Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Pampa já perdeu mais da metade da vegetação original


Dados do Ibama foram divulgados ontem

O bioma Pampa, que ocupa a maior parte do Rio Grande do Sul (mas abrange também todo o Uruguai e parte da Argentina, inclusive toda a província de Buenos Aires), já perdeu quase 54% da vegetação original. Os dados mais recentes do desmatamento do bioma (no RS), divulgados ontem (22) pelo Ministério do Meio Ambiente, mostram que, entre 2002 e 2008, 2.183 quilômetros quadrados (km²) de cobertura nativa foram derrubados. No total, o bioma já perdeu mais de 95 mil km² da vegetação original.

O levantamento, feito pelo Centro de Monitoramento Ambiental do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), aponta os 19 municípios gaúchos que mais desmataram o bioma no período. Alegrete, no extremo oeste do estado, é o campeão de derrubada, com 176 km² de desmate entre 2002 e 2008. As cidades de Dom Pedrito e Encruzilhada do Sul aparecem em seguida, com 120 km² e 87 km² desmatados em seis anos.

Apesar do grande percentual desmatado, o ritmo de devastação do Pampa é o menor entre os biomas brasileiros. De acordo com os dados do MMA, a região perdeu anualmente, em média, 364 km² de vegetação nos últimos seis anos. No Cerrado, o ritmo anual de devastação é de 14 mil km² por ano e, na Amazônia, a derrubada atinge 18 mil km² de floresta anualmente.

Lista dos municípios sulinos que mais desmataram entre 2002 e 2008, segundo o Ibama:

3 comentários:

Anônimo disse...

e agora vai perder o resto, já que os agrobostas gafanhotos picaretas conseguiram aprovar um código florestal à feição para praticarem o esporte preferido deles: devastar.

José Renato Moura disse...

O segundo maior da lista é Dom Pedrito, com 120 km² em 2008. Mas lá a culpa não é do eucalipto, mas sim do avanço inclemente do latifúndio do arroz, provavelmente a expressão mais primitiva do capitalismo em nosso Estado. Não é à toa que aquela região não progride.

Anônimo disse...

me expliquem, como é possível desmatar um bioma que é de ...campos!

O dado mais importante é o avanço do capim-anoni, mas o MMA passou a largo disso. Vai ver nem suspeita que ele já ocupe uns 2 milhões de hectares.

Hanô Nimo

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo