Você está entrando no Diário Gauche, um blog com as janelas abertas para o mar de incertezas do século 21.

Surf no lixo contemporâneo: a que ponto chegamos! E que mundo deixaremos de herança para Keith Richards?

sexta-feira, 23 de abril de 2010

Petistas abobados da enchente ainda podem derrubar Dilma


O reduto dos inoperantes

O antenado Kamel já percebeu que há uma grossa camada de assessores inoperantes e alienados nos redutos petistas.

Trata-se de gente profissionalizada, que há muito perdeu o tesão pela militância convencional.

Antes que me atirem a primeira pedra, admito que ainda há gente dedicadíssima nesses gabinetes. Gente honesta e trabalhadora.

No entanto, é cada vez maior o número de pequenos burocratas, interessados em empurrar o serviço com a barriga, em fugir do combate direto com as forças conservadoras.

Curiosamente, a maior parte desses soldados indolentes e desinformados ganhou lugar nas assessorias de imprensa e comunicação de órgãos do governo federal, bem como no próprio PT.

É com essa gente que os recrutas de Kamel interagem diariamente.

Um episódio corriqueiro poderia passar despercebido no debate das estratégias políticas em teste no warm-up da campanha.

Porém, é aconselhável que inspire uma reflexão.

Recentemente, um certo Flávio de Sousa, assessor do deputado e jornalista (!!!) Rui Falcão, enviou a seguinte mensagem ao excelente grupo-lista Beatrice, seguramente uma das principais fontes de informação e debate da militância de esquerda no Brasil...

Prezada sra. Beatrice,

Solicito encarecidamente que a sra. pare de enviar mensagens a este e-mail e a outros com o domínio do mandato (@ruifalcao.com.br) a não ser que sejam pertinentes a atividades do gabinete e/ou do mandato do deputado Rui Falcão.

O excesso de mensagens na caixa postal dificulta a boa realização de nossos trabalhos.

Grato,

Flávio de Sousa


O texto guarda algo de cômico e também de trágico.

O tal Flávio, que deve viver além do cinturão de asteróides, acredita que Beatrice é uma pessoa, um senhora pentelha que teimar em desorganizar sua caixa postal.

Ao mesmo tempo, julga que os assuntos políticos do grupo-lista não têm relevância para as atividades de Rui Falcão, veterano membro do partido.

Não se pode considerar que Flávio seja um quinta coluna.

Seu desconhecimento da realidade da militância, no entanto, é espantoso.

Assim como é espantoso que se lhe premie com salário a inépcia e a estupidez.

Aliás, Falcão não é o único prócer petista que se apoia em assessores desse naipe.

Os gabinetes de nossos parlamentares são espetaculares redutos de ineficiência e paralisia no campo da comunicação.

Em 2005, por exemplo, durante o golpe contra a democracia, raros foram os deputados e senadores que utilizaram suas estruturas para defender o governo Lula.

Comunicou-se quase nada, timidamente, fragmentariamente. Agachados, os assinadores de ponto escondiam-se atrás das escrivaninhas.

O trabalho heróico de resistência foi basicamente realizado pelos "de fora", os que nada recebem para divulgar a correta versão dos fatos.

Kamel conta, portanto, com o mutismo e a insensatez dessa subnomenclatura para vencer "sua" eleição.

Que a descoberta nos ensine a jogar sem corpo mole, e não a perder em silêncio.

Artigo do jornalista Mauro Carrara, de São Paulo, com exclusividade para este blog DG. O título superior é deste blogueiro.

Ouça Frank Zappa:

Frank Zappa - Bobby Brown Goes Down
Found at skreemr.com

10 comentários:

Carlos Eduardo da Maia disse...

Eis porque motivos as estatais são ineficientes, burras e burocráticas, porque grande parte -- sem generalizações, please -- dos servidores empurram os serviços com a barriga, sem maiores comprometimentos. É que não há exigência, não há controle, não há méritos por produtividade como ocorre nas instituições privadas. Muitos servidores de deputados de esquerda tem ojeriza à iniciativa privada e nunca trabalharam numa empresa, não sabem nem como funciona um empreendimento privado, não sabem o que significa ativo, passivo e patrimônio líquido e ainda acredita que o capitalista é apenas um explorador -- que riscos do negócio é invenção do liberalismo e empreendedorismo é uma palavra que não existe. O tal do Flávio é o típico burocrata de uma estatal. E tem gente que quer transformar o Brasil numa estatal.

Agente 65 disse...

Usar o caso de um babaca e generalizar ao partido todo é temerário. Temerário, pois certamente injusto. Seria mais correto criticar ao Flávio, ou é comportamento exclusivo do PT?
Gosto de tuas críticas e sou leitor mais que diário, mas no caso acho que pesou demais a mão.

Cristóvão Feil disse...

Prezado 65, leste isto:

"Antes que me atirem a primeira pedra, admito que ainda há gente dedicadíssima nesses gabinetes. Gente honesta e trabalhadora".

Foi escrito pelo Mauro Carrara.

Não foi escrito por mim.

Mas eu assino na frente e no verso.

Abç.

CF

Neno Fogaça disse...

Concordo. SE digo mais: O Pt está vendo a banda passar sem tomar atitudes contra a velha imprensa. Agora saiu mais: O Ibope divulgou a pesquisa em abril como se fosse atual, porém a coleta de dados e entrevistas foi realizada em fevereiro. O datafolha, o Ibope manipulam e fica por isso mesmo. Por muito menos O PSDB entrou na justiça vasculhou - e manipulou um erro - contra o Sensus e fez o maior estardalhaço. O Carrara tem razão quando diz que o maior inimigo da Dilma é o PT.

Anônimo disse...

O desastre na concorrenicaUsina Belo Monte é uma prova de que a paralisia ocasionada por militante do PT abobado não se restringe apenas na área da comunicação.

Anônimo disse...

O tal maia é verdadeiro chá de merda.Desocupado, duvido que algum dia tenha trabalhado seja em estatal ou empresa privada.Vem aqui querer dar liçoes usando a velha surrada e totalmente desmoralizada pelos fatos teoria da eficiencia privada vs ineficiencia estatal. Até mesmo a internet,ao contrario do quem pensam esses burros e inficientes puxa sacos do capital foi criada por burocratas do serviço público.Melhor dizendo, foi,como em tudo, o trabalho dos técnicos, cientistas(em sua imensa maioria formado em escolas públicas ou com dinheiro público)e trabalhodores das áreas de apoio que criou tudo isso,depois apropriado pelos senhores capitalistas detentores única e exclusivamente do "sagrado" direito divino(como os monarcas absolutos) da propriedade dos meios de produção. Vivem da apropriação do trabalho alheio sim senhor maia.Outros exemplos de enficiência privada estâo aí:as tvs privadas e seu lixo de programação(devem ser bastante lucrativas para seus donos,se isso é eficiência...),as teles,entregue aos tubarões que ficaram com o filé após o poder público investir durante anos montando toda a infraestrutura necessaria e ,mesmo assim,prestando um péssimo serviço,campeão de reclamaçoes. Serviço que seria muito melhor se ficassem nas mãos do estado como os Correios(exemplo de eficiência,apesar de tudo)e a Petrobrás. E os bancos? Comparem os Públicos como caixa federal e BB(de novo,apesar de tudo,os oito anos de efeagace e certas figuras do gov.atual)com os da privada.Péssimos serviços,disputando palmo a palmo o primeiro lugar em ineficiência com as teles.Portanto, vai trabalhar e para de enche o saco.

Neli disse...

As instituições sociais são formadas por diferentes atores sociais,instituintes e instituidos ,trabalhadores e preguiçosos. inteligentes e abobados,éticos e corruptos, etc. O Partido dos Trabalhadores, como instituição social, não deve fugir a regra. É isso localizar o problema e solucioná-lo.

Anônimo disse...

Mandei para vários deputados e diretórios do PT.Penso que é um artigo reflexivo e muito bom como alerta..Quanto às estatais.. não é bem assim: todas elas estão funcionando muito mais no governo LULA do que qualquer outro governo..Simplesmente porque há mais honestidade e transparência e nesse quesito somos imbatíveis..O fato é que tem gente acomodada enquanto outros tem que pelear para manter o projeto vivo e sem ocupar cargo algum. Aliás essa é outra grande diferença..

Anônimo disse...

As estatais só são ineficientes nas mãos dos tucanos e pefelistas.

Na mão da esquerda a "Petrosauro" deles virou uma Petrobras de primeira linha e já é das maiores empresas de energia do mundo.

O Banco do Brasil anda por aí depois de bancar a crise comprando banco na Argentina e até nos States.

Só o Maia que é papagaio de políticos de direita, como a Yedista e a Tchurma do Detran (Daer, Banrisul, etc.) consegue ver estas palhaçadas que escreve.

Claudio Dode

JMello disse...

Se Aquiles tivese seu tendao gerenciado pela comunicação do PT, não chegava nem a adolescência. Temos 30 anos de luta e não conseguimos uma mísera radiozinha

Contato com o blog Diário Gauche:

cfeil@ymail.com

Arquivo do Diário Gauche

Perfil do blogueiro:

Porto Alegre, RS, Brazil
Sociólogo