Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Dilma abre vantagem de 8 pontos no Vox Populi



Definição no primeiro turno fica mais favorável

Pesquisa do instituto Vox Populi, encomendada pela Rede Bandeirantes e o portal Ig, mostrou hoje (23), que na pesquisa estimulada a candidata Dilma Rousseff (PT), da coligação "Para o Brasil Seguir Andando", abriu uma vantagem de 8% das intenções de votos sobre seu principal adversário, José Serra (PSDB), da coligação "O Brasil Pode Mais". Dilma tem 41% da preferência dos entrevistados e Serra, 33%. A candidata Marina Silva, do Partido Verde, aparece em terceiro lugar, com 8%. A informação é da Agência Brasil.

Neste cenário, os votos em branco e nulos somaram 4% e 13% dos entrevistados ainda não sabem em quem votar. Na pesquisa espontânea, de acordo com o Jornal da Band, Dilma está com 28%; Serra com 21% e Marina Silva com 5%. Em um eventual segundo turno entre a petista e o tucano, a Dilma Roussef teria 46% e Serra 34%.

O maior índice de rejeição, de acordo com a pesquisa Vox Populi, recai sobre José Serra, com 24%, 20% disseram que não votariam em Marina Silva e 17% rejeitam Dilma Rousseff.

A margem de erro é de 1,8 ponto. Esta é a primeira pesquisa divulgada após a oficialização das candidaturas à Presidência. Ela foi feita entre os dias 17 e 20 de julho, e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o número 19.920/10. Foram feitas 3.000 entrevistas em 219 cidades de todas as regiões do país.

..............

Não fosse a candidatura Marina Silva, sabidamente estimulada por FHC e Fernando Gabeira, já teríamos o resultado das eleições presidenciais de 2010 no primeiro turno, embora isso não esteja ainda descartado. Ao contrário, caso Marina continue não reagindo nas preferências populares, a eleição será plebiscitária e com boas chances de terminar no primeiro turno.

4 comentários:

Saulo disse...

Mas quem é que acredita na Vox Populli, em pesquisa encomendada pelo PT (lembre-se: "o fregues sempre tem razão")cujo proprietário é filiado de carteirinha do partido do Zé Dirceu, Genoino, Marcos Valério, enfim, a turma de " honestos" do PT. É muito mais plausível acreditar no Datafolha.

gui disse...

é muito mais plausível acreditar na minha religião né?

Cleberson disse...

Com resultados tão discrepantes entre um instituto de pesquisas partidário com uma amostra de 3 mil e o Datafolha com uma amostra de 10 mil, não dá pra confiar muito no resultado do primeiro, não é mesmo?

Anônimo disse...

A pesquisa do Vox está correta e mostra quando comparada com a do Data que a Dilma está em queda acelerada para desespero do PT.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo