Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Quem tem medo do caso Eliseu Santos?


Mas os mortos agora se levantam... e de nossas cadeiras nos empurram

Reproduzimos abaixo, post publicado aqui no dia 2 de março último. Como se pode observar, os fatos das últimas horas apontam que este blog (e muitos outros blogs não alinhados com o pensamento de bombachas) estava soterrado - qual mil Haitis - de razões. Leia e constate:

Sangue chama sangue...

"Derramado muito sangue já foi, nos velhos tempos, antes que a humana lei limpado houvesse o mundo dos pagãos, sim, e até mesmo depois têm sido perpetrados crimes terríveis de se ouvir. Já houve tempo em que, saltado o cérebro, morria de vez alguém e... tudo estava feito. Mas os mortos, agora, se levantam com vinte fatais golpes na cabeça e de nossas cadeiras nos empurram. É mais estranho do que o próprio crime".

(Uma fala de Macbeth, da peça homônima de William Shakespeare.)

Em outra parte da tragédia shakesperiana, Macbeth garante que "sangue chama sangue", ou seja, que a um assassinato, motivado pela cobiça ao poder ou ao dinheiro (ou ambos), seguem-se sempre muitas outras mortes violentas.

Voltando ao nosso mundo guasca, onde não faltam punhais, sangue, afogamentos misteriosos, traições, bruxas, vilões, e muitos olhos rutilantes de poder e dinheiro: a Polícia Federal não pode ficar de fora do chamado caso Eliseu Santos.

Deixar o caso aos cuidados (exclusivos) da polícia da governadora Yeda é uma temeridade ímpar. Uma irresponsabilidade cívica. A polícia estadual está investigando o caso de forma seletiva, parcelar e isolada. Para a direita, a mídia guasca, e os políticos comprometidos com os governos Yeda e Fogaça trata-se do "caso da Rua Hoffmann", tão-somente. Uma redução cômoda e oportunista. Ora, isso não é conto de Edgar Allan Poe! Os crimes da rua Morgue. Os crimes da rua Hoffmann.

O assassinato do secretário de Fogaça traz um fio condutor manchado de sangue e corrupção. A rigor, são os crimes do Rio Grande do Sul, e não da rua Hoffmann, somente. As conexões deste crime são óbvias e estão com as pontas tão perigosamente expostas como um feixe de fios desencapados.

A Operação Pathos da Polícia Federal, que investiga a empresa paulistana Sollus, apura o desvio de R$ 9 milhões dos cofres municipais de Porto Alegre, entre 2007 e 2009. O ex-secretário assassinado prestou depoimento à PF horas antes de ser abatido a tiros na via pública. Objeto do depoimento de Eliseu Santos: operação Pathos e desvio de recursos públicos da Prefeitura Municipal de Porto Alegre. Horas depois Eliseu Santos estava morto, por morte matada.

Não vê quem não quer a estreita ligação entre os fatos.

Como diria Macbeth, não reconhecer esses nexos, é mais suspeito que o próprio crime da rua Hoffmann.

Foto: Eliseu Santos, o assassinado, e o prefeito José Fogaça (escrevendo). "Mas os mortos, agora, se levantam... e de nossas cadeiras nos empurram."

4 comentários:

Miguel Graziottin disse...

O que me deixa ainda nais preocupado é a imediata adesão às teses governistas da mídia. Não me espanta as mentiras diárias para manter os amigos no poder.Mas daí a ocultar assassinato...
www.miguelgrazziotinonline.blogspot.com

Anônimo disse...

Graziotin,

Não seria, por acaso, uma adesão do desGoverno as teses (ou interesses) da midia?

Um cadáver "Vivo" não poderia atrapalhar os projetos das candidaturas do PRBS?

Claudio Dode

marcos disse...

A mídia guasca continua a plantar versões para a parcimoniosa elucidação feita pela polícia civil.Qquando sangue ainda vai correr até que caia a máscara das abelhinhas, santanas e políbios da vida ?

jacão disse...

Políbio?

Existe isso?

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo