Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sábado, 25 de agosto de 2007

Panfleto ordinário

O jornal Zero Hora (do grupo RBS apoiador do golpe gorila de 1964) de hoje superou-se. Ver reprodução da capa acima.

É um panfleto de propaganda, que estampa imagens e signos subliminares de inegáveis intenções político-ideológicas.

Observem: a manchete mais destacada informa que [José] Dirceu está livre. No contraponto, com a força dramática da fotografia aparece o “filatelista” Macalão com uma expressão de dor sendo conduzido algemado para o camburão policial.

O panfleto ordinário da RBS quer passar a idéia que na área federal os (supostos) corruptos estão livres, enquanto na área estadual (tucana) o mero suspeito está sendo tratado no rigor da lei e da justiça.

Entretanto, o mais grave é que o fato principal de ontem na província de São Pedro foi o anúncio do próprio presidente Lula de que serão aplicados no Rio Grande do Sul cerca de 1,755 bilhões de reais provenientes do PAC. O relevante factual está noticiado com letras minúsculas e laterais, e como um distante "pacote de promessas".

Mas o que são quase dois bilhões de reais diante da possibilidade de denegrir os meus inimigos de classe? – haverão de pensar os editores de Zeagá.

Eis, pois, um panfleto ordinário!

21 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

ZH apenas reproduziu a manchete principal de TODOS os jornais brasileiros. Notícia que os blogs de esquerda simplesmente ignoram. Não tratam. Não querem falar. Omitem. Assisti ontem a sessão de julgamento do STF e sobretudo essa denúncia de peculato que livrou Dirceu, mas denunciou o ministro de Lula, Gushinken porque teria solicitado ao gerente do Banco do Brasil (sempre tem uma estatal no meio) empréstimo postulado por Marcos Valério que por sua vez emprestava dinheirinho ao PT. Será que Dirceu vai se livrar das outras alegações? Se o STF fosse bolivariano ele se livraria, mas, por enquanto o STF continua autônomo e republicano, apesar dos Eros da Vida.

Talvez, porque seja problema de polícia....

Claudinha disse...

Conclamei, em recente debate sobre mídia alternativa, às mulheres e homens presentes que parassem de consumir lixo. Deixassem, às instituições, a árdua tarefa de manter suas assinaturas de ZH e CP em virtude da natureza do seu ofício. Mas os incluídos digitalmente não precisam continuar a consumir lixo de informação, a não ser tb por necessidade de ofício, ou porque são midiotizados mesmo. É preciso mudar de hábito já!

Anônimo disse...

É claro que ZH se limitou a fazer a mesma coisa que a mídia venal desse país está fazendo. Agora, se o STF é autônomo e republicano, como se explica uma manchete como esta? A manchete diz, sem meias palavras, que Dirceu era culpado, mas teve a sua cara livrada pelo STF. Assim, o Tribunal é autônomo ou não é? Não nutro nenhuma simpatia pelo Dirceu, mas o fato é que uma coisa é gargantear por aí. Outra coisa é assinar uma condenação e sustentá-la com provas. E este tribunal NÃO É BOLIVARIANO e não provou a culpa do Dirceu nesta acusação. Mas um tribunal bolivariano, seguramente, teria metido FHC na cadeia por crime de lesa pátria e todos os empresários corruptos amigos dele (sempre tem um empresário corrupto no meio, né Maia?).

Anônimo disse...

A capa realmente um primor de subliminaridade. Ou nem tanto. Um investimento de quase dois bi ser reduzido a "pacote de promessas", sem dúvida, garante a ZH o primeiro lugar disparado como o panfleto mais vagabundo da grande mídia editado neste país.
O problema são os petistas entenderem isso. Eles ainda estão na era do mimeógrafo.

Anônimo disse...

Li um artigo da Carta Maior, do Flávio Aguiar, que a Folha vem fazendo a mesma coisa.Pelo segundo dia, a capa do jornal dedica-se a tentar criar constrangimento público e privado para o Presidente. Diz um trecho do texto: Ninguém tem obrigação de gostar do cidadão Lula ou do governo. Mas uma coisa é discordar e atacar políticas. Outra é avacalhar a imagem. Segue aí o link do texto na íntegra( http://www.agenciacartamaior.com.br/templates/materiaMostrar.cfm?materia_id=14597)

sueli halfen ( POA) disse...

É...mas a gente não cai mais nessas!!!!!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Um tribunal bolivariano não coloca os amigos do rei na cadeia. Basta o rei que tem o controle da mídia pública e privada dizer que a maleta de 800 mil dólares é invenção do império que o assunto é encerrado. E se for para o tribunal bolivariano ele ratifica. Dirceu, por enquanto, está livre, mas Gushinken, Genoíno e João Paulo estão indiciados. Por enquanto. E o Eugênio acredita em coelhinho da páscoa.

Carlos Eduardo da Maia disse...

Verinha, sinto muito, mas o Flávio Aguiar não tem a mínima credibilidade. O cara é tri chapa branca. É um bom nome para ser indicado para um tribunal bolivariano.

Anônimo disse...

Pelo menos seja honesto com os fatos: Genoíno não foi denunciado. O julgamento continua sendo político, ainda que um pouco menos sensacionalista que na CPI.

Anônimo disse...

Outra coisa: o que o prof. Flavio Aguiar não precisa mesmo, é do seu "apoio". É como digo aos amigos: dependendo de onde vem a crítica ou restrição deve ser tomada como salvo conduto para a eternidade.

Anônimo disse...

caro gauche,
eu sugeriria que houvesse uma norma para impedir ping-pong aqui, se náo tu perde teu blog pra algum desocupado que fica de meia em meia hora postando coisas, já que ninguem lê o blog do cara. Quando escrevemos aqui, caro diário, queremos comentar seus posts, náo de outros. Ou entao, cria um fórum...
no mais, náo há o que discordar deste post seu.
abraço

Carlos Eduardo da Maia disse...

Armando, na denúncia de peculato que envolvia Dirceu e Gushinken, todos, por unanimidade, inocentaram Dirceu, uma vez que não havia nem mesmo indício de prova. Mas havia indício em relação ao ministro Gushinken. O julgamento foi técnico, apesar dos argumentos vazios do Eros Grau.

Anônimo disse...

Diário Gauche: e que "escolha" do verbo : LIVRA. Como se ZDirceu já tivesse sido condenado. É muito escancarada a politicagem da Zerofora.

Anônimo disse...

O seu Maia é useiro e vezeiro freqüentador de blogs de esquerda, para dali "chupar" postagens e publicar em seu blog, para, em seguida, desancar o pau em cima. "cosa" feia seu Maia. O Sr. não precisa disto.

Anônimo disse...

Da ZH e da midia burguesa nada diferente `a esperar. Devemos sim tentar fazer o contra-ponto no boca-a-boca, nos blogs,que sempre serao infinitamente inferiores em quantidade de atingidos...mas...este é o papel que nos cabe na luta revolucioanria, e esperamos,,sentados....a TV publica que o nosso presidente enrola e nao faz para mais uma vez achar que com isto ganhara algum ponto com a Midia Facista...
Miguel Grazziotin

Anônimo disse...

Boa-tarde! Bem, o senhor Armando já respondeu por mim ao Maia. Obrigada senhor Armando. Vai ver o senhor Maia acha que credibilidade tem o que escreve o Olavo de Carvalho, ou o Mainardi, ou ainda o Reinaldo Azevedus, ná não???

Anônimo disse...

Aí vai um exemplo:

O dono do diario gauche continua indignadíssimo com a Zero Hora, esse jornal que apoiou o golpe de 64. A capa da ZH desse sábado chuvoso é o julgamento da denúncia do mensalão pelo STF.


O proprietário do DG queria que ZH estampasse na sua capa um cheque do Lula ao RS de 1,755 bilhões de reais.




Ora, ora, ora.....

Anônimo disse...

Piada esse Maia...Mas convenhamos anonimo, acho q todos os leitores deste diário ele "coletou" daqui. Ai o pessoal entra para ver as excentricidades do rapaiz! É brincadeira, ô si é!
Deve ser uma pessoa muito frustrada...vamoos juntar uns pilas e marcar uma análise para o rapazote.

Anônimo disse...

Em relação ao comentários do Maia, não leio, passo batido, o que ele quer é encher o nosso saco ! tá parecendo que é pago pra isso ! pela sua insistência . quanto a ZH é parte de uma fabrica de consenso e manipulações direta e subliminarmente, um lixo .
já o post do Cristovão é Jornalismo da melhor qualidade, parabens.

Anônimo disse...

Será que ninguem ai consegue um trabalho para o Maia?

Anônimo disse...

Parece q o Maia já tem um trabalho: é nos infernizar. Retirei essa postagem do próprio DG. Dá o q pensar, pois o cara tá em todos os blogs, em tempo integral, enchendo o saco.
O Maia ñ contestou.

Paulo disse...
Pessoal a identidade do maia foi revelada, segundo informação nos comentarios do rsurgente.zip.net,no post sua vida na tv de 21.08.07 a seguir:

[Mario Rangel] [rangel1956@yahoo.com.br] [mariorangelgeografo.blogspot.com]
Pessoal, não dêem conversa para o Maia, eu conheço ele. Ele é CC da Prefeitura pelo PTB, o mesmo PTB que recebeu os selos do Macalão. Ele faz um trabalho articulado entre o Fogaça e o gabinete da Yeda, patrocinado pela Aracruz e Monsanto, para tentar desestabilizar os blogs. è morador da Bela Vista, num apartamento de um milhão de reais, anda de Mercedes, tira férias em Miami, é leitor assíduo da Veja, da ZH, tem todos os livrecos do Olavo de Carvalho (alguns ele quis me emprestar, sem sucesso). Ele também já tentou oferecer o seu "trabalho" de quinta-coluna para o PT, mas foi barrado, por isso ele é assim, coitado, direitozo e anti-tudo. É louco, não diz coisa com coisa.Somente merece pena, ignorem-no, pois ele só que encher o saco do todos nós.

23 Agosto, 2007 11:35

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo