Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 30 de abril de 2010

Será que estamos diante de outro Gilmar Mendes?


A "coragem" dos que votaram a favor dos torturadores

O ministro Cezar Peluso (nomeado por Lula), presidente do STF, que acaba de substituir o esquecível Gilmar Mendes, a meu juízo, sintetizou em palavras o trágico reacionarismo daquela corte. Ao dar o voto contrário ao processo e punição dos agentes do Estado que torturaram, sequestraram e assassinaram, Peluso disse:

- Uma sociedade que queira lutar contra seus inimigos com as mesmas armas, os mesmos sentimentos, está condenada a um fracasso histórico.

Os criminosos da ditadura civil-militar - caso vencesse aqueles que não os querem perdoar - seriam objeto de Justiça. Jamais seriam usadas as "armas" dos torturadores, qual sejam, a injustiça, a covardia, a vileza e o sadismo fardados com o uniforme de agentes do Estado.

Os "sentimentos", referidos pelo ministro Peluso (foto), não seriam os dos que torturam em nome do Estado, mas dos que lutam para que a tortura e os crimes comuns não sejam uma prática corriqueira de Estado, como o foi no período 1964 a 1985.

Condenado ao "fracasso histórico" estaria o País se dependesse de homens e mulheres com a "coragem" cívica dos que ontem votaram - de forma consciente e soberana - em favor da tortura, do sequestro e do assassinato patrocinados pelo selo oficial da República brasileira.

13 comentários:

Caco disse...

Não sei se te alegra ou te aborrece, mas Lewandowski e Ayres Brito também foram indicados por Lula.
Um abraço

Carlos Eduardo da Maia disse...

O relator do processo foi Eros Grau, indicado por Lula, ele foi preso e torturado pela ditadura. Ele votou pela impossibilidade de se revisar a Lei da Anistia.

Mas o voto mais interessante foi do Aires Britto:
"O torturador não é um ideólogo. Ele não comete crime de opinião, portanto, não comete crime politico. É um monstro, um desnaturado, um tarado. Não se pode ter condescendência com torturador".

O torturador é aquele que faz o trabalho sujo, é o que executa a ordem do ideólogo. Em outras palavras, o torturador tortura porque algum "ideólogo" determinou que ele assim procedesse.

E segundo o entendimento de Ayres Britto, o ideólogo não deve ser punido, porque seu crime é político, é de opinião. E o torturador, que colocou a mão na massa e torturou, deve ser punido, porque o crime que ele cometeu é comum e não político.

Anônimo disse...

....sintetizou em palavras o trágico reacionarismo daquela corte...
Humildemente discordo.
Penso ser o STF um órgão plural. Lá temos esquerda, direita e centro. Não é por uma decisão que não concordamos que devemos desconsiderá-la.
Abraços

Joubert

Anônimo disse...

O Peluso é um sujeito de direita, e é lamentável que tenha sido indicado pelo Lula, mas nunca conseguirá ser tão ruim quanto o Gilmar Mendes. O Mendes sempre foi um participante ativíssimo do projeto neoliberal da direita brasileira. Teve participação decisiva no Governo FHC (tendo inclusive redigido várias MPs absurdamente inconstitucionais). Além disso, ele sempre defendeu um modelo autoritário de Judiciário (só para dar um exemplo: ele elaborou uma proposta de reforma do Judiciário, no início dos anos 90, junto com o Jobim, proposta essa que tinha cunho nitidamente autoritário, concentrando competências nos tribunais superiores; ele sempre defendeu isso). E na presidência do STF ele assumiu uma posição de protagonismo como nunca antes se havia visto no Brasil (e que, aposto, nunca mais se verá). E como se não bastasse tudo isso, o sujeito ainda se acha um gênio. Em resumo, o Peluso é um ministro de direita, retrógrado, etc, mas temos todos os motivos do mundo para comemorar a saída do Gilmar Mendes da Presidência do STF. Nada pode ser igual ou pior do que o Gilmar Mendes.
Carlos
PS: Essa notícia de que o Ministro Grau teria sido preso e torturado na época da ditadura, veiculada desde ontem pela Folha, precisaria ser muito bem checada. Quem conhece razoavelmente a biografia dele nunca havia ouvido falar disso até ontem. Isso cheira a factóide criado para dar um ar "dramático" ao voto dele.

Anônimo disse...

Se eles têm medo da verdade, imagina das balas! Está na hora dos milicos sairem do armário!

Ary disse...

Não existem ministros "de direita, esquerda ou centro". O único diferencial é o tamanho da toga. O STF e o PIG formam um partido político, onde o primeiro dá sustentação jurídica ao segundo. Seja qual o for o escolhido, o perfil será sempre esse. É uma monarqui endeusada. Um dia, foram homens. Mas isso faz tempo.

marc disse...

Vale dizer que o Tribunal Penal Internacional, com sede em Roma e estabelecido em 2002, apesar de julgar crimes somente cometidos após essa data, declara que crimes contra direitos humanos são imprescrítiveis.
tudo ao contrário da justiça internacional. lastimável!!!

Anônimo disse...

Os milicos já saem do armário.
O problema é termos gente incensando degenerados.

Alberto Bilac disse...

Caros do blog,

Leiam o último capítulo da série: A Idade das Trevas. No ar e na rede: O Supremo Sonho Tucano: Transformar o Brasil num Imenso Paraguai!

Anônimo disse...

Feil,

Acho que isso aqui dá um grande post:

Por curiosidade resolvi olhar as páginas de entrada dos portais de internet dos grandes veículos da mídia corporativa brasileira.
Nenhuma delas se refere ao dia de hoje como o Dia do Trabalhador. Ou é mencionado “Dia do Trabalho” ou “Primeiro de Maio”. É uma inversão total do simbolismo deste dia em que é comemorada a luta histórica dos trabalhadores do mundo.
As grandes corporações midiáticas querem tirar a força das lutas dos trabalhadores e transformar o 1 de Maio no “Dia do Trabalho”. É uma disputa pela hegemonia do discurso. A luta de classes está aí, e a imprensa brasileira mostra diariamente de qual lado milita.
As imagens dos portais estão no link:
http://fanfraria.wordpress.com/2010/05/01/a-luta-de-classes-e-a-midia-brasileira/

Abraço!

Anônimo disse...

Lembrando o inesquecível Mário Benedetti: "Un torturador no se redime suicidándose, pero algo és algo..."

Podiam os ministros reacionácios e seus asseclas torturadores seguirem o sábio conselho do poeta uruguaio.

Anônimo disse...

Pode ser, mas é irritante ver a detefon, quer dizer a Flit, discorrendo - com ares de sabedoria - sobre o significado do voto estúpido que significa a paz e união ..... só que sobre os cadáveres da ditadura e o encobrimento dos criminosos. Que tristeza e indignação! Esse corpo de ministros é de doer!

Carlos Neimar Kuhn disse...

Que decepção com o Eros, sempre tive uma outra visão dele.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo