Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 5 de julho de 2010

EUA limitam liberdade de imprensa na cobertura do desastre ambiental provocado pela BP


Onde estão os histéricos do PIG que ainda não denunciaram esse grave atentado à democracia?

Recebo mensagem do cientista Vanner Boere:

Prezado Feil,


O Scienceblogs, um conglomerado de blogs científicos, divulgou ontem que funcionários do governo estadunidense, federais e locais, estão dificultando o registro por filmes, por fotos e o trabalho da imprensa em registrar o desastre ambiental do derramamento de óleo no Golfo do México pela BP.


Parte da comunidade cientifica está interpretando que essa atitude é um desrespeito à Primeira Emenda da Constituição dos EUA, que se refere às limitações na liberdade de expressão e na liberdade de imprensa, entre outras. Só o presidente dos EUA poderia tomar essa decisão, e apenas quando há risco da segurança nacional.


A imprensa insiste em informar que esse “pode ser o maior desastre ambiental dos EUA”. Não é. Esse é o pior desastre ambiental causado pelo homem em todos os tempos. As correntes marinhas que passam naquela região do Golfo do México, se espalham por milhares de quilômetros ao norte, ao longo da América do Norte, do Ártico e costeando a Europa. Essa corrente esquenta o oceano e ameniza as correntes frias que vem do Ártico. Muito da vida nessas partes do oceano depende da integração entre correntes que faz proliferar milhares de espécies de microrganismos que servem como base na cadeia alimentar marinha. A propagação da real dimensão do desastre pode colocar a hegemonia dos EUA em cheque, e dessa vez por seus aliados europeus e vizinhos norte-americanos (Canadá e México).

Veja detalhes aqui.

Prof. Dr. Vanner Boere
Departamento de Medicina e Pesquisa
Universidade Federal de Viçosa - Minas Gerais

6 comentários:

Rubens disse...

Mais informacao, por favor... Esse nao e sequer o maior derramamento de petroleo do mundo. Em paises como a Nigeria, vaza muito mais petroleo e isso por 50 anos. Ocorre apenas que noticias sobre o que acontece na Africa interessam menos do que quando acontece em um país como os EUA.

Tentar repassar um link... Se nao funcionar, pesquise no Google por "derramamento petroleo Nigeria", antes de comecar a falar algo errado como dizer que o problema nos EUA é "o pior desastre ambiental causado pelo homem em todos os tempos". Não é.

http://www.google.com/url?sa=t&source=web&cd=1&ved=0CBUQFjAA&url=http%3A%2F%2Fultimosegundo.ig.com.br%2Fmundo%2Fnyt%2Flonge%2Bdo%2Bgolfo%2Bvazamento%2Bde%2Bpetroleo%2Bna%2Bnigeria%2Bdura%2B50%2Banos%2Fn1237670227825.html&ei=nSEyTPf7JYKBlAeSv5W-Cw&usg=AFQjCNFeAMqLisqlA3gSLkLk3RzRGN1jIA

----

Anônimo disse...

Isso não acontece na iniciativa privada. Se fosse uma empresa privada isso não aconteceria e nem teriamos advogados "voluntários" defendendo a empresa BP,como no comentário acima.

LIBERAL

Anônimo disse...

Caro Feil, o Rubens tem razão. Ao Sr. que diz ser liberal, acredito que esteja mal informado, a BP é privada sim e não se trata de advogar em favor da BP. Quer ficar mais esperto? Ou pelo menos colocar um ponto de interrogação neste teu liberalismo, dá uma checada no documentário chamado Darwin's nightmare e vê o que este teu deus liberalismo fez e está fazendo ao lago victória na Tanzãnia e a sua população.
Marcelo job

LOS disse...

A QUESTAO NAO É SE É O MAIOR OU MENOR DESASTRE AMBIENTAL... A QUESTÃO É QUE O DESASTRE ESTA DADO ISSO É FATO.
AS FOTOS SAO INDIGNANTES POIS SAO ANIMAIS INDEFESOS E EM DESESPERO PELA QUANTIDADE DE OLEO. ESSA EMPRESA E OS EUA DEVEM SER LEVADOS AOS TRIBUNAIS INTERNACIONAIS PUNIDOS COM SEVERAS PENAS.
O QUE FAZER AGORA JA QUE O LEITE FOI DERRAMADO ( OU MELHOR O OLEO).
ISSO MOSTRA QUE TEMOS QUE OLHAR MUITO ALEM DO DISCURSO DE ESTUDOS CIENTIFICOS DAS EMPRESAS E SIM PENSAR NA ESTRATEGIA AMBIENTAL DO PLANETA. ISO URGE

Anônimo disse...

O Sr. Rubens está certo ao afirmar que na Nigéria há um grave desastre ambiental não devidamente alardeado pelos meios de comunicação formais. Seriam 500 milhões de barris nos últimos 50 anos. No Iraque, na segunda invasão, houve o derramamento proposital de 60 a 80 milhões de barris de petróleo. Ambos são grandes desastres sem dúvida. A estimativa do volume de petróleo derramado no Golfo do México por enquanto é estimado em 1/5 disso. O impacto, pela importância da Corrente do Golfo, é muito maior. Nem na Nigéria e nem no Iraque passa uma corrente que alimenta e sustenta a vida (e economias) de três continentes. Onde ainda existe uma diversidade animal e vegetal dezenas de vezes mais diversa do que a do golfo de Basra e o delta do Níger. Não se mede um desastre ambiental pela métrica pura do volume, mas pelo impacto sócio-ambiental dele. Três continentes. Um desastre que está apenas se iniciando e que não será controlado tão cedo.
Vanner

Anônimo disse...

A PB é privada? Então isso não pode ser verdade, é uma conspiração comunista internacional para tentar manchar a imagem da livre iniciativa e dos valores de deus e da familia e dos homens de bem .É coisa de estalinistas falsificadores da história. Liberal(cristão)

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo