Salvatore Santagada, "os programas sociais de distribuição de renda, a previdência para idosos e portadores de necessidades especiais e a participação de mais pessoas no mercado de trabalho foram os responsáveis pelo aumento na renda" - o que repõe a verdade no contexto da matéria, mas ainda não anula a intenção expressa dos editores de confundir o leitor quanto ao papel do Estado a a correta política do presidente Lula no âmbito social.

Neste sentido, o documento do Ipea (aqui) é cristalino nas suas conclusões: "(...) Ganha maior relevância o papel do Estado – em suas distintas esferas governamentais e concomitantemente às instituições da sociedade civil – na execução de uma política nacional de desenvolvimento que possibilite ao País enfrentar todos os problemas de ordem social. Por meio de políticas de Estado, não apenas de governos, o Brasil protagonizaria um novo padrão de desenvolvimento capaz de torná-lo a quinta economia do mundo, não mais desassociada dos necessários avanços sociais".

Mas quem garante que Zero Hora quer de fato informar e esclarecer os seus minguantes leitores?

Fac-símile parcial da página 18 do jornal Zero Hora, edição de hoje.

6 comentários:

Anônimo disse...

Fico imaginando como seria um texto "jornalístico" do senhor Feil:

título: "Lula acabará com a miséria no RS"
linha de apoio: "Magnânimo presidente derrama sua bondade sobre o povo e acabará com a miséria no RS, apesar dazelitegolpista-mídia-sionistas-imperialistas não quererem!"

Adoro esse conceito de jornalismo da esquerda. Eu si divirtu.

Jefer Souza disse...

Porque êxito do lulismo na questão social? Em nenhum momento o estudo do IPEA traz qualquer menção que o resultado seja fruto de políticas sociais oriundas do governo Lula.

Ademais, o estudo engloba os anos 1995 até 2008. Ou seja, 7 anos do governo FHC e 6 anos do governo Lula.

Se ZH desfoca a responsabilidade do governo Lula, o faz também com relação ao governo FHC.

Cristóvão Feil disse...

Anônimo das 10:56,

Não precisa nenhuma imaginação.
Basta ler as edições anteriores deste blog e vc. poderá notar que não adotamos esse "conceito de jornalismo".

Carlos Eduardo da Maia disse...

O IPEA registra -- e isso é fundamental destacar -- que esse avanço na questão social iniciou no governo FHC. O governo Lula tem seus méritos, mas o governo anterior também tem. É a social democracia -- e políticas de Estado são fundamentais nesse sentido -- mostrando sua força. E temos de ir além. Miséria e exclusão social não interessa a ninguém.

Anônimo disse...

"Precariamente redigido" no caso da ZH é um oxímoro....

Fernando F disse...

O Governo Federal não tem nada a ver com isso!
O que acabou com a pobreza no RS é a ação imparcial e ativa da prefeitura de Porto Alegre.
Com a implantação de 3 importantes obras em Porto Alegre (a saber: O camelódromo, o Centro Popular de Compras e o Shopping do Porto) a prefeitura espalhou crescimento econômico por todo estado!

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo