Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 17 de agosto de 2007

Plebiscito da Vale se espalha pelo Rio Grande do Sul

A campanha pela anulação do leilão da Cia. Vale do Rio Doce vem se espalhando pelo Rio Grande do Sul. Além de Porto Alegre, já foram criados comitês regionais em Erechim, Santa Maria, Pontão, Pelotas e Cruz Alta. A informação é de Raquel Casiraghi da Agência de Notícias Chasque.

Em todas as regiões gaúchas, entidades, pastorais e movimentos sociais realizam encontros para debater as perdas que a privatização da empresa trouxe ao País. Na opinião de Irmã Lourdes Dill, coordenadora do Projeto Esperança (Cooesperança), de Santa Maria, a campanha servirá para que a população reflita sobre o papel do patrimônio público e a soberania nacional.

"O plebiscito é uma grande oportunidade de participação popular. É uma oportunidade de decisão, de participação e de formar consciência nas pessoas, já que como cidadãos temos o direito de opinar", diz.

O ponto alto da campanha será o Plebiscito Popular, que ocorre entre os dias 1º e 7 de setembro em todo o País. Na consulta, a população irá votar em cinco perguntas. Quatro delas, são referentes à Vale do Rio Doce, Reforma da Previdência, pagamento da dívida externa e preço da energia elétrica. A quinta pergunta é específica para o Rio Grande do Sul, sobre os pedágios.

Milhares de urnas estarão espalhadas por todas as cidades gaúchas. Qualquer pessoa pode votar, desde que leve consigo um documento de identidade. Menores de 16 anos também votam, mas em urna separada. Os resultados da consulta serão divulgados até o dia 20 de setembro.

Irmã Lourdes é a favor da anulação do leilão de privatização ocorrido em 1997, durante o governo FHC. Para ela, a venda da Vale do Rio Doce foi um ato irresponsável. "A Vale do Rio Doce foi vendida por um preço muito irrisório. Ela vale bilhões de reais, e a gente sabe que a empresa que a comprou hoje está explorando muito", diz.

Entre as entidades promotoras do plebiscito, estão a Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), pastorais sociais, Cáritas, Via Campesina, Central Única dos Trabalhadores (CUT), CpersSindicato e União Nacional dos Estudantes (UNE).

A Companhia Vale do Rio Doce foi vendida em um leilão em 1997, durante o governo do tucano Fernando Henrique Cardoso (foto), por R$ 3,3 bilhões. Hoje, seu valor de mercado está avaliado em mais de R$ 200 bilhões.

2 comentários:

Anônimo disse...

Cristóvão,

Onde lê-se "Menores de 16 anos também votam, mas em urna separada"não seria "menores entre 16 e 18 anos com título eleitoral válido..."?

[]'s,
Hélio

Cristóvão Feil disse...

Prezado Hélio, tem lógica a tua pergunta. Estou repassando uma informação da Chasque. De fato, não tem sentido recolher voto em separado para eleitores plenamente habilitados como os que tem idade entre o intervalo de 16 e 18 anos.
Abç.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo