Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 8 de julho de 2010

Um dia de verão, com Anita O'Day




Esse pequeno vídeo com a grande cantora de jazz Anita O'Day é também um documento de época precioso. Trata-se de um olhar etnográfico, eu diria malinowskiano, sobre a classe média estadunidense na curva de ascenso da grande acumulação e consumo, em pleno governo republicano de Dwight D. Eisenhower e Richard Nixon, no pós-guerra e Guerra Fria, 1957.

No Brasil, o presidente era Juscelino Kubitschek de Oliveira, um descendente de checos-ciganos (hoje, estamos prestes a eleger uma descendente de búlgaros, para desespero da direita).

Vejam que há um certo clima de enfado quando Anita começa a cantar. Alguém, inacreditavelmente, lê, parecendo querer agredir a grande jazzista branca. Outros comem salsichas, lambem sorvetes, mascam chicletes, bebem, sentam com desleixo e tédio. Um sujeito veterano paquera e bebe, um clérigo esfrega as mãos pensando sabe-se lá em quê. Poucos negros, acho que nenhuma negra. Alguns já portam gadgets, filmadoras para registrar o momento, hoje, uma obsessão epidêmica que desafia qualquer conjugação verbal no presente do indicativo.

Anita está acompanhada por um trio, dois brancos e um negro no piano, não deu para ver se é o grande músico canadense Oscar Peterson, que tinha um trio e foi com quem Anita O'Day deslanchou depois de um início de carreira sempre interrompido pelo uso de drogas e encharcado de álcool. Anita é uma espécie de precurssora da Amy Winehouse, só não era judia e alcançava um registro vocal bem menos grave que Amy. Tomava todas, cheirava tudo. Mas morreu com quase 90 anos, em 2006. Pelo jeito, valeu a pena.

Essa apresentação aconteceu em 1957, na aprazível cidade portuária de Newport, Rhode Island, no meio do caminho entre Nova York e Boston.

(Sugiro que ouçam com fones de ouvido.)

Um comentário:

Anônimo disse...

Não sei qual direita está deseperada com a eleição de Dilma. Pelo que ando vendo, a direita inteira está com ela, no movimento mais curioso e bizarro que a história política brasileira já testemunhou.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo