Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Característica do Jornal Nacional da TV Globo é um plágio musical


A bela composição Summer '68 de Richard Wright da banda de rock progressivo Pink Floyd teve sua principal frase musical surrupiada pela TV Globo para ser usada como cortina do Jornal Nacional.

A capa do disco vinil é famosa por sua simplicidade, uma vaca hasselbald a campo, e mais nada. Criação do designer Storm Thorgerson para o lp "Atom Heart Mother", lançado em outubro de 1970.

E a Globo, hein? Será que pagou para usar parte da composição de Wright? Hoje, a característica musical que identifica o JN está mais estilizada, com tantos arranjos e sobre-arranjos ao longo de 40 anos, mas a base frasal de Summer '68 ainda pode ser reconhecida.

Ouça Summer '68:

Pink Floyd - Summer '68
Found at skreemr.com

11 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

"Summer 68" foi música do JN no início da década de 70. Em 1971 ocorreu uma revisão da Convenção de Berna sobre direito autoral, da qual o Brasil se filiou. Considero impossível a Globo não ter pago direito autoral ao Pink Floyd, na época. Aliás, a faixa instrumental Atom Heart Mother é nota dez.

ProfeGélson disse...

Putz!!! Esse aí "da vaca" eu tenho e já aviso: não vendo!!!

Anônimo disse...

Não sabia que a Globo chegou a usar Summer '68 como música do Jornal Nacional (em 71 eu era recém nascido). Acho mais provável que a Globo tenha passado a usar um pequeno trecho da música, e com alterações, justamente para não ter de pagar direitos autorais. Outra excelente música que a Globo usou (e usa até hoje) é a que é tema do Globo Repórter, Freedom of Expression, de uma banda obscura chamada JB Pickers. No youtube se acha a versão original. Só que neste caso a Globo deve ter sido obrigada a pagar os direitos autorais ...
Carlos

Jeferson Paz disse...

E se não estou enganado, usou também "The Fanfare to the common mam", pelos magníficos Emerson, Lake and Palmmer, nas aberturas das transmissões de Fórmula Um, nos anos 70.

Igor disse...

Feil,
veja o nível que estamos.

A MTV (juventude fascista da Abril) segue o caminho da Veja e discrimina nordestinos e desabrigados da chuva no Rio de Janeiro.

http://fanfraria.wordpress.com/2010/04/22/a-mtv-e-os-pequenos-fascismos/

Abraço!

Carlos Eduardo da Maia disse...

Impressionante a paranóia de vocês. Isso aqui parece um tea party. Todo mundo que não é alinhado a uma esquerda retrógrada é taxado de fascista. Como diz o nosso pop presidente:menas, menas.

Anônimo disse...

Sr. Maia,
Ninguém aqui tem competência para instituir tributo. Portanto, é "tachar", e não "taxar".
Carlos

Olair Vaz disse...

Feil, a RBS também utilizava o Rush para abertura do jornal do almoço. O Globo Repórter também era trilha de um filme americano. Acho que durante o tempo que não precisava pagar direito autoral, essas redes deitavam e rolavam na utilização ilegal de produções artisticas.

Anônimo disse...

Pelo que eu me lembro esta musica era usada como jingle da propaganda do extinto Banco Nacional (Família Magalhães, lembram?) na abertura do Jornal Nacional. Era uma propaganda onde aparecia um guarda-chuva, símbolo do Banco.

Anônimo disse...

Nada a ver. Eu vou postar o som no meu facebook. Eu tinha o lp até alguns anos atrás, só preciso me lembrar do nome do pianista.

Lamartine disse...

Bom .... "Atom Heart Mother" foi selecionado pela Rede Globo para que Summer 69 fosse um dos primeiros Jingles do Jornal Nacional, pois exalava uma sensação de liquidez jornalistica, além de ser uma música personal e motivadora, ingredientes importantes p/ um telejornal que se iniciava em 1969, ano em que Atom Heart Mother nem havia sido lançado no Brasil......Só que a Rede Globo não ficou só nesta música e muitas outras foram usadas.....e os direitos autorais preservados, pois um dos integrantes do Floyd .... Roger Waters informou que a Rede Globo sempre o procurou para lançar estas músicas na emissora, afim de popularizar mais a Música Progressiva.

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo