Crise prolongada na MPB
A má fase da música brasileira já dura alguns anos. Me apontem um grande nome surgido nos últimos tempos. Arrisco a dizer que a maior revelação da música brasileira ultimamente é Jorge Drexler, que é nascido no Uruguai, mas faz uma música brasileiríssima. Reparem, em cada composição do uruguaio - letra e música -, há uma forte influência da bossa nova, de Chico Buarque e até de Caetano Veloso. Drexler é um letrista refinado e um músico singular. Tem uma carrada de novas (ótimas) cantoras, tanto no RS, quanto no Brasil, mas parem para observar: o repertório que cantam é sempre antigo, músicas recorrentes, batidas, sem novidade alguma. Desolador.
Mas vamos escutar Caetano, nesta bela composição "O Estrangeiro". O cara devia cessar de discursar cucurbitáceas, dizendo tolices autorreferenciadas, narcísicas e reacionárias. Consegue ganhar de Roberto Carlos e Pelé, juntos.
Mas vamos escutar Caetano, nesta bela composição "O Estrangeiro". O cara devia cessar de discursar cucurbitáceas, dizendo tolices autorreferenciadas, narcísicas e reacionárias. Consegue ganhar de Roberto Carlos e Pelé, juntos.
12 comentários:
O Jóia Mimosa vai ser a alegria das vagabas do Alto Uruguai.
Paz e bem!
Vou arriscar:
Chico Cesar.
Mas tb valeria
refletir
que o esquema comercial
das majors da música
está com a coluna vertbral quebrada
por conta da Internet.
O cadaver ainda está insepulto
e a novo modo de disseminação
e divulgação cultural ainda não deslanchou.
.
acho o Drexler enjoado. Uruguaio por uruguaio fico com o jaime Roos.
abs.
Rapaz, se tu não ficar procurando apenas nos esquemões das grandes gravadoras, produtoras e emissoras de rádio e TV, vai encontrar muita coisa boa. Nem precisa naturalizar o Drexler.
Um exmplo?
http://www.myspace.com/zecafofinho
"Drexler é a maior revelação da música brasileira"...não podia ser mais preciso.
Estrangeiro é uma das grandes letras do Caetano. Sabem porque o Caetano é o Caetano? Porque ele insiste em criticar as patrulhas ideológicas que o acusam de reacionário. E ele não é. Reacionário são aqueles que insistem em formatar, de acordo com seus limitados ângulos de visão, as idéias dos outros. Os reacionários são os medíocres.
. . . discurso cucurbitácea é o que o ivar pavan usou para justificar o seu voto favorável ao jóia rara altouruguaianense se perpetuar na prebenda !
"Me apontem um grande nome surgido nos últimos tempos."
então, lá vai:
Orkestra Rumpilezz
Retrofoguetes
Baiana System
Cidadão Instigado
Formidável Família Musical
Vanguardt
Móveis Coloniais de Acaju
Wado
Nevilton
Vivendo do Ócio
O Quadro
O Círculo (na época de Pedro Pondé)
Rónei Jorge & Os Ladrões de Bicicleta
Naurêa
Siba e a Fuloresta
Orquestra Contemporanea de Olinda
Cordel do Fogo Encantado
Cabruêra
Cascabulho
Mestre Ambrosio
La Pupuña
Sambatronica
Mariene de Castro
Luciano Salvador Bahia
Nucleo Estadual de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia - NEOJIBA
Thiago Kalu
Romulo Froes
Dois Em Um
Vandex
Feil, vivemos hoje uma das MELHORES fases da musica brasileira de todos os tempos. Acontece que está integralmente fora da midia.
Me admira que voce, um cara que sabe o quanto a imprensa deturpa e esconde, se fie na imprensa pra medir a qualidade e a quantidade do que musicalmente se faz hoje no Brasil...
Seu Jorge é a grande revelação da MPB nos últimos tempos, e tenho dito.
Vc precisa se atualizar.
A época das "grandes" gravadoras e dos "grandes" nomes acabou. Virou pó.
Procure que você acha.
Numa boa, sem ironias.
Paulo
Concordo plenamente com o Lucas, ainda que ele esqueceu as meninas, Céu, Mariana Aidar e a Orquestra Imperial,Moreno + 2, Lenine, Chico Cesar, Pedro Luiz e a Parede e um monte, tenho escutado a Cultura Brasil, é surpreendente a quantidade de gente fazendo coisas boas.
Um beijo a todos
Postar um comentário